Cultura No Interior de Minas Gerais

O Brasil é um país mundialmente conhecido por seu vasto e, modéstia a parte, belíssimo litoral. Também é conhecido no mundo à fora pelo tão esperado carnaval. Mas uma coisa que muitos turistas (e até mesmo muitos brasileiros) não sabem é que o Brasil é muito mais além do que praia e carnaval.

No Brasil existem 26 estados mais o Distrito Federal. Desses 26 estados, 16 tem divisa com o Oceano, fazendo parte do litoral muitas vezes paradisíaco. Os outros estados, mesmo sem ter praias ou um carnaval que seja concorrente do carnaval do Rio de Janeiro, tem outras coisas tão interessantes quanto, que fazem milhares de turistas irem lá para conhecer. Assim é o estado de Minas Gerais. Vamos conhecer um pouco?

O Estado de Minas Gerais

O quarto mais estado do país (em termos de território) faz parte da região do sudeste, junto com os estado do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O estado tem como capital a cidade de Belo Horizonte. O estado tem muita história para contar. Alguns movimentos políticos foram arquitetados lá, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Golpe Militar de 1964 e até o movimento das Diretas Já. Mas não estamos aqui para falar de movimentos políticos, e sim de cultura.

As Minas de Minas Gerais

O estado tem esse nome por conta de sua abundância em minas. Os portugueses e holandeses tinham muito interesse naquela área pois ali havia muito ouro a ser descoberto e enviado para a Europa. Os europeus começaram a desbravar as matas brasileiras naquela área por volta do século XVI. Em 1693 foi descoberta a Serra do Sabarabuçu, que continha muita quantidade de ouro. Começou a haver uma migração para essa área, a fim de mais ouro. Três anos após a descoberta de ouro na serra, foi fundado o arraial de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, hoje conhecida como a cidade de Mariana.

Pouco tempo depois, Minas Gerais acabou sendo a principal fonte de renda. Com isso, ainda juntamente com o estado de São Paulo, recebeu o nome de Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Em 1720 houve ainda a separação dessa capitania, tendo a capitania de Minas Gerais como capital a cidade de Ouro Preto, à época com o nome de Vila Rica.

Cultura em Minas

Assim como em todo o resto do país, Minas Gerais é terra de uma grande miscigenação. Índios (nativos), africanos (escravos) e europeus (colonizadores portugueses) se relacionaram e deixaram marcas até os dias de hoje no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Essa miscigenação influenciou na culinária, na música, no folclore, nas artes, na cultura.

Cidades como Ouro Preto, Mariana e Diamantina são portadoras de um grande acervo artístico do Brasil colonial (por conta da busca incessante de ouro).

  • Museus

Não surpreende a ninguém mas Minas Gerais, com toda a história que carrega dos tempos do Brasil colônia, também é um dos estados que mais tem museus. Esses museus não são dedicados apenas à historia do estado mas também são dedicados às artes e às ciências. Dentre esses números museus nós podemos citar o Museu Mariano Procópio (o primeiro do estado), Museu da Inconfidência, Museu de Arte da Pampulha, Museu do Escravo (o único museu no Brasil que é dedicado à cultura negra), Museu de Arte Sacra (com um dos maiores acervos de todo o país), Museu da Música de Mariana e o Centro Cultural Amilcar de Castro.

  • Aleijadinho

Um arquiteto e escultor conhecido nacionalmente é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Aleijadinho é o nome mais importante do barroco mineiro por suas esculturas avulsas e por suas realizações de maior vulto como os passos da Paixão em Congonhas e a igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Suas obras estão espalhadas por todo o estado, principalmente nas cidades da região do ouro.

  • Manuel da Costa Ataíde

Manuel da Costa Ataíde foi um grande pintor que se destacou pela ornamentação em rococó que estão presentes no forro das igrejas da região do ouro. Sua obra mais conhecida é pintura com o uso da perspectiva Glorificação da Virgem. Essa pintura se encontra na igreja arquitetada por aleijadinho, a igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

  • Grupos de Artes Cênicas

Desde o fim dos anos 70 Minas Gerais tem se destacado nacionalmente com a formação de vários grupos de teatro, teatro de bonecos e de dança. Na dança podemos dar destaque aos grupos Grupo Corpo, Cia. de Dança do Palácio das Artes 1° Ato. A cidade de Uberaba, juntamente com a capital do estado, são cidades berço para grupos de danças árabes, como a dança do ventre.

Como grupo de teatro podemos citar os grupos Grupo Galpão Espanca!, grupos de repercussão nacional. Temos também os grupos de teatro de boneco Armatrux Grupo Giramundo.

Ocorrem muitos eventos e festivais, principalmente na capital do estado, que procuram dar valor a esses movimentos culturais. Festivais de arte contemporânea, de circo, de teatro, de arte negra, vários eventos, todos com a mesma finalidade: difundir a arte cênica.

  • Artesanato

Em Minas Gerais o artesanato é encontrado em várias regiões. Sua produção é basicamente de madeira, pedra-sabão (aquela que o Cristo Redentor – RJ foi feita), Fibras de vegetais e cerâmica. Algumas cidades do interior mineiro se destacam quando falamos de artesanato, dentre elas: Tiradentes, com seus objetos de prata, toda a região do Vale do Jequitinhonha com as peças feitas de cerâmica e madeira e por ultimo e não menos importante, Diamantina, com seus tapetes arraiolos, que são mundialmente conhecidos.

  • Culinária

Este é provavelmente a cultura mineira que todos mais conhecemos, a culinária de Minas Gerais é muito famosa por conta de suas iguarias. Um dos pontos fortes são as comidas feitas a base de carne de porco como:

  • O tutu com lombo de porco;
  • A costelinha e
  • O leitão a Pururuca

Outros Pratos Famosos São:

  • O feijão tropeiro com torresmo, linguiça e couve,
  •  o frango ao molho pardo com angu de fubá e
  •  o frango com quiabo ensopado e arroz com pequi.

Os doces mineiros também não ficam de fora, destacamos principalmente o doce de leite. E por ultimo e provavelmente o mais conhecido, O Pão de Queijo, desejado e adorado por muitos.

Agora que você já viu um pouco sobre a cultura do interior do Estado de Minas Gerais, sabe que visitar este lugar nunca será monótono. Você pode fazer passeios com temas estipulados, como: os Passeios Histórico-Culturais e os Passeios Gastronômicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *