Aspectos Humanos Da Nova Zelandia

Quando queremos explorar o planeta sempre pensamos em lugares diferentes. Alguns países ainda não são tão vistos como um destino apropriado. Isso acontece pois vivemos em um país em que as influências vêm diretamente da Europa, já que nossos colonizadores são portugueses. Assim a maioria de nossa população sabe que nossas características vieram de lá.

Por isso nossa vontade de conhecer esses lugares que originaram a nossa história é ainda maior. Mas você já pensou em como o planeta terra é cheio de maravilhas espalhados por países que são desconhecidos e que não fazemos ideia de quanto podemos aprender.

Não somente aspectos físicos do lugar, como natureza, praias, montanhas e cachoeiras, mas também aspectos humanos que demonstram uma cultura diferenciada a cada região do planeta, mostrando as pessoas podem dar um toque a mais ao país que você deseja visitar.

Oceania

Você já pensou em visitar esse continente? A Oceania foi o último continente a ser colonizado pela a Europa, sendo assim nunca foi muito visto pelo restante do mundo. No século XIX, o Imperialismo levou a maioria das regiões a se desenvolverem, mesmo que as colonizações tentassem explorar das matérias primas do território.

Hoje em dia o continente ainda possui muitos nativos, e mesmo não sendo muito habitado se tornou bastante desenvolvido por conta de influências europeias. Para nós brasileiros, a Oceania só começou a se tornar famosa com o aumento da globalização.

A internet conseguiu transformar nossa visão, a qual se tornou muito propícia a visitas. As paisagens do local são incríveis e a cultura muito diversificada. A biodiversidade ainda é estudada até os dias atuais já que animais e plantas do lugar se diferem muito do que estamos acostumados em nossas regiões.

Os dois países mais importantes do continente são a Austrália e a Nova Zelândia. A Oceania possui um relevo bem moderado, com algumas montanhas, mas com destaque para os vulcões que deixam algumas regiões impróprias para moradia. Os dois maiores rios se encontram na Austrália chamado de Murray e Darling. Como se encontra no sul do hemisfério, possui algumas características de clima bem parecidas com a nossa sendo predominante o clima equatorial e o tropical, com estações bem definidas e humidade relativa bem alta.

Oceania

Oceania

A vegetação varia bastante, apresentando alguns lugares com deserto, outras com florestas de grande porte e ainda com alguns animais bem típicos como o famoso canguru. A Oceania possui o menor número de pessoas de todos os continentes, sendo 37,1 milhões em todo ele. A distribuição dessa população é bem irregular devido a alguns aspectos físicos que não favorecem como foi citado.

O crescimento demográfico não passa de 2% e a maioria das pessoas residem nas áreas urbanas. Os britânicos foram os principais colonizadores do continente e por isso ainda possuem muito descendentes deles nas ilhas. Mas algo bastante interessante é que diferente de outras regiões colonizados a Oceania possui muito ainda de seus povos originais conhecidos como aborígenes australianos e os maoris neozelandeses, claro que alguns foram dizimados, mas é um número considerável.

Ao todo são quatorze países com o total de mais de oito milhões de quilômetros quadrados, sendo que a densidade demográfica é de 4,3 habitantes quilômetros quadrados. É um continente de extremos onde países vivem realidades totalmente diferentes, sendo Austrália e Nova Zelândia detentora de IDHs altíssimos enquanto outros países estão em níveis baixíssimos.

Nova Zelândia

País pequeno no hemisfério que se destaca pela qualidade de vida dada para as pessoas, cercado pelo Oceano Pacífico é um país de extrema importância para a Oceania como já foi dito a cima. Formada por duas porções de terra, sendo considerada duas ilhas maiores e algumas menores ao redor, conhecida como Ilha do Norte e Ilha do Sul.

Os povos nativos do local eram os maoris e hoje em dia pouco sobrou deles, em sua língua o país chamava Aotearoa. É um país bastante isolado, longe da Austrália pelo sul, e também longe ao norte pelo Mar da Tasmânia dos países Tona, Fiji e Nova Caledônia.

A biodiversidade do país é incrível, possuindo alguns animais nunca vistos em outro lugar antes, seja com pássaros, mamíferos e outros. Infelizmente muitos deles já foram extintos com a chegada dos colonizadores.

Aspectos Humanos

Falando um pouco mais das pessoas que habitam o país elas são em sua maioria de descendência europeia. Os maoris são pequena minoria, e ainda possuem alguns asiáticos e polinésios. A língua oficial do país acabou ficando o inglês, por pressão dos britânicos, mas algumas outras línguas nativas ainda circulam pelo país.

É um país que conseguiu se desenvolver muito rápido possuindo o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano, com uma industrialização de ponta e consequentemente uma educação de qualidade, seguida de uma saúde para todos, esperança de vida, democracia e isso traz muitos olhares para quem procura um novo lugar para morar. São cerca de cinco milhões de habitantes, com cidades memoráveis como Auckland e Wellington e expectativa de vida é de oitenta anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *