Tudo Sobre O Congo

Conhecer o mundo vai mundo além de viajar e descobrir paisagens pessoalmente. Conhecer o mundo traz a sensação de que o planeta é muito maior do que realmente é. São tantas diferenças, tantas paisagens, culturas que nos inspiram a trazer um mundo melhor para o futuro. Conhecer nos torna mais vulnerável as dores dos outros. 

O respeito a culturas alheias sempre foi um ponto fraco entre as nações, por alguns se considerarem superiores aos outros sem ao menos ter um embasamento sobre como eles vivem. Há países ao redor do mundo que dependem totalmente da agricultura para sobreviver, alguns já são totalmente industrializados e acabam precisando dos países produtores para importar.

Há países que ainda vivem em monarquia, alguns em república e ainda alguns com parlamentarismo. Países que são mais conservadores, o qual as mulheres não podem sair com muito de seu corpo a mostra. Além disso também há alguns países que homens usam saia e isso é normal. Tudo faz parte da cultura e tradições de um determinado país, cada um à sua maneira.

E para conhecer mais, não precisamos estar lá, viajar para fora do país necessita de um dinheiro bem grande que nem sempre temos. Mas procurar saber de informações diferentes já nos deixa pelo menos mais inteirado do que realmente acontece no mundo para quem sabe podermos ajudar, aplicar ideias diferentes e respeitar com maior facilidade.

Congo

Para conhecer precisamos ser um pouco menos abrangente, escolhendo assim um país em específico o qual nem sempre é citado, mas que possui belezas naturais incríveis e várias curiosidades. O Congo é um república também chamada de Congo-Brazavile.

É um país da região central da África, faz parte de da ONU, da União Africana, da Francofonia e da ZPCAS. Sua capital é Brazavile. A política apesar de ser república possui bastante diferenças com a nossa, sendo um mandato de sete anos, podendo ainda ser renovado para um segundo mandato. É um governo presidencialista como nós, também sendo votado e o conselho de ministro é nomeado pelo ministro. O presidente atual está no poder desde de 2002.

O mais curioso de Congo é que seu país vizinho que simplesmente se chama República Democrática do Congo, nesse momento ficamos confuso não é mesmo? Mas sim, eles são totalmente separados e por isso há alguns nomes alternativos como falado acima. Imagina que confusão!

Além da República Democrática do Congo ao sul, o país faz fronteira com Camarões ao sul, República Centro Africana ao norte ao leste. Ao sul também é encontrado o Rio Congo e a Oeste temos o maravilhoso Oceano Atlântico.

Economia

Economia do Congo

Economia do Congo

A economia atual do congo ainda está em desenvolvimento e por isso a maioria das suas atividades são baseadas no setor primário. O país não é muito grande, mas possui grandes reservas de petróleo que são mais da metade do PIB. Além disso as receitas do governo e as exportações são muito importante para a economia.

A natureza oferece também gás natural e diamantes para a exportação. Mas infelizmente o país sofre de uma crise há algum tempo, vindo de uma má administração do presidente que está há muito tempo no governo. A pobreza só aumenta e infelizmente não há muito coisa sendo feito para reverter essa situação. 

Algumas acusações que pioraram ainda mais a posição que o Congo se encontra é o fato de em 2004 descobrirem que eles contrabandeavam os diamantes encontrados, sendo assim tirados do Processo de Kimberley. Alguns minerais também são bastante produzidos como ouro, ferro e fosfato. Uma forma encontrada de diminuir as importações e melhorar as dependências em outros países foi alugar um pouco de sua terra para a África do Sul, para que agricultores pudessem plantar e ainda sim eles usufruírem.

Cultura

É um país multicultural, possuindo diversas línguas faladas por todo o território, sendo a Kikongo a mais falada, a lingala utilizada para a comercialização. Sobre a religião, sabemos que mais da metade da população é cristã, um pequeno grupo é muçulmano e ainda há algumas crenças animistas.

O reino de Congo foi durante muito tempo uma referência na África central, no século XV, tinham conseguido dominar diversos povos, mas isso logo acabou com a chegada dos europeus. Durante a colonização, congo foi uma grande base para a escravidão, e somente em 1945 , após a Segunda Guerra Mundial, o país viu a importância de conseguir se tornar independente e assim em 1960 finalmente eles conseguiram.

O clima é dividido em equatorial e ao norte e tropical na região mais ao sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *