Cultura e Costumes do Uruguai

Aspectos Gerais Sobre O Uruguai

O Uruguai é um país situado na América do Sul e apresenta um território bastante reduzido se comparado ao Brasil. Além de apresentar um aspecto territorial que pode ser considerado pequeno, a sua população total também não é grande, visto que as taxas de natalidade nesse país não são muito altas e ele esteja um pouco mais à frente do Brasil no que diz respeito à transição demográfica. O Uruguai se encontra na chamada região dos Pampas, o que compreende outras regiões, como a Argentina e o estado do Rio Grande do Sul, situado na região Sul do Brasil.

Muito embora o Uruguai apresente um pequeno território e uma população também pequena, ele é bastante rico no que diz respeito à cultura, visto que, assim como o Brasil, ele recebeu a influência de diversos outros países, não só da América, de uma maneira geral, mas sobretudo de imigrantes provenientes do continente europeu, o que acabou contribuindo não só para agregar a cultura desse país em si, mas também para promover a manutenção dela.

Isso porque uma vez que os imigrantes não voltam para os seus países de origem, essas pessoas tendem a fazer com que a cultura natal acabe perpetuando entre as gerações seguintes, justamente por estarem longe de seu ambiente natal. E é por isso que o Uruguai apresenta uma enorme riqueza no aspecto cultural, que acabou prevalecendo até mesmo nos dias de hoje.

Aspectos Culturais Sobre O Uruguai

Algo que é bastante característico no Uruguai e que, pela proximidade, também acaba sendo bastante comum no estado do Rio Grande do Sul, é o elevado consumo de mate. O mate nada mais é do que uma infusão de ervas que é preparado com água quente, que, no Brasil, acabou recebendo o nome de chimarrão. Essa bebida não é típica apenas pelo modo de seu preparo, mas, sobretudo, pela maneira como é servida e consumida pelas pessoas.

O mate é servido em uma cuia feita geralmente de madeira e é tomada com uma espécie de canudo que, a realidade é chamada de bomba, porque ela acaba filtrando as ervas no momento da sucção, uma vez que dentro da cuia a erva mate é colocada praticamente até o topo e a água quente é jogada por cima, a cada vez que a pessoa deseja se servir. Por conta dessa tradição, o Uruguai é considerado o país que mais consome erva mate em todo o mundo, em uma escala per capita. Isso porque esse país curiosamente não é produtor da erva, o que se justifica pelo clima que não é muito favorável.

Aspectos Sobre O Carnaval Uruguaio

Muito embora o carnaval brasileiro seja um dos mais famosos em todo o mundo, é o Uruguai quem acaba liderando esse tipo de festa, no que diz respeito à sua duração, por mais incrível que isso possa parecer. Logo, o Uruguai é o país que apresenta o carnaval mais longo em todo o mundo!

O carnaval Uruguaio é uma mistura de diversas culturas, apresentando, além das fantasias, itens que remetem ao folclore local, além de teatro, tambores de origem africana e outros tipos de música, o que acaba indo além do que ocorre no Brasil, cuja música acaba se restringindo às marchinhas de carnaval e ao samba, querendo ou não.

Sendo assim, vale muito a pena visitar e conhecer mais sobre esse país que apresenta um arsenal cultural imenso e extremamente valioso, assim como o nosso país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *