Curiosidades Da Argentina

A América do Sul é um subcontinente da América, que demonstra estar em constante evolução, mas ainda há muitos países que vivem de maneira precária. O interessante é que a diversidade entre esses países é bem grande e ainda sim vemos como não damos tanto valor. Pense em como é bem fácil visitar esses países que estão bem mais perto e ainda são ótimos atrativos.

América Do Sul

Esse subconsciente chegam ocupar 12% do território brasileiro e apesar de bastante significativo, só possui 6% da população mundial. Com mais de dezessete milhões de quilômetros quadrados, é separado ao norte pelo istmo do Panamá e ao sul pelo estreito de Drake. É banhado pelo Oceano Pacífico pelo oeste e pelo Atlântico ao leste.

Possuindo cerca de sete mil e quinhentos quilômetros de extensão é um dos territórios que mais receberam imigrantes do planeta. Tendo suas nações todas construídas baseadas nas influências de países europeus. O Brasil por portugal, e quase todo o restante pela Espanha.

Por serem totalmente fonte de colônias de exploração, demorou para que os países conseguissem se desenvolver por conta própria. Conseguindo se estabelecer somente no século XX,  priorizando a produção e o comércio como um todo. A partir disso foram criados também organizações para melhorar a integração entre os países. O mais conhecido desses acordos é o Mercosul, traz o livre mercado para os países participantes, além também de livre transição entre esses países. 

Mapa da América Do Sul

Mapa da América Do Sul

De maneira geral possui muitos recursos naturais, mas que não são bem aproveitados e por conta disso não trazem os benefícios esperados. As fontes de riquezas em sua maioria se baseiam em agricultura e na indústria os bens de consumo se sobressaem, dando enfoque principalmente na indústria automobilística. O território por completo consegue fornecer extração de petróleo no Brasil, e também de alguns minérios como manganês, cobre e ferro. Mais ao sul a pecuária é uma das atividades econômicas que mais possuem espaço.

Argentina

Poderíamos falar de diversos países sobre os quais estão no continente acima. Mas por que não a Argentina? Que mesmo sendo nossa rival no futebol, é nossa vizinha e possui muito a agregar para nosso país, dentre elas as paisagens, a cultura e atividades econômicas que acabam se relacionando com as do Brasil.

Possui um sistema político semelhante ao nosso com uma República, sendo o segundo maior em território. Sua capital é Buenos Aires e são divididos em vinte e três províncias menores. É o terceiro país quando se fala em população na América do Sul, sendo uma nação que tem o espanhol como língua oficial.

É o maior país com língua espanhola do mundo em questões territoriais e não populacionais. Possui uma grande saída para o Oceano Atlântico ao sul e faz fronteira com o Brasil e Uruguai ao nordeste, Bolívia e Paraguai ao norte. Possui o um pouco da Cordilheira dos Andes e até os dias atuais ainda luta por uma parte da Antártida.

Declarou independência um pouco antes do Brasil na segunda década do século XIX, que custou uma guerra de muitos anos para que realmente conseguisse também alguns territórios vizinhos. Desde esse período o país já foi organizado em províncias e teve Buenos Aires como capital.

É uma potência econômica, que poderia se tornar mundial se não fosse os vários golpes militares que trouxe diversas crises econômicas e muita instabilidade. Apesar disso possui um índice de desenvolvimento humano alto sendo o maior PIB per capita em paridade do poder de compra. 

Grande parte de sua economia é voltada para exportação de alta tecnologia, mas também com produtos agropecuária como carne bovina, vinho e lã. Faz parte do G20 e é um membro fundador do MercoSul. Por ser um país com qualidade de vida média para alta, a expectativa de vida das pessoas são de setenta e cinco anos e o índice de alfabetização chega a quase 100%.

É um bom lugar para se viver e também visitar, por ser bem perto conseguimos comprar passagens baratas e ter oportunidade de conhecer a neve por exemplo. O melhor é as vantagens por sermos parte do Mercosul, não necessitando de vistos e outras burocracias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *