História da Filosofia: Informações Importantes

A palavra filosofia é nativa do grego e é composta de dois termos do grego: Philo e Sophia.

O termo Philo que é derivada da palavra philia que tem o mesmo significado que amizade, respeito entre os iguais e amor fraterno. Já o termo Sophia tem o mesmo significado que sabedoria.

Portanto, Filosofia quer dizer: amor a sabedoria, amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. Desta maneira, filosofia indica o estado de espírito das pessoas que amam o conhecimento; que desejam o saber; que estimam, que procuram, que respeitam o conhecimento.

Segundo Pitágoras dos Santos: “A Sabedoria plena e completa pertence somente aos deuses, mas os homens podem desejá-la e ama-la, tornando-se filósofos”.

A Pitágoras do Santos, que viveu por volta de 05 (cinco) séculos antes de Jesus Cristo, é atribuído, conforme a tradição, a criação da palavra filosofo que seria aquela pessoa que busca a sabedoria         e tem amizade pelo saber.

A Origem da Filosofia

A filosofia surge no mundo a partir do instante em que o ser humano começa a refletir sobre como funciona a própria vida e o universo, procurando encontrar solução para as grandes questões existenciais do próprio ser humano, apresentando explicação lógica e racional para tudo que antigamente era explicado pela mitologia, oferecendo ao homem, novos caminhos, respostas e propondo outros questionamentos para a sociedade e a cultura da época em que os seres humanos façam parte.

A Filosofia surgiu antes mesmo de Jesus Cristo passar pela terra (divisão do calendário ocidental como conhecemos hoje), quando os pensadores da época, que podem ser considerados os primeiros filósofos do mundo, iniciaram o processo de questionamento das coisas que nos cercam.

Os primeiros pensadores do mundo que temos conhecimento foram: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Demócrito de Abdera.

Sobre O Que Trata a Filosofia

A Filosofia pode ser descrita de 03 (três) formas:

1)      Pelos assuntos, conteúdos e temas tratados;

2)      Pela função que exerce junto a cultura de um povo;

3)      Pela forma com que trata os temas, assuntos e conteúdos;

No seu inicio, na Grécia Antiga, a Filosofia discutia sobre qualquer assunto e tema, pois até o século XIX não existia a separação entre ciência e filosofia, como existe atualmente. Por isso, na antiguidade, a Filosofia abrangia e incorporava todo o conhecimento e saber existente.

Contudo, na atualidade a Filosofia passou a tratar os temas de forma diferente, gerando uma transformação e mudança na forma do conhecimento do mundo.

A Filosofia é bastante útil para o conhecimento e saber dos seres humanos. Ela tem como objetivo, fazer com que os seres humanos abandonem a ingenuidade e os preconceitos existentes.

A Filosofia busca compreender o mundo, a cultura, a historia, a religião e etc. de forma que todos nós, nos tornemos, seres humanos mais conscientes de nossas ações e praticas no mundo, ensejando que todos sejamos livre e felizes para vivermos em mundo pleno do saber, livre de qualquer preconceito.

A Filosofia representou a passagem do mundo mitológico para o mundo racional, representando a libertação do homem do mundo de magia que existia antigamente (mitologia grega).

Portanto, na antiguidade a Filosofia era tratada como o saber e conhecimento total, contudo, na atualidade, devido ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o saber e conhecimento total são impossíveis de serem alcançados pelo filosofo nos dias de hoje.

Os Primeiros Pensadores e Filósofos do Mundo

Segue abaixo algumas informações sobre os primeiros filósofos que existiram em nosso planeta e estão totalmente ligados a historia da filosofia:

  • Tales de Mileto – viveu do ano de 623 a 546 antes de Cristo. É considerado o pai da filosofia, por ser o primeiro filosofo grego reconhecido.na condição de filosofo que era, procurou desenvolver pensamentos racionais em diversos campos do saber (Astronomia, Geometria e etc.) que hoje devido ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, não são mais consideradas áreas da filosofia. É dele o pensamento que: Tudo é Água. Pois juntando suas observações com os estudos dos egípcios chegou a conclusão que a água originou todas as coisas, pois ela permanece a mesma em todos os estados – liquido, gasoso e sólido;
  • Anaximandro de Mileto – viveu no período de 610 a 547 antes de Cristo. Anaximandro procurou aprofundar os estudos e ideias de Tales, sobre a origem única de todas as coisas (Tudo é Água). Anaximandro chegou a conclusão que era impossível definir um único elemento como principio de tudo, e para ele esse principio é maior que tudo que foi observado, que se situa em uma realidade fora dos sentidos humanos. Determinou esse principio transcendental como Ápeiron, que no grego significa: indeterminado, infinito;
  • Anaxímenes de Mileto – viveu no período de 570 a 526 antes de Cristo. Anaxímenes acreditava que a origem de todas estava no ar ou no vapor. Conforme Anaxímenes, o ar constituía a origem da terra, da água e do fogo. Os filósofos de Mileto acreditavam que uma única substancia seria a origem de todas as coisas existentes no mundo;
  • Demócrito de Abdera – Demócrito foi um estudioso da matemática e da física, e possuía uma cultura tão grande quanto Aristoteles. É considerado o ultimo filosofo da natureza, pois desenvolveu a teoria que todas as coisas foram criadas por uma infinidade de minúsculas pedras invisíveis. A estas pedras Demócrito chamou de Átomo que significa indivisível (conceito químico usado até hoje);

Considerações Finais Sobre a História da Filosofia

A Filosofia pode ser considerada como a ciência geral dos princípios e causas, ou popularmente falando, seria como uma espécie de sistema de noções gerais sobre as coisas existentes no mundo.

A filosofia também pode ser vista como todo esforço do ser humano para refletir, aprofundar e explicar as coisas e situações existentes no mundo, e com todo o saber e conhecimento adquirido ficar acima de todos os preconceitos existentes seja por conta de sexualidade, cor, etc.

A maior contribuição que a filosofia concede aos seres humanos é o desenvolvimento da opinião sobre a realidade. E essa opinião, conhecimento e saber pertencerá a cada ser humano de forma individual, algo que ninguém poderá retirar de cada pessoa. Pois a filosofia abrange todo o processo da historia do ser humano, possibilitando que casa ser humano se insira nesse processo e veja a sua participação no desenvolvimento de um mundo melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *