O Que É O Acervo De Um Museu?

O Que É O Acervo De Um Museu?

A palavra acervo deriva de uma outra palavra que existe na famosa língua da antiguidade, o latim. A palavra que dá origem a acervo é acervus, que pela tradução do latim tem como significado o termo coleção. Nos dias de hoje a definição dessa palavra não é tão diferente, do que a definição quando retomamos o seu termo antigo, já que na atualidade usamos acervo para definir uma grande quantidade e abundancia de peças, objetos ou qualquer outra coisa que se configure coleção (tal como no latim).

Muitos dos acervos que temos nos dias de hoje, estão espalhamos pelo mundo, nos mais diversos museus, seja fora do nosso país, ou aqui mesmo no Brasil, a coleção de peças que compõem um museu é chamada de acervo, portanto, podemos dizer também que acervo é algo de propriedade de uma instituição ou pessoa, que se configure uma coleção, e que normalmente tem algum valor, não necessariamente um valor financeiro, mas pode ser um valor histórico, um valor cultural, um valor social, etc.

Uma definição mais rebuscada seria que o acervo é uma espécie de coleção de bens que se configura também um patrimônio, que assim como o seu valor, não necessariamente é um patrimônio financeiro, podendo ele ter mais valor na história, cultura, etc. O acervo não é somente público, mas pode ser de propriedade privada também. Alguns exemplos de abrangências de acervos são os acervos artísticos, os acervos científicos, os acervos literários e bibliográficos (normalmente mantidos nas chamadas bibliotecas), os acervos podem ser históricos, podem ser genéticos, podem ser iconográficos e também podem existir acervos de documentos, entre outras modalidades.

Quando o acervo é público, ele pode pertencer a prefeitura, ao governo do estado ou até mesmo a nação, além desses detentores de acervo, existem também os acervos que pertencem a instituições, ongs, etc. Nos museus na grande maioria das vezes, os acervos são compostos a partir da junção de diversas peças que expressam um patrimônio cultural de um local ou povo, peças que expressam variadas manifestações artísticas, peças que expressam e nos ajudam a entender a história de um local, de determinado momento histórico, de uma civilização, etc.

No mundo de hoje em dia também existe o acervo digital, inclusive grande parte dos museus do mundo hoje colocam os seus acervos disponíveis para a população em forma digital, assim o acesso é muito mais acessível, principalmente para as pessoas que não teriam condições de pagar por entradas de museus, ou então de viajar para ir até eles. No ano de 2020, durante o período de confinamento na quarentena ficou disponível gratuitamente um aplicativo chamado Google Arts e Culture ou em português Google Artes e Cultura.

O aplicativo da empresa Google mencionado acima, ele trabalha com o conteúdo artístico e cultural que pertence ao acervo de milhares de museus espalhados pelo mundo. Você inclusive pode fazer um tour virtual por muitos museus importantes mundo a fora e no Brasil, um exemplo de museu brasileiro disponível para tour virtual, é o importante MASP (Museu de Arte de São Paulo) que está localizado na cidade de São Paulo capital.

Há ainda o acervo do trabalho de muitos importantes artistas, tal como Picasso, Monet, Van Gogh, Frida Kahlo, entre outros. O conteúdo do app é muito enriquecedor e traz um grande aprendizado cultural e artístico, é uma ótima oportunidade de nos aproximarmos mais de peças que as vezes estão tão distantes fisicamente de nós, além de tudo isso ainda existe a opção de fazer um tour virtual por importantes pontos turísticos da humanidade, tal como Machu Picchu no Peru.

Acervos De Importantes Museus Ao Redor Do Mundo

O primeiro museu do mundo, tal como o conhecemos hoje, com um acervo e área de exposição, foi criado na Inglaterra, em uma área pertencente a renomada Universidade de Oxford, no entanto, nos últimos séculos, os museus se multiplicaram exponencialmente e hoje existem muitas unidades e que prestam um serviço importantíssimo para a sociedade, ao redor de todo o mundo.

Alguns dos museus mais importantes hoje, podemos dizer com certeza que são o Museu do Louvre na cidade de Paris, na França (este é o museu mais visitado do mundo, ele recebe mais de 9 milhões de visitantes todos os anos), O Metropolitan Museum of Art, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América, o Museu do Vaticano na cidade do Vaticano, na Itália, o museu Reina Sofia na Espanha, o museu Hermitage em São Petersburg na Rússia.

Museu Hermitage

Museu Hermitage

Quando falamos sobre o nosso país, podemos dizer que o museu mais visitado normalmente é o CCBB do Rio de Janeiro, ou Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, que recebe em média mais de 2 milhões de visitantes por ano. Além desse CCBB, outros ainda figuram na lista de mais visitados, são eles o CCBB de Brasília e o CCBB da cidade de São Paulo.

Em grau de importância e relevância de acervo, não podemos deixar de mencionar aqui que entre os brasileiros, com certeza merecem destaque o MASP em São Paulo, a Pinacoteca também em São Paulo, o Instituto Inhotim na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, o Museu Oscar Niemayer na cidade de Curitiba no Paraná, o Instituto Ricardo Brennand em Recife no estado de Pernambuco, o Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, o Museu da República no Rio de Janeiro, o Museu da Gente Sergipana na cidade de Aracaju no Sergipe, o MAC ou Museu de Arte Contemporânea que fica na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro, entre outros.

Museu Oscar Niemayer

Museu Oscar Niemayer

O Museu da Gente Sergipana tem uma abordagem muito inovadora, em seu acervo conta com uma coleção que reflete a cultura, as tradições e os costumes do povo do estado, além disso há roupas típicas e muitas peças que nos passam a cultura local, além disso, há recursos multimídias que fazem com que possa interagir com o acervo do museu. O acervo do Museu da República no Rio de Janeiro, inclui o próprio prédio, já que o museu fica no Palácio do Catete, local histórico para o Brasil, local onde Getúlio Vargas cometeu suicídio, você pode conhecer mais sobre a vida dele que foi tão importante para a história do Brasil, além de conhecer mais sobre o Brasil e o Rio de Janeiro da época da república.

Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana

Em Ouro Preto temos mais um museu com um acervo importantíssimo para a história do Brasil, é o Museu da Inconfidência que fica na praça principal da cidade, vale lembrar que a cidade de Ouro Preto por si só, já acaba sendo um museu a céu aberto e que cada cantinho nos remete a história do Brasil, principalmente do Brasil colônia e do Brasil império. O museu traz peças que nos contam histórias, que nos ajudam a entender o que se passou com nosso povo antes que chegássemos onde estamos hoje, os seus acervos não apenas nos contam muitas histórias, como também nos ajudam a entender quem é e como se formou o nosso povo brasileiro.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os museus e entende como funcionam os seus acervos, tenho certeza que ficou mais curioso ou curiosa sobre o que você pode ver dentro desses lugares de tamanha importância social, como já dito há opções para se conhecer os acervos de grandes instituições, de forma online, mas após o período de pandemia você pode aproveitar também para visitar a sede desses locais e ver tudo com seus próprios olhos, não deixe de conhecer essas histórias que são a nossa própria história brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *