A Educação Continuada aplica-se a qualquer atividade que visa o aprendizado após o ensino secundário. O principal objetivo desses estudos é atualizar e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, o qual é cada vez mais dinâmico e sofre transformações. Esse tipo de ensino também acompanha o ritmo dos dias atuais, no sentido das frequentes limitações de tempo e espaço.O ensino em si pode ser transmitido através de vários meios, como cursos de curto prazo, cursos à distância, seminários, workshops, conferências, etc. Assim, a Educação Continuada não possui um período ou formato determinado, podendo ser de dias ou até meses.
Esse tipo de aprendizagem é recorrente nas áreas que envolvem Medicina e Tecnologias, pois ambas requerem constantes estudos e atualizações. Na campo das Ciências, existem boas Universidades que oferecem cursos de Educação Continuada.UniversidadesA Universidade Federal do Paraná (URPR) possui um sistema nesse tipo de ensino, conhecido como PECCA (Programa de Educação Continuada em Ciência Agrárias). Através dele desenvolve iniciativas que possibilitam o estudo contínuo de profissionais, egressos ou não do seu quadro discente. Além disso, a Universidade investe em programas de educação à distância, dessa forma atingindo profissionais de todo o país.
Na Universidade Santa Cecília (Unisanta), profissionais e alunos dos 30 cursos oferecidos podem cursar disciplinas de outros cursos de graduação. Esse é o PEEC, Programa de Estudos e Educação Continuada, criado com a finalidade de interligar os conhecimentos nas áreas de Humanidades, Ciências, Artes e Tecnologia. Dessa forma, o aluno ou profissional será capaz de aprimorar e desenvolver seu currículo da forma que achar mais interessante. Nesse projeto, a Universidade atende, além dos alunos regulares, também profissionais já diplomados. Dentre os trinta cursos oferecidos, consta o de Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Ciências Contábeis.
A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) oferece um curso de Educação Continuada na área das Ciências da Saúde e do Esporte. Nos tempos atuais, a saúde está cada vez mais em pauta, assim como a sua relação com as atividades físicas. Hoje sabemos que um dos maiores aliados na prevenção das doenças é justamente a atividade física. Foi nesse sentido que a Universidade criou esse curso que atende diversos profissionais da área da saúde e também promove a troca de informações entre diferentes áreas de estudo. A primeira turma desse curso teve início em 2002, a época em que o estudo era chamado de Medicina Esportiva. O mercado de trabalho, bem como a sociedade em geral, cada vez mais requerem a contratação desses profissionais, que podem atuar na Saúde Pública, em clubes esportivos profissionais, clubes públicos, clubes privados e centros de treinamento diversos.