A modernidade trouxe mais a tona assuntos que antes eram tratados com certo tabu. A sociedade sempre foi muito preconceituosa com aquilo que não se considerava comum, por isso é bem complexo dizer o quanto precisamos sempre lutar para que estejamos dentro dos padrões. Se você é uma pessoa gorda vão reclamar, se é alta demais vão reclamar, se é negra ou gay também vão te olhar torto.
Cada tipo de preconceito pode afetar de uma forma, alguns são simplesmente exclusão, ou então a falta de oportunidade, podendo partir para agressão física ou moral. De qualquer uma das formas pode trazer sequelas por um longo tempo na vida das pessoas. Em pleno século XXI, vemos famílias que tê vergonha de ter um filho homossexual, ou então vemos pessoas que simplesmente não respeitam e não querem a igualdade para essas diferenças.
A pergunta que fica sempre para esse tipo de pessoa é ” O que te faz melhor do que qualquer outra pessoa?” A partir disso, a sociedade moderna vem tentando quebrar tabus, e levar consciência para as pessoas. Cada vez mais vemos negros com empregos melhores, homossexuais se assumindo com menos medo de acontecer algo e outras coisas simples que antigamente não aconteciam de jeito nenhum.
Literatura Gay
Algo que vem sido bastante discutido ultimamente, principalmente por não ser do agrado de todos, mas o interessante é o quão grande tem sido a mobilização das pessoas para apoiar causas do tipo.
A expressão “literatura gay” é dada a todo livro que é escrito por escritores, personagens, temas ou narrativas sobre a temática LGBT. Apresenta como um subgênero da literatura. Quem acha que é algo recente, engana-se! Esse tipo de literatura começou em culturas antigas, na Grécia clássica, já havia autores como Petrónio que já escreviam sobre o assunto. Muitos autores já escandalizavam a sociedade altamente religiosa com essa temática, como os escritores portugueses Abel Botelho e Antônio Botto. A primeira grande obra reconhecida no Brasil sobre o tema é o Bom Crioulo, de Adolfo Caminha.
Em 2001 o escritor egípcio Gregory Woods, publicou o livro A History of Gay Literature: The Male Tradition. Nesse livro o professor analise a literatura de caráter homossexual, desde a época remotas, até os dias atuais. É uma obra muito importante sobre o tema, pois o autor não só falou sobre as obras ocidentais, ele ainda faz críticas e abre discussões sobre ainda não existir um canal de literatura gay, como os demais subgêneros da literatura.
A literatura sempre foi usada como uma forma de expressão de um grupo, além de manifestar a orientação sexual se transformou num ato político também na literatura. E não foi diferente para esse grupo, que vem utilizando da escrita para afirmar o seu espaço. Não é somente uma obra de relações sexuais, não é uma literatura clichê, é uma a tentativa de quebra de uma estética homossexual. Essas obras são muito mais amplas e trazem assuntos muitos mais complexos. A venda da literatura gay cresceu bastante pois muitas pessoas têm interesse por esse assunto tão atual.
Os autores brasileiros têm se engajado para apresentar uma realidade não normativa que vá além da questão sexual, que se ocupem de recortes ainda mais radicais e políticos, como classe, raça e escolaridade. Uma literatura mais abrangente a todos, muitas vezes sobre a vivencia dos próprios autores.
Recentemente a temática gay foi alvo de polemica na bienal do Rio. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pediu para a Bienal do livro recolher um livro com essa temática à venda no evento. O livro “vingadores, a cruzada das crianças” traz uma imagem de dois personagens masculinos se beijando. Em reposta a tentativa de censura, muitos autores disponibilizaram gratuitamente livros com a temática LGBT+ no evento. Acabou que essa tentativa de censura, fez com a literatura gay fosse promovida.
Se quiser conhecer mais sobre a temática e conhecer mais livros, o brasileiro Rodrigo Weit Weg criou o site: Lireturagay.com.br, um site que divulga e compartilha publicações sobre vasto universo da literatura gay. Nele há biografias, romances comerciais, livros premiados e aclamados pela crítica e os clássicos. Além de poder debater sobre o tema nos comentários. Um ótimo lugar para falar sobre o assunto e conhecer mais sobre a literatura. É um site bem organizado e nela dá para descobrir infinidades sobre o tema.