Como você vê a educação nos dias atuais na vida do brasileiro? De modo geral ela é bem precária, principalmente quando se trata de educação pública, a qualidade está bem abaixo do que realmente deveria ser. Isso se deve a um conjunto de problemas que se alastram há muito tempo, desde a época da colonização.
Sabemos que a educação reflete em todo o restante da vida da população, seja na hora de arrumar emprego, ou então em como ela se porta na sociedade, se ela será corrupta ou não e por isso aqueles que ainda acreditam na educação como uma forma de mudança.
Ainda tem muitos educadores que tentam melhorar a vida dos jovens ensinando como podem o básico, com materiais precários, em locais sem infraestrutura nenhuma e ainda tentam criar métodos inovadores para que as crianças se sintam mais acolhidas e interessadas.
Educação Brasileira
Se falarmos um pouco do histórico brasileiro, sabemos que ele é de longe bem precário e isso começa mais precisamente em meados do século XX, que houve realmente uma expansão da escolarização básica pelo país afora, se dando um processo falho e não completo.
Hoje em dia permanecemos acima do quinquagésimo lugar em educação no mundo, sendo somente sessenta e cinco países avaliados. Com algumas políticas do governo as escolas começaram a receber mais crianças, já que tiveram um incentivo e muitas delas foram obrigadas para que algumas famílias recebessem um auxílio do governo. Provisoriamente isso foi bem aceito e trouxe o número de analfabetismo para 28%, mesmo assim ainda há mais de setecentos mil crianças fora das escolas.
Mas mesmo aqueles que estão na escola ainda não possui muita qualidade já que mais de 30% das crianças que chegam no 5° ano ainda não sabem ler e escrever. De acordo com um pensamento lógico, a ideia de que a tecnologia só traria melhorias não total errada, mas a rapidez com que ela em crescendo e a sociedade se adaptando, era de se esperar que a educação andasse juntamente com esse desenvolvimento, mas infelizmente o seu nível cresce de uma forma mais lenta.
O que realmente acontece é que toda a culpa do aprendizado lento e de baixa qualidade recai sobre professores que não possui nenhuma estrutura para dar aula, além de possuírem salários baixos, precisando muitas vezes trabalhar durante vários turnos. Mas já sabemos que mesmo ajudando, a educação não irá combater sozinha problemas sociais que cercam nosso país de todos os lados.
A qualidade só será visível a partir do momento que o investimento for em formação de professores mais capacitados e também em melhor infraestrutura. Tentar simples mudar a forma de como a educação é vista sem se preocupar com os professores é burrice e sabemos disso. Enquanto atitudes não são tomadas, milhares de crianças ainda continuam sem frequentar escola e a sociedade brasileira continua sendo menos desenvolvida que outras.
Literatura
Quantas crianças hoje em dia são incentivadas a leitura? Se você for procurar em números, vai ver que há muitos jovens que nunca tiveram contato com um livro de nenhum gênero. Isso é reflexo dos problemas citados acima com a educação.
A literatura não precisa ser maçante, há diversos tipos textuais que vieram historicamente de datas bem distantes, mas que ainda sim podem tratar de assunto bem interessantes, ou pelo menos entreter assim como qualquer poesia, fábula e outros.
A literatura brasileira carrega consigo muita influência da literatura portuguesa e acaba trazendo muitas palavras e contextos que ficam confusos no presente. Tudo que se passava na realidade dos escritores acabavam de certo modo participando das inspirações de suas obras. Cada uma dessas fases possui um nome que tenta juntar diversas características como o Barroco, o Naturalismo, o Parnasianismo.
Esses períodos são todos passados durante o ensino médio, ou pelo menos deveriam ser passados, mas de certa forma os jovens não se interessam tanto e por isso alguns professores juntamente com editoras de livros estão trabalhando para que sejam criados revistas em quadrinhos para que se torne mais interessante para os alunos lerem.
História Em Quadrinhos
Todos adoram e sempre foi de fácil entendimento, alguns ainda conhecem por banda desenhada, outras como revistinha e de maneira geral contém histórias que diversos gêneros utilizando falas e desenhos para que fique mais atrativos. Podem ser pequenas como as tiras, usadas até mesmo em revistas e jornais, ou então utilizar longas páginas para montar um sequência narrativa.
Imagina que legal conseguir ler livros como Dom Casmurro, Quincas Borbas, Vidas Secas tudo de uma maneira mais leve e que faça você se interessar. Ideia magnífica que poderá ajudar muitos os alunos que estão chegando agora na escola e aqueles que ainda possuem vontade de aprender mais sobre.