Começou em solos italianos em meados do século 14. Com a criação da imprensa este movimento se espalhou rapidamente pela Europa. A agilidade da informação foi um grande avanço que marcou a literatura clássica.
As palavras ficaram mais acessíveis para a população europeia que vivia os vestígios do feudalismo.O renascimento foi a grande motivação histórica social. A grande descoberta do homem daquele tempo também estava misturada com os traços da igreja católica como fonte de poder político e religioso.
Vale ressaltar que nestas épocas surgiram também as primeiras universidades da Europa, fator crucial para a evolução literária como um todo.Principais características da literatura clássica: Versos decassílabos; bem considerado como beleza, inspiração da Grécia e Roma Antiga, eterna busca pelo equilíbrio, platonismo, simplicidade, clareza, universalismo, fim das figuras de linguagem e da prolixidade no discurso.
Principais autores portugueses: Gil Vicente, Fernão Mendes Pinto, Francisco Sá de Miranda, Bernardim Ribeiro e Antônio Ferreira.