Meu Filho, Meu Tesouro Dr. Benjamin Spock

O livro “Meu Filho, Meu Tesouro”, escrito pelo famoso médico pediatra Dr. Benjamin Spock, é um dos livros mais vendidos de todos os tempos e certamente, um dos mais utilizados também. Editado pela primeira vez em 1946, foi pioneiro em trazer conceitos médicos no cuidado com os bebês e na criação das crianças para dentro dos lares, democratizando noções que antes eram restritas aos profissionais da puericultura. Este último nada mais é do que o ramo da medicina que estuda o ser humano em desenvolvimento.

Extremamente importante para a época em que foi lançado, na qual as informações, via de regra, eram mais escassas, a obra escrita “Meu Filho, Meu Tesouro”, faz um apanhado geral de noções relevantes da área médica e as ilustra no formato de dicas e instruções extremamente contextualizadas ao dia a dia das mamães recentes.

São dicas que vão desde as básicas de como pegar o bebê no colo, como trocar fraldas, qual a melhor maneira de preparar a alimentação da criança e como fazer uma higienização eficiente e completa, havendo até conselhos sobre psicologia comportamental.

Meu Filho, Meu Tesouro

Meu Filho, Meu Tesouro

Esses conselhos são extremamente úteis para serem usados na educação dos filhos e melhorar seu relacionamento com os pais. Além disso, possui importantes dicas no trato com parentes como avós e tios, em relação a suas influências no desenvolvimento das crianças.

Apesar de, hoje em dia, muitas das informações contidas no livro parecerem triviais, coisas que qualquer mãe deveria saber, quando a obra foi primeiramente editada, o clássico da literatura “Meu Filho, Meu Tesouro”, acabou tornando-se um marco e muito do conhecimento que dispomos atualmente se deve a ele.

Por esse motivo, esta obra do Dr. Benjamin Spock é sucesso de vendas desde seu lançamento, alcançando a marca dos cinquenta milhões de exemplares em todo o mundo, tendo sido traduzido para vinte diferentes línguas e atualizado constantemente, a fim de continuar sendo uma enciclopédia para os novos pais. É uma obra a ser usada como um manual quase que obrigatório, de como criar um filho, desde sua concepção até a sua fase adulta.

Benjamin Spock

Benjamin Spock

Escrito para ser assimilado, especificamente pelas novas mães, o livro conta ainda com algumas dicas sobre o papel dos papais e de parentes próximos no desenvolvimento das crianças, tudo em uma linguagem clara e atraente.

A obra possui um texto de fácil leitura, pois foi todo pensado para ser didático e lidar com a falta de recursos que dispunham as mães da época e é considerada por isso atemporal, já que pessoas de todas as idades e classes sociais que tenham um mínimo de discernimento conseguem ler e entender.

Entretanto, seu conteúdo, tendo sido atualizado desde então, faz com que “Meu Filho, Meu Tesouro” continue, atualmente, a ser um manual indispensável para o lar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *