A Literatura
Estudar literatura exige ter como base uma série de argumentos para tonar interpretável a mesma. Podemos estudá-la de duas formas: de forma empírica, analisando sentimentalismo e interpretação da obra no contexto pessoal e social do autor ou cientifica, através de uma junção de argumentos que validarão a obra como literatura, chamando assim de teoria da literatura.
Chamamos de teoria da literatura o estudo mais profundo de uma obra escrita por determinado personagem. É quando serão analisados interpretação, história, crítica, poeticidade, classificação quanto ao gênero, entre outros argumentos que irão fundamentar a obra como sendo literária.
Como em toda ciência, a literatura necessita de uma base teórica para se fundamentar e poder assim classificar as obras quanto ao seu gênero, estilo, contexto histórico, entre outros. Em toda disciplina de estudo há a parte a ser apenas admirada e a parte a ir mais a fundo, entender o trabalho do autor e poder assim compreender seu processo de criação, processo a ser usado para autores futuros e arquivo da história da literatura.
Teoria da Literatura
A teoria da literatura existe também para direcionar o estudo e ensino em instituições de ensino superior. Não existe uma única forma de se estudar literatura, mas é preciso um direcionamento, uma vez que uma obra literária é um objeto bastante subjetivo e pode ser direcionado a mil diferentes interpretações. É preciso seguir alguns métodos para se chegar a uma conclusão coletiva e assim ao menos se ter uma noção generativa.
Para fins de estudo, existe um conceito básico para estudar interpretação de textos, com fatores a serem analisados. Assim como em outras artes, existem correntes de pensamentos a analisar de uma forma. Há acadêmicos que estudam as obras centradas no autor, com base em biografia e contexto familiar vivenciado para levar em conta na definição do significado do texto.
A Teoria Necessária
Já para outros estudiosos o mais importante é a obra em si e nela e somente nela encontra-se toda a teoria necessária para entende e definir o conceito contido na obra. Há ainda teorias centradas na recepção, ou seja, elas viram-se para o lado apenas do leitor e como ele irá receber o texto. Segundo alguns pensadores, nenhum autor escreve sem pensar no impacto a ser causado por seu texto, sendo este efeito proposital e podendo ser tema central de estudo.
Pode-se encontrar ainda pesquisadores interessados em levar em conta apenas o contexto histórico da obra, ignorando outros fatores relevantes para uma interpretação segura e idônea.
Podemos definir resumidamente agora a teoria da literatura como a base de estudo para análise de obra literária. Todo e qualquer livro é sim considerado uma obra literária e deve seguir uma série de fatores de análise para classificação. Uma forma de aperfeiçoar e universalidade o estudo desta forma de arte através das letras.