Caravaggio: Um Grande Nome da Pintura Italiana

Em 28 de setembro de 1571 nascia Michelangelo Merisi, no norte da Itália, no lugar chamado, na época, de Ducato de Milão. Michelangelo se transformou em Caravaggio, a escolha do nome artístico foi do próprio italiano, quando passou a pintar. O nome escolhido  era o mesmo da aldeia onde ele viveu, onde nasceu. O pintor italiano é identificado como um dos representantes do estilo barroco, ele morreu com somente 38 anos, produziu inúmeras telas de grande beleza e sucesso. Caravaggio também foi importante para história da pintura porque introduziu técnicas novas e de grande importância.

No início da carreira de pintor, Caravaggio demonstrava um estilo eclético na escolha dos temas, porém, a diversidade inicial, logo em seguida, deu lugar a temas religiosos, e foi assim, suas pinturas, durante todo o resto da sua vida.

Segundo conta a história da vida do pintor italiano, ele buscava seus personagens no meio do povo, de crianças a mendigos, até mesmo prostitutas serviam a ele de modelos humanos. Caravaggio não tinha medo de colocar a feiura nas telas, pelo contrário, algumas das suas obras são consideradas provocadoras, por esse motivo. Até porque ele buscava pessoas com forte expressão facial.

Caravaggio imprimia um efeito aos quadros que deu origem a uma técnica chamada de “tenebrismo”, que consistia no contraste de tonalidades terrosas com fortes pontos de luz.

Personalidade de Caravaggio

Caravaggio era filho de Fermo Merisi, um arquiteto e decorador do marquês de Caravaggio e começou a pintar no ano de 1600, desde então era sempre solicitado pelos ricos do ducado de Milão. Como caráter era descrito perigoso, fascinante e enigmático, e mais, um “farrista inconsequente”, isso porque, ele estava sempre arrumando briga em lugares nada descentes, porque faltava dinheiro para pagar a conta e era levado pela polícia.

O caráter perigoso é atribuído a ele, não pelas brigas que provocava, mas porque em 1606, matou um jovem e foi obrigado a fugir para Roma, depois passou por Nápoles, Malta, onde também ameaçou uma pessoa de morte durante uma briga. E, por fim, Sicília.

As Obras de Caravaggio

A vida pessoal não era para ser admirada e muito menos o seu caráter de farrista e brigão, o mesmo, felizmente, não se podia falar das obras desse pintor italiano. Ele conseguia tirar das pessoas comuns que circulavam pelas ruas, inspiração para pintar Maria de Nazaré e os apóstolos. Qualquer personagem humano era levado em consideração por Caravaggio: marinheiros, prostitutas, comerciantes, crianças. Com certeza, ele preferia pessoas do povo e não nobres, e buscava aquelas com maior expressão, que davam mais vida a sua obra.

O seu princípio estético era aquele de combinar a arte com o “mitológico ministério de Jesus”, e segundo descrevem os livros de história, Caravaggio não encontrava limites para chegar ao que, segundo ele, deveria ser sua pintura. O pintor teria sido acusado, em nome da sua pintura, de ter usado o corpo de uma prostituta morta encontrada no Rio Tibre como inspiração para o seu quadro “A Morte da Virgem”. As obras de Caravaggio podem ser resumidas como principal característica de levar para as telas o aspecto mundano das cenas bíblicas e, para isso, usava as pessoas das ruas de Roma.

Uma outra obra, entre tantas importantes de Caravaggio, que vale a pena destacar é “Flagelação de Cristo”. Na tela, Cristo aparece abandonado, e a beleza da pintura foi bem sucedida graças ao contraste do pintor entre o claro e o escuro. Em “São João Batista”, a figura possui um olhar provocados, foi levantada a suspeita de que a pessoa que posou para foto foi um dos seus amantes.

Os quadros de Caravaggio também possuem uma outra característica que o fez tão importante para a pintura mundial. O artista conseguia chegar a um grau de realidade impressionante. Ele fazia isso usando um fundo sempre raso, em alguns casos, 100% negro, escuro e a cena ficava em primeiro plano graças aos focos de luz, posicionados em cada um dos detalhes, em grande parte, nos rostos. O jogo de sombra e luz atrai imediatamente o olhar de quem vê um quadro do artista, uma das telas que mais representa esse estilo é “A Ceia de Emaús”.

Caravaggio não quis saber do maneirismo, e em contraste a essa técnica criou pinturas naturais, diretas e até mesmo de grande impacto, como por exemplo, “Cesta de frutas”, uma obra de 1596 e “Cenas Profanas”, entre 1593 e 1594. Ainda representa essa pintura natura: “Descanso durante fuga para o Egito”, entre 1594 e 1596.

As Obras de Caravaggio

Uma grande parte das obras de Caravaggio está na Galeria Nacional de Arte Antiga, no Palazzo Barberini, em Roma, entre as mais importantes está “Narciso e de Judite e Holoferne” e mais cerca de 70 quadros que nos levam em uma viagem do início da pintura naturalista, com por exemplo, “O amor sacro e o amor profano de Baglioni”, de 1602.

Onde Estão as Obras de Caravaggio

Uma boa parte das obras de Caravaggio está no Palazzo Barberini em Roma e outras estão nos seguintes locais:

  • Galeria Borghese, Roma: Pequeno Baco Doente (1593-1594)

  • Museu Ermitage de São Petersburgo: Tocador de Alaúde do ano de 1594.

  • Igreja de São Luís dos Franceses, Roma: Invocação de São Mateus (1599-1600); A Inspiração de São Mateus de 1602; Martírio de São Mateus (1599-1600). 

  • Igreja de Santa Maria della Vallicella, que era chamada anteriormente de Igreja Nova, Vaticano: Deposição (1602-1604).

  • Museu de História da Arte, na Áustria em Viena: Nossa Senhora do Rosário de 1607.

  • Pio Monte della Misericordia, em Nápoles: Sete Obras de Misericórdia de 1607.

  • Nelson Atkins Museum of Art, nos Estados Unidos no estado de Missouri em Kansas City: João Batista ou João Batista no deserto de 1604.

  • Catedral de Valleta, Malta em Valletta: Degolação de Baptista de 1608.

  • Museu Nacional, em Messina: Ressureição de Lázaro (1608-1609).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *