Esculturas de Anjos

Se você já fez o interessante passeio de caminhar por um cemitério – em especial os mais antigos e tradicionais – deve ter percebido que muitos túmulos são ornamentados por esculturas de anjos. Essas imagens não estão lá por acaso, há um significado por trás delas e de outros símbolos recorrentes nos cemitérios. A seguir vamos explicar melhor quais são esses significados e quais as motivações para que as famílias tenham escolhido essas peças para o descanso de seus familiares.

O Que é Arte Tumular?

Antes de falar a respeito dos significados das esculturas presentes em túmulos é interessante conceituar a arte tumular ou arte funerária como também é conhecida. Trata-se de obras de arte que são desenvolvidas para serem agregadas a túmulos em cemitérios, pode ser em cima do túmulo ou então envolvendo o mesmo.

As imagens escolhidas visam representar a vida e sua relação com a morte assim como remeter a algo sobre a pessoa que está enterrada no local. Esse tipo de arte atingiu seu apogeu nos séculos 18 e 19, atualmente, apresenta queda devido a difusão dos cemitérios jardins. Os materiais mais utilizados para a confecção dessas peças são mármore, ferro fundido, bronze e granito.

Significados de Esculturas de Anjos em Cemitério

Confira a seguir os significados de algumas das mais recorrentes esculturas de anjos que são encontradas em cemitérios.

Anjo Que Aponta

Se o anjo em questão estiver apontando para cima significa que a família acredita que a pessoa que está enterrada no local vai direto para o céu por ter boa índole.

Anjo Que Aponta

Anjo Que Aponta

Anjo Pensativo

As esculturas de anjos pensativos indicam que os familiares do falecido não tem certeza se ele vai para o céu ou não, há que se fazer uma reflexão a respeito da maneira como ele viveu.

Anjo Pensativo

Anjo Pensativo

Anjo do Apocalipse

Um anjo que tem uma figura impassível por estar atento e a espera do momento em que deve entrar em ação. A figura tem seus braços cruzados e asas muito grandes em repouso, sua mão esquerda descansa sobre o peito enquanto a direita segura uma trombeta que está quase escondida pela asa. A obra original é do italiano Giulio Monteverdi e encontra-se no cemitério de Gênova.

O significado dessa escultura é que o anjo está esperando o momento do apocalipse para tocar a sua trombeta chamando por aqueles que já faleceram. Trata-se de uma estátua com grande dramaticidade embora seja uma figura de visual contido.

Anjo do Apocalipse

Anjo do Apocalipse

Anjo Guardião

Outra escultura de anjo bastante recorrente em arte cemiterial é a do anjo guardião que geralmente está abaixado e zelando pela alma do falecido.

Anjo Guardião

Anjo Guardião

Outros Símbolos Recorrentes

Além das esculturas de anjos existem outros símbolos bastante recorrentes nos cemitérios, conheça os significados de alguns deles.

Pietá

Há um sem número de túmulos pelo mundo que conta com uma reprodução da escultura de Michelangelo. Consiste numa representação de Maria com seu filho, Jesus, em seus braços logo após a crucificação. Essa escultura presente num túmulo significa o desejo que a família tem de que aquela alma seja bem recebida.

Pietá

Pietá

Guirlanda

Muito comum na arte tumular tem como significado o triunfo da vida sobre a morte.

Guirlanda

Guirlanda

Cruz

No contexto da arte cemiterial representa a intersecção do plano material com o plano transcendental.

Cruzes - Cemitério

Cruzes – Cemitério

Ampulheta

Faz referência ao fato de que o tempo de vida terrena chegou ao seu fim para dar espaço para a vida em outro plano.

Ampulheta

Ampulheta

Vaso

Quase sempre é representado vazio para demonstrar que o corpo está separado da alma.

Vasos - Cemitério

Vasos – Cemitério

Pata de Felino

Era muito usada no túmulo dos patriarcas para indicar que eles eram os responsáveis por sustentar suas famílias que agora irão precisar de outra pessoa para lhes sustentar.

Pata de Felino

Pata de Felino

Escada

Normalmente os degraus começam finos, ficam mais largos e depois finos de novo. Indica que o indivíduo teve uma vida de altos e baixos.

Tochas

Se estiverem acesas indicam que a pessoa morreu cedo demais, quando ainda estava com a chama da juventude acesa. Quando aparecem viradas para baixo tem o significado de representar a vida do falecido.

Tochas

Tochas

Coluna Quebrada

Nesse caso não se trata de vandalismo apenas de uma indicação de que jaz naquele túmulo o último membro de uma família tradicional.

Túmulo Raso

Bastante comum hoje em dia, o túmulo sem adornos, quer demonstrar que todos são iguais após a morte.

Túmulo Raso

Túmulo Raso

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • como faz para adquirir escultura de anjos ´numero 13, qual o tamanho e preço, preciso de 7 escultura de anjos no maximo de 50cm com espaço para colar um placa pequena em baixo. Aguardo resposta

    IEDA ANJOS 15 de Maio de 2011 17:26 Responder
  • Bom dia
    Gostaria de informações da escultura de anjo número Nº13, como tamanho, quais cores disponiveis e valor. Desde já Agradeço

    Fernando 1 de Fevereiro de 2012 11:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *