As esculturas são manifestações de arte que são feitas em três dimensões inteiramente ou parcial, ou seja, ela irá representar algo no seu formato real, ou em uma parte. Podem-se haver esculturas de diversos tamanhos e formas, elas também podem representar pessoas, formas, objetos, animais, dentro diversas outras opções. Para a construção de esculturas há basicamente dois tipos. O primeiro é a escultura por subtração, o tipo mais comumente conhecido, para a construção desse tipo de escultura pega-se um material, podendo ser pedra, madeira, gelo, argila, dentre outros materiais e a partir deles vai se retirando com cuidado pedaços desses materiais para que se possa criar uma imagem, dando origem a escultura. Já o segundo tipo é a escultura por adição, esse tipo de escultura é construída desde o inicio com outros materiais, podendo ser argila, papel machê, cera entre outros materiais, e a partir deles se da inicio a escultura, adicionando a ela os detalhes necessários para que crie forma. Nesse artigo vamos tratar sobre esculturas feitas com papel.
Para se fazer uma escultura com papel há algumas opções, vamos apresentar duas maneiras de se construir uma escultura com papel, a primeira delas é a feita com papel machê, e a segunda a partir de uma base criada anteriormente.
Escultura de Papel Machê
O papel machê é uma espécie de massa feita com papel picado, que fica de molho em água, e depois adiciona-se cola para que se crie liga, e a partir de então terá uma massa e com ela é possível mudar diversas esculturas. Para a realização dessa escultura necessita-se de preparar o papel machê, depois modelar a escultura e por fim pintar e finalizar.
Para preparar o papel machê será necessário água, papel (o papel tem que ser algum que seja fácil de se picar, por isso recomenda-se que escolha o papel mais frágil, como por exemplo jornal, papel higiênico, folha de caderno, embalagem de ovo, etc), um liquidificador para triturar o papel e uma peneira. Algumas pessoas recomendam que adicione cola, em outros casos cola e gesso, fica a escolha de quem esta realizando o processo. Primeiro irá se cortar o papel, de forma que os pedaços fiquem menores que 3 cm, ou ainda menores, pois quanto menor se corta o papel mais fácil fica para tritura-lo depois.
Depois deles picados, vamos colocar o papel de molho em água limpa, ele deve permanecer lá por pelo menos duas horas, mas recomenda-se que ele permaneça de molho por vinte e quatro horas. Depois que retirar ele do molho, irá ser o momento de passar para o liquidificador, nessa etapa precisa se ter atenção para que não danifique o liquidificador, por isso utilize pouco papel e bastante água. Você irá deixar aquilo liquidificando até que perceba que aquilo virou uma massa, então pode-se retirar, e deixar em uma peneira para que escorra a água que está la em excesso. Se a massa foi bastida somente uma vez no liquidificador ela irá ficar com o aspecto mais grosseiro, para que se atinja uma massa mais “delicada”, pode voltar aquela mistura ao liquidificador algumas vezes, e essa massa pode ser usada para os detalhes. Se quiser que a massa seja colorida, pode-se adicionar tinta em pó, argila, na mistura.
Depois de possuir o papel você irá construir a escultura, as formas são diversas e você pode escolher o que pretende criar, o papel machê é fácil de moldar e por isso há uma infinidade de coisas que se pode esculturar com ele. Use de toda sua criatividade para que crie algo que transpareça seu estilo. Para iniciar essa escultura comece criando uma base, que será parecida com a forma que ela terá, e depois, vá adicionando os detalhes. Depois de criada, a peça deve ser colocada no sol para que seque.
Para finalizar, após deixar que a escultura alguns dias no sol, e ela estiver totalmente seca. Você pode aplicar a tinta, não há uma especificação de tipo de tinta, deve ser uma que adere bem ao papel. Criando-se assim uma escultura de papel.
Escultura de Papel com Estrutura e Base
Uma outra possibilidade de escultura de papel é uma feita com uma base anterior. Para ter uma ideia do que você quer criar, tente fazer primeiro um esboço do seu projeto final, para saber como gostaria que ele ficasse. A partir desse desenho é possível ter uma ideia de como se iniciar a escultura. Depois de saber exatamente o que quer, pegue uma base para sua escultura, essa base pode ser uma madeira, uma material que seja plano, será nessa base que você vai estruturar sua escultura, para que seja mais fácil ela se firmar. Nessa escultura, você terá que construir manualmente a estrutura da sua escultura, pense que seria como o esqueleto dela. Por isso ela deve ter a forma do que você quer criar, Dependendo do que você for criar, por exemplo, algo que possua membros fora do corpo central, esse esqueleto ajuda que se estrutura e não quebre. Essa estrutura pode ser feita com arame, canos de metal, com canos de PVC, com gravetos enfim, com o material que você achar que dará uma boa estrutura para sua escultura.
Depois de estruturar, você irá fixar ela na base. Agora você poderá preencher a forma da sua escultura, vá adicionando papel e cola, dessa forma você irá começar a dar forma a ela. Com isso você pode criar a escultura que desejou a partir do papel, depois será necessário adicionar detalhes a ela e pintar.