Quando falamos em Arte Moderna estamos fazendo referência ao movimento de expressões artísticas que surgiu no final do século XIX. Como todo movimento de arte, tem suas características e principais destaques entre os artistas. O período da Arte Moderna compreende entre o final do século XIX até a metade do século XX.
Assim como em todo movimento artístico, alguns eventos “externos” influenciaram diretamente na Arte Moderna, neste caso, a Revolução Industrial, a chegada das máquinas a vapor, o aumento das velocidades foram alguns deles. Também tiveram grande influência nas obras da Arte Moderna, o cinema, a fotografia, o início do estudo da mente e a o avião. Todos fatores que ajudaram aos artistas iniciarem um novo tipo de arte, com um novo pensamento.
Os movimentos artísticos que foram denominados de Arte Moderna se dividiram em três principais correntes, que são:
-
Estilo: os artistas queriam romper que os movimentos artísticos anteriores e queriam através da arte, expressar a nova vida. Dentro desse conceito podemos destacar: a Escola de Paris, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Neoplasticismo, entre outros.
-
Mente: os artistas não queriam somente representar o que podia ser visto, mas queriam dar “voz” as emoções, a sensibilidade estava mais aflorada. Nesta corrente podemos destacar: o Expressionismo, o Dadaísmo, o Simbolismo, o Surrealismo, entre outros.
-
Função: a funcionalidade da arte passou a ser uma preocupação dos artistas, que ficaram mais atendo a forma e como as pessoas estavam vivendo. Podemos destacar dessa corrente: Art Deco, Bauhaus, Art Noveau, entre outros.
O movimento de Arte Moderna iniciou-se na Europa e chegou a América somente durante a Primeira Guerra Mundial, quando artistas fugiram dos confrontos. Uma boa parte deles eram oriundos de dois bairros de artistas da capital francesa, Paris, Montpamasse e Montmartre. Conhecidos até hoje por serem reduto de artistas franceses.
O primeiro a mostrar a nova arte para os americanos foi Francis Picabia. O francês aterrizou nos Estados Unidos, mais precisamente em New York, com a novidade.
Os Principais Movimentos da Arte Moderna
Muitos movimentos de Arte Moderna foram vistos ao longo do período que esse tipo de arte reinou, porém, entre eles, alguns conseguiram mais destaques, graças aos seus artistas e obras. Veja aqueles movimentos e correntes da Arte Moderna que são considerados pelos estudiosos de arte os mais importantes de todos: Impressionismo, Pós-impressionismo, Fauvismo, Cubismo, Expressionismo, Pop Art, Surrealismo, Futurismo e Concretismo.
As Características da Arte Moderna
Todo tipo de arte é reconhecida pelas suas características, que são marcantes o suficiente para diferenciá-las dos demais movimentos e correntes.
No caso da arte moderna, o principal objetivo dos artistas era criar objetos que ficassem bem longe do que tinha sido criado até então. As obras da arte moderna rompiam completamente com os padrões antigos, até mesmo na forma de se expressar. Para conseguir esse resultado, figuras deformadas, cores vivas, cenas sem sentido e cubos eram alguns dos elementos muito utilizados como recurso.
No Brasil, vale ressaltar que a Arte Moderna ganha expressão e espaço quando foi realizada a Semana da Arte Moderna, que aconteceu no ano de 1922. Foi o momento em que os artistas brasileiros que conheciam a nova corrente artística apresentaram para o público a novidade vinda da Europa, a nova maneira de se expressar. A Semana da Arte Moderna foi em São Paulo no Teatro Municipal da cidade.
Principalmente no Brasil, os artistas que se expressavam através da Arte Moderna tiveram uma grande dificuldade para terem os seus trabalhos aceitos. A falta dos padrões estéticos “bem definidos” causava uma certa desconfiança no público. Foi preciso muitas exposições para que as pessoas se acostumassem com a nova linguagem artística.
Veja quais foram os artistas brasileiros que se destacaram com obras de Arte Moderna: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Ismael Nery, Anita Malfatti, Vicente do Rêgo e Victor Brecheret. Entre os estrangeiros, podemos destacar Pablo Picasso, Kandinsky, Mondrian, Matisse, entre outros.
Obras de Arte Moderna Que Se Destacaram
Foram muitos os artistas que se destacaram por suas obras de Arte Moderna. Edvard Muncha foi um deles. O norueguês, que nasceu em Loten, conseguiu aprimorar a nova técnica frequentando a Escola de Artes e Ofícios de Oslojunto. Sua obra é inspirada nos artistas Manet e Coubert.
Edvard Munch é conhecido no mundo todo pela sua obra de Arte Moderna intitulada “O Grito”. Um dos quadros mais famosos do mundo.
Pablo Picasso dispensa apresentações. O espanhol de Málaga é reconhecido como um mestre das artes no plural, porque além de pintar, Picasso fazia esculturas e trabalhava cerâmicas. Entre tantas obras famosas do artista espanhol, as que se destacam são a “Guernica” e “A Primeira Comunhão”. As figuras que parecem ser feitas de recortes são a grande marca de Picasso, que possui uma obra que é fácil de ser identificada pois carrega toda a característica impressa do seu autor.
No Brasil, Tarsila do Amaral é um dos nomes mais celebrados e conhecidos. A paulista do interior do estado, da cidade de Capivari soube interpretar como ninguém a Arte Moderna.
Seus dotes artísticos estiveram presente na sua vida desde quando ela era muito nova, já no Colégio Sion, onde frequentou. Porém, foi fora do Brasil, que Tarsila descobriu as novidades, a Arte Moderna. A brasileira passou um período na Espanha, em Barcelona para aperfeiçoar sua arte e foi fora do Brasil que ela começou a desenvolver o primeiro trabalho, o seu conhecido e admirado quadro “Sagrado Coração de Jesus”.
Porém, entre os seus trabalhos os que mais se destacaram foram “Antropofagia” e “Abaporu”.
É impossível falar de Arte Moderna e não ser remetido ao nome de Vincent Van Gogh, o holandês deixou muitas pinturas intrigantes, que fizeram o mundo curvar-se aos seus pés.
Van Gogh começou a pinta muito cedo, aos 15 anos trabalhava como comerciantes de arte e aos 20 anos decidiu se mudar para Paris, pois percebendo o sucesso que fazia no seu país, percebeu que tinha chance de ir muito longe.
Neste caminho, Van Gogh parou por um pequeno período de pintar, por conta da faculdade de Teologia que estava cursando, mas logo assumiu de novo a veia artística e surpreende a todos quando desenvolveu desenhos a lápis. Ele fazia as figuras para presentear os trabalhadores do setor de minério da cidade onde vivia.
São muitas obras de Van Gogh que merecem destaque, mas em absoluto, segundo estudiosos de arte, “Starry Night” e “Noite Estrelada Sobre o Rhone” são o destaques do artista.
Tudo no mundo vai mudando com o passar do tempo, as tecnologias vão melhorando e evoluindo, tornando a vida de todos muito mais fácil, mas se tem algo que sempre mantém as suas raízes este “algo” é a arte. As melhores pinturas, por mais que existam facilidades, são sempre aquelas feitas a mão, feitas pelo Tarsila do Amaral por exemplo, com características modernas, envoltas em molduras bonitas.
Estamos falando de uma arte moderna no sentido de retratar coisas novas, situações que estejam sendo vividas nestes novos tempos. Grandes artistas estão presentes por aí, muitos deles ficarão famosos, talvez um dia, mas é indiscutível a beleza das obras. A seguir algumas obras de arte modernas, confiram: