Onde E Quando Foi Encontrado O Primeiro Fóssil?

Os fósseis são restos preservados de seres vivos ou plantas, podendo também ser simples vestígios preservados em rochas, moldes de corpos, rastros, ate propriamente dito os ossos. Os fósseis são estudados pelo ramo da ciência chamado paleontologia.

Para um fóssil ser formado é necessário que os restos mortais de um ser vivo seja coberto de sedimentos, dessa forma, a matéria orgânica desacelera o seu processo de decomposição. Existem diversos tipos de fósseis definidos a partir do tipo de fossilização.

Qual É a Importância De Estudar Fósseis?

O homem sempre observou e tentou interpretar os sinais que ele conseguia encontrar na natureza, e por muito tempo, eram encontrados vestígios de sociedades e animais que viveram em períodos anteriores que despertavam o interesse da sociedade para entender o que significada, quais eram as suas origens, etc.

Muitas explicações foram criadas, algumas mitológicas, como se fossem espíritos que tiveram deixado tais vestígios, outros apontavam que eles poderiam ter sido feitos pelo sol e estrelas. Outros apenas acreditavam que era um acaso existente na natureza. No século XIX a Igreja Católica apontava que vestígios encontrados em rochas eram deixados pelo Diabo para enganar a população.

Devido às muitas interpretações possíveis, há cerca de 300 anos os fósseis começaram a serem estudados de maneira cientifica, quando esse termo começou a ser utilizado, ele designava qualquer material que fosse extraído da superfície e crosta terrestre.

Essa ciência que passou as ser chamada de paleontologia é importante, pois ela estuda todos os povos e organismos que já povoaram a terra antes da sociedade atual. Com isso é possível entender melhor a história da Terra ao longo dos anos, para compreender a evolução dos seres vivos.

Para estudar os fósseis os cientistas buscam uma área onde haja provável formação dos mesmos, então, eles retiram o solo de cima das rochas e investigam os sedimentos encontrados. Quando se encontra vestígios nos sedimentos, as rochas são retiradas de cima deles e então eles são fotografados e depois retirados do local para serem estudados mais cuidadosamente. Na maioria das vezes os vestígios encontrados não estão em perfeito estado, sendo que eles são numerados para serem remontados em outro momento.

A partir de pequenos vestígios é possível fazer grandes descobertas sobre os seres vivos que existiram antes de nós, como por exemplo, a partir de um conjunto de pegadas é possível determinar a velocidade, tamanho e peso de um animal.

Quais Os Tipos De Fossilização?

A fossilização ocorre quando o organismo se abriga rapidamente dos agentes da erosão e isso ocorre quando eles são cobertos por sedimentos. Os organismos depositados no fundo do mar se cobrem rapidamente de sedimentos, quando são incorporados a esses, passam pelos fenômenos chamados metamorfismo e diagénese e assim são fossilizados. Eles são depositados em rochas que sofrem modificações, e devido à erosão ou outros fatores, eles sobem a superfície após milhões de anos.

A Divisão Da Fossilização É Feita Em Quatro Categorias, Sendo Elas:

Moldagem: Nesse tipo de fossilização o organismo é diluído, porém, deixa marcas e impressões nas rochas. Existem os moldes externos onde os vestígios ficam impressos nos sedimentos que serão removidos, ou internos, quando os sedimentos cobrem os restos ficando assim um molde da superfície interna.

Fósseis de Modelagem

Fósseis de Modelagem

Mumificação: ocorre quando os restos do organismo se preservam de forma parcial ou total, normalmente em gelo, âmbar ou resina fóssil.

Mumificação

Mumificação

Mineralização: Ocorre quando as partes duras do organismo desaparecem, mas minerais as substituem.
• Marcas fósseis: são as pegadas, fezes fossilizadas ou marcas de reputação.

Mineralização

Mineralização

Onde Os Fósseis Podem Ser Encontrados?

Apesar de conhecer as características de um local, não é possível determinar se há fósseis nele ou não, porém, alguns fatores podem ser indicadores, como os tipos de rochas presentes no ambiente (que devem ser as sedimentares).

Onde E Quando Foi Encontrado O Primeiro Fóssil?

Não é fácil determinar qual foi o primeiro fóssil encontrado no mundo, já que a definição de fóssil é bem ampla, podendo ser desde ossadas preservadas até simples vestígios de plantas.

Acredita-se que os chineses usavam ossos que eles acreditavam ser de dragões já no ano 300 a.C., provavelmente esses ossos eram pertencentes a dinossauros ou mamíferos que viveram durante períodos bem antigos, cerca de 12 mil anos atrás.

Em registros romanos e gregos também existem menções de que esqueletos e ossos haviam sido encontrados, mas esses não foram estudados de forma intensa. Durante vários séculos fósseis foram encontrados, porém não foram realmente estudados.

Primeiro Fóssil Humano Encontrado Na América Do Sul: Luíza

O fóssil humano chamado de Luzia é o mais antigo já encontrado no continente, descoberto no ano de 1970 em escavações feitas na Lapa Vermelha, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, cidade de Pedro Leopoldo. Acredita-se que esse ser humano viveu a cerca de 12.500 a 13 mil anos atrás.

Conhecida como Luzia, o seu nome oficial é “Lapa Vermelha IV Hominídeo 1”. Os ossos desse fóssil não apresentam sinais de fossilização clássicos, sendo mais próximo de um esqueleto preservado. Na gruta onde ele foi encontrado já haviam sido descobertos diversos outros fósseis de animais entre os anos de 1835 a 1845. Os fósseis encontrados eram todos pertencentes ao período chamado de Pleistoceno.

O fóssil se encontrava em exposição no Museu Nacional do Brasil, e sofreu graves queimaduras durante o incêndio que atingiu o prédio do museu no ano de 2018. Acredita-se que ele poderá ser reconstruído já que foi possível salvar 80% do mesmo.

Primeiro Fóssil De Dinossauro Encontrado No Mundo: Megalossauro

Megalossauro

Megalossauro

O Megalossauro é descrito como um dinossauro bípede, terópode e carnívoro, media entre oito a nove metros e pesava quase duas toneladas. Esse animal viveu durante o período Jurássico, detinha um pescoço bem curto e forte, e uma cabeça enorme, com uma mandíbula gigante e extremamente forte, com dentes afiados, assim como garras em suas patas, para poder retalhar as suas presas.

O primeiro osso fossilizado de dinossauro foi encontrado por volta do ano de 1676, na Inglaterra. Ele foi encontrado por um padre, porém, na época, o osso foi atribuído a homens gigantes. Somente no ano de 1815 é que foram descobertos mais ossos na região, e o cientista William Buckland notou que o primeiro osso também pertencia a animais gigantes que viveram em períodos anteriores ao nosso.

Apesar de saber que o primeiro osso de dinossauro provavelmente era um fêmur de um megalossauro, ele nunca mais foi visto. No entanto, os novos ossos também pertenciam a essa mesma espécie, sendo assim, esse foi o primeiro fóssil de dinossauro encontrado e também descrito cientificamente.

Fóssil Do Predador Mais Antigo Do Mundo

No Brasil, mais precisamente no interior do estado do Rio Grande do Sul, foi encontrado o fóssil mais antigo do mundo, que possui cerca de 230 milhões de anos, e era pertencente a um ancestral do que conhecemos como tiranossauro.

Acredita-se que esse animal era um predador no topo da cadeia alimentar e viveu durante o período Triássico.

Fóssil Humano Mais Famoso Do Mundo: Lucy

O fóssil de Lucy, pertencente a um Australopithecus afarensis que viveu a mais de 3,2 milhões de anos é um dos fósseis mais famosos do mundo, e por muito tempo, foi considerado o mais antigo até a descoberta de um novo fóssil pertencente a um Ardipithecus ramidus que viveu há mais de 4,4 milhões de anos atrás.

Lucy foi descoberta por Donald Johanson, um professor e antropólogo, no ano de 1974, na cidade de Hadar, localizada no deserto de Afar, na Etiópia. Ainda no continente africano havia sido descoberto um crânio, esse na África do Sul, no ano de 1924, pertencente a espécie Australopithecus.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *