A Origem da Palavra Nerd

O português é realmente uma das línguas mais complicadas de se aprender. Derivada do latim, é um idioma muito interessante, com uma gama de palavras que nem os próprios falantes conseguem lembrar ou aprender. Neste caso, vale a pena conferir a origem de algumas palavras que surgem no vocabulário de todas essas pessoas, especialmente aquelas que são consideradas quase que uma gíria. É o caso na expressão “nerd”, muito usada para caracterizar um tipo de indivíduo. Por isso, para matar a curiosidade, saiba como que a palavra “nerd” surgiu repentinamente no cotidiano de tanta gente!

Imagem de Amostra do You Tube

O Que É Nerd?

Nerd não é uma palavra própria que teve suas origens na língua portuguesa. Ela surgiu do inglês americano e tem como função caracterizar um tipo de pessoa, estereostipando um indivíduo por determinadas atitudes. Muitas vezes a intenção de dirigir a palavra nerd para alguém pode ser ofensiva ou não e possuem várias maneiras de se expressa-la.

 A Origem da Palavra Nerd


A Origem da Palavra Nerd

Uma pessoa que é mais ligada ao universo intelectual e exerce atividades neste meio geralmente recebe essa conotação, visto que, para a sua idade, existem outras atividades a serem cumpridas que não aquela ligada propriamente ao âmbito intelectual.

Um nerd possui grande fascínio pela tecnologia e busca o máximo de conhecimento que possa obter, vivendo em um mundo onde os estudos e o avanço tecnológico se tornam mais importantes do que tudo. Por isso, estes seres são conhecidos como excluídos socialmente, tendo fortes dificuldades de se integrarem na sociedade, sendo também ditos como solitários.

Origem da Palavra

Tudo começou em 1950, dentro do Massachusetts Institute of Technology (MIT) quando alguns alunos começaram a chamar os famosos nerds de “knurd”, palavra que derivada de “drunk”, bêbado em inglês, e está escrita ao contrário.

Porém, foi na década de 60 que o nome deixou de ser algo mais expressivo, para se tornar pejorativo. A palavra nerd, que também tem lá as suas origens no que tange ao “Northern Electric Research and Development” (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric no Canadá) por causa de suas iniciais, começou a ser relacionado com indivíduos que tinham um alto conhecimento e ficavam noites em claro estudando e se dedicando as suas pesquisas, sem nenhuma interação social com os demais.

Por causa do sentido negativo da palavra a quem se refere, o típico nerd acabou ficando conhecido como uma pessoa solitária, tímida e com características físicas bem marcantes, acabando sendo marginalizados pelos outros que se consideravam muito diferentes.

O Nerd Atual

Atualmente, a palavra nerd continua tendo o seu sentido pejorativo. Entretando, também pode ser uma expressão muito adotada por alguns grupos que se identificam pelas características e conhecimento intelectual. Não é a toa que e muitos lugares do mundo já se comemora o tão famoso “dia do orgulho nerd”, onde as pessoas que amam tecnologia e buscam conhecimento em várias áreas se encontram para conversar, trocar ideias, buscar outros e novos conhecimentos, além de descobrir que ainda existem muitas pessoas como eles na face da terra. Por causa disso, o nerd deixou de ser um ser tão excluído assim para estar inserido em um grupo de pessoas com certas características em comum.

O Estilo Nerd de Ser

O estilo nerd de ser consiste em várias característica, já que a palavra designa propriamente um esteriótipo ou um tipo de comportamento individual. Os nerds costumam aparecer em filmes, séries, se assemelhando bastante a realidade. Mesmo assim, o retato de um nerd não precisa ser tão pejorativo assim: quando eles se sentem a vontade em um meio, podem se tornar extremamente sociáveis.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os nerds não possuem um padrão de vestuário, por exemplo, como muitos costumam pensar. Eles não possuem um físico atraente para os padrões modernos e geralmente são magros e altos. Todavia, um nerd não é facilmente reconhecível nas ruas e na maioria das vezes só se percebe a tal característica depois d eum longo tempo de convivência com o mesmo.

A maioria deles não frequenta o mesmo lugar e estão sempre espalhados. ASpesar de fazerem parte de uma tribo urbana, é muito difícil encontrar nerds em um mesmo lugar ocasionalmente, a não ser que existam conferências de tecnologias e histórias em quadrinhos, por exemplo. No dia do orgulho nerd, especialmente no Brasil, milhare sde nerds acabam se organizando para realizar reuniões, conferências e eventos relacionados aos diversos tipos de gostos que existem.

Nerds Pelo Brasil

Já no Brasil, os nerds podem ser designados através de um outor nome bastante peculiar: CDF. Estas siglas costumam significar “crânio de ferro”, relacionada a alta inteligência dos típicos nerds que possuem um cérebro bastante resistente onde caiba o máximo de conhecimento possível. Esta expressão também pode estar ligada ao longo período de tempo que esta pessoa fica estudando. Mesmo asism, existe ainda alguma diferença entre as duas palavras. Para começar, um CDF está mais relacionado com as matérias escolares como matemática, física, etc. Já o típico nerd está bem mais interessados nas ciências como um todo, além da computação e estudos da tecnologia. Os nerds podem não ir tão bem na escola, diferente dos CDF’s que centram a sua vida na parte acadêmica da mesma.

Nerds Famosos e O Seus Subgrupos

Como atualmente os nerd se inserem um um grupo ou uma tribo, existem muitos filmes e séries que estão ligadas as características deste tipo de indivíduo. O melhor exemplo é o famoso Sheldon, personagem da série “The Big Bang Theory”. Nela, existem seus outros amigos nerds, fascinados pela tecnologia, pela computação e principalmente por histórias em quadrinhos, além de serem encantados pelos filmes de “Guerra das Estrelas”.

Um outro exemplo é o filme “Superbad” que retarta a vida de trÊs amigos nerds e suas aventuras, considerando cada um com uma característica diferente de “nerdisse”. Evan, interpretado pelo ator Michael Cera, é o típico menino nerd na ficcção!

E quem não se lembra de Peter Parker, o incrível Homem aranha, que antes de adquirir seus poderes, se comportava como um nerd de primeira!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

  1. GERSON SALDANHA COSTA

    Não gosto muito das ideias pré-concebidas, rótulos geralmente limitam a inteligência como um todo.
    Agora, analisando profundamente a questão dos NERDS, eles agem de maneira avessa ao rito social vigente, são super estudiosos, alguns até possuem resquícios de um certo Autismo ou Não, mas adoram fugir das regras estabelecidas pelo “STATUS QUO” e, neste aspecto eu e outras pessoas se enquadram perfeitamente bem! É como criar uma equação matemática e destrinchá-la com desenvoltura ou naturalidade, é pegar a contra-mão da história e detonar com os velhos padrões ou ritos ideológicos, é como ler uma
    obra clássica e interpretá-la através de vários enfoques sociais, econômicos e antropológicos ou não como diz o mano Caetano. NERD POR NERD eu prefiro ser algo incompreensível ou uma criatura absurdamente estranha em seu ninho natural a ter que compartilhar os mesmos UIVOS desta sociedade decadente, Hipócrita e enfermiça dos dias de hoje….. GERSON SALDANHA COSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>