Festivais Folclóricos na Amazônia

A Amazônia é reconhecida por sua cultura vasta em todo o mundo sendo um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas, tanto na porção do estado do Amazonas quanto do Pará. Essa região possui encantos diferenciados devido à influência dos povos indígenas que se manifesta por meio das artes plásticas, folclore e da música erudita.

Durante todo o ano acontecem festivais folclóricos e culturais como o Boi-Bumbá de Parintins, o Festival da Canção de Itacoatiara, o Boi Manaus entre outros. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre esses festivais do folclore de uma das regiões mais ricas em cultura do nosso Brasil.

Conheça os Principais Festivais Culturais do Amazonas

A seguir você poderá conhecer um pouco mais sobre os principais festivais folclóricos da Amazônia.

Festival Amazonas de Ópera

Realizado anualmente esse evento acontece na capital do estado do Amazonas, Manaus desde o ano de 1996 no mês de maio contribuindo para o movimento turístico na região atraindo atenção especial de turistas europeus.

Festival de Parintins

Esse é um dos maiores eventos folclóricos do Brasil tendo a duração de três noites de festejos sempre no último fim de semana do mês de junho. Todos os anos Boi Garantido (representado pela cor vermelha) e Boi Caprichoso (representado pela cor azul) fazem a apresentação de lendas da região, costumes do povo ribeirinho ou de rituais religiosos que é acompanhada por toadas, encenações e alegorias. Essas festas acontecem em Parintins.

Festival de Jazz

Festival anual, acontece sempre no mês de julho, no Teatro Amazonas contando com uma programação de artistas de renome nacional ou internacional. A comunidade também se envolve nesse festival através da participação numa programação acadêmica especialmente elaborada para ela.

Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal

É realizado na cidade de Juruti, localizada no oeste do estado do Pará sempre no final do mês de julho ou no começo do mês de agosto. Tribos opostas se “enfrentam” durante as festividades, mantendo a tradição que já perdura por décadas na região. Cada tribo também é identificada por cores diferentes.

Festa do Çairé

Realizada em Alter do Chão, cidade do estado do Pará, que tem a formação de praias artificiais com a baixa do volume d’água do Rio Tapajós, a Festa do Çairé, é tradicional e remonta a uma tradição implantada pelos jesuítas há mais de 300 anos para fazer a catequese dos indígenas por meio de música e dança. Nessa encenação são representados rituais religiosos que tem ligação com o Divino Espírito Santo com ritmos como lundu e carimbó. O Çairódromo é o local dessa festa em que acontece uma apresentação que consiste na representação de uma luta de botos no Rio Tapajós. Esse confronto de botos é o ponto mais alto da festa.

Festival das Cirandas

Celebrado no final do mês de setembro, anualmente, esse é o segundo maior festival folclórico do interior do estado do Amazonas. Basicamente três agremiações (Guerreiros Mura, Flor Matizada e Tradicional) fazem a apresentação de temas populares e de histórias de origens de lendas locais com o acompanhamento de músicas e ritmos diferentes.

Amazonas Film Festival

Evento que insere o estado do Amazonas no circuito dos festivais internacionais de cinema, o Amazonas Film Festival, acontece sempre em novembro. Um dos objetivos é estimular o aumento da produção cinematográfica local seja com obras de ficção ou documentais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os festivais folclóricos e culturais da Amazônia?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *