Obras de Edgar Degas

Edgar Degas, cujo nome completo, na realidade é Edgar Hilaire Germain Degas, foi um homem francês com muitas habilidades artísticas, sendo além de fotógrafo, escultor, gravurista e pintor também. Edgar Degas também ficou muito famoso por alguns cenários que foram de sua autoria para ilustrar o palco de diversas apresentações importantes do ballet parisiense.  Ele nasceu em Paris no ano de 1917 e, por ser uma das capitais mais influentes no que diz respeito à arte, ele teve tudo para brilhar em sua carreira e fazer jus às suas diversas habilidades, muito embora fosse do desejo de sua família que Edgar Degas fizesse faculdade de direito.

Teoricamente, ele faz parte do grupo de artistas do Impressionismo, muito embora não apresente grande parte das características e de modo de trabalho que essa escola que se formou no século XIX, na França, prediz. Isso porque as artes próprias do Movimento Impressionista apresentam como uma de suas principais características a realização de efeitos de luz e também efeitos ao ar livre, o que não são características encontradas nas obras de Edgar Degas. Na realidade, essa escola surgiu a partir da união de alguns pintores, principalmente, e artistas de outros âmbitos, que não conseguiam fazer sucesso se enquadrando nas academias e estilos da época e, justamente por isso, resolveram criar a sua própria escola. Junto com Edgar Degas também havia Camille Pissaro, Mary Cassatt, August Renoir, Claude Monet, Paul Cézanne, Alfred Sisley, além de Berthe Morisot também.

O fato de Edgar Degas não seguir os parâmetros da arte Impressionista de maneira fidedigna, faz com que ele seja um dos artistas que mais geram discussões e debates quando o assunto são as escolas de arte e literárias, por historiadores e artistas em todo o mundo.

Durante sua carreira ele realizou diversas viagens pelo mundo, não só com a finalidade de explorar e aprender sobre as artes de outros lugares, mas também para atender a clientela de outras cidades e países. Na Itália, por exemplo, ele viveu por cerca de três anos e foi onde acabou realizando uma de suas principais obras que é o “Retrato da Família Bellelli”, que é um quadro sobre uma família que pertencia à aristocracia italiana e que atualmente se encontra no Museu de Orsay, em Paris, na França.

Ao retornar para a França, acabou sofrendo influências do Naturalismo e desenvolveu isso produzindo a obra “O Absinto” que, na verdade, retrata vícios e alguns costumes da sociedade parisiense da época. Já na obra “A Bailarina”, Edgar Degas expressa uma beleza efêmera, passageira e fugidia que existe na dança, de acordo com o que ele pensava, o que se aproxima com algumas características típicas do Impressionismo. Além dessas, há, ainda, diversas obras famosas desse pintor, como “A aula de dança” que, atualmente, assim como o “Retrato da Família Bellelli”, também se encontra no Museu de Orsay, em Paris, na França. Já o quadro “Cavalos de Corrida numa Paisagem, que foi pintado no ano de 1894, se encontra no Museu de Thysssen-Bornemisza, que se situa na cidade de Madri, na Espanha.

Um quadro que tem como título “A banheira”, é um dos mais importantes quadros de Degas, uma vez que ele provavelmente teve que ter tido inúmeras inspirações para a sua criação, visto que além do jogo de cores que existe no quadro, há, ainda, uma atração clara com relação ao corpo feminino e que faz parte da série “Mulheres no seu toillete”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *