Tupinambás

Os Tupinambás foram o primeiro povo indígena encontrado no litoral sudeste brasileiro, e a própria palavra “tupinambá” significa algo como “o primeiro”.

Hoje em dia os integrantes desta tribo vivem lutando para ter suas terras reconhecidas em uma reserva ambiental.

Existem cerca de 4 mil índios tupinambás atualmente. No litoral baiano existe a aldeia de Sapucareieira, que faz parte de um conjunto de 12 aldeias indígenas existentes na região.

Os tupinambás não possuem mais terra para cultivo, e por isso estão lutando pela demarcação da reserva. No entanto traços típicos da cultura indígena como a dança, a culinária, o artesanato e outros legados culturais ainda são mantidos vivos pelos índios tupinambás.

O vídeo mostra entrevistas e informações sobre a demarcação prevista pela FUNAI, que ainda não ocorreu e que está sendo cobrada pelos índios pois estes são pressionados por fazendeiros e outros poderes locais a negar sua procedência indígena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *