De autoria de Nassim Nicholas Taleb, o livro “A lógica do cisne negro” aborda temas como dúvidas, incertezas, sorte, diante de nossas reações quando fatos inesperados ocorrem. Além de escritor, Nassim Nicholas Taleb é professor na Universidade de Massachusetts e presidente de uma empresa em Nova York.
Sinopse
O livro A Lógica do Cisne Negro tem esse título devido a uma analogia feita pelo autor, em referência a uma crença que existiu até o ano de 1697 na Europa, quando se acreditava que existiam somente cisnes brancos, nesse ano foi avistado o primeiro cisne negro no continente, mais precisamente na Austrália.
O livro definido pelo próprio autor, diz respeito sobre um acontecimento improvável, mas que quando acontece, as pessoas buscam uma explicação para ele, tentando o tornar previsível.
O autor fala sobre como é impossível antecipar e prever o futuro, pois as coisas que conhecemos são infinitamente menores que as coisas que não conhecemos. O livro também descreve como as pessoas devem lidar com situações inesperadas, pois o mundo é imprevisível, e então essas situações devem ser aceitas. Um dos exemplos usados pelo autor é o atentado de 11 de setembro ao World Trade Center, ele descreve tal evento como os cisnes negros.
Para o autor há três características principais: o fato é imprevisível, irá causar um impacto enorme e quando ele ocorre acabam surgindo diversas explicações para tentar explicar o que até então era aleatório. Não há consciência desses eventos, pois os seres humanos estão previamente programados para aprender as coisas especificas já existentes e não descobrir coisas novas, e por fim, as pessoas que imaginam o impossível normalmente não tem muita credibilidade.
Sobre o Autor
O autor, Nassim Nicholas Taleb, nasceu no ano de 1960, em Amioun. Além de autor ele é ensaísta, analista de riscos, matemático e estatístico. Ele reside nos Estados Unidos, Líbano e Reino Unido.
Ele é um megainvestidor do mercado financeiro nos Estados Unidos, é professora do Instituto Politécnico da Universidade de Nova Iorque, possui uma empresa de investimentos e atua como conselheiro do grupo Universa. Ele é fluente em inglês, árabe clássico, francês, latim e aramaico.
Todos seus livros tratam sobre incertezas e eventos imprevisíveis, chamando todos esses eventos de cisnes negros. Ele conseguiu sua fortuna com o crash de 1987 e crises posteriores.
Mais Detalhes Sobre O Livro a Lógica Do Cisne Negro
Esse livro consegue ajudar o leitor a entender melhor como evitar cair em armadilhas racionais, e como lidar com eventos inesperados, tentando explicar como são as situações imprevisíveis e como tirar proveito delas. O autor expõe que o julgamento dos seres humanos está comprometido, tentando explicar algo que aconteceu com uma história fácil que pode ser repetida depois. O desafio proposto pelo livro é que as pessoas consigam entender que são ignorantes perante diversos assuntos, e que ela deve ser usada diante de situações imprevisíveis.
O livro possui 468 páginas e foi publicado pela editora Best Seller, no Brasil a primeira publicação aconteceu em 2008, e nos Estados Unidos no ano de 2007.
A Armadilha Lógica Dos Cisnes Negros
Os eventos definidos como “cisnes negros” são raros, porém extremamente impactantes na sociedade. Tais eventos podem ser explicados, porém, não podem ser previstos somente analisando dados passados. Mesmo definidos como eventos raros, eles ocorrem com frequência em qualidades diferentes.
As pessoas tendem a ignorar os eventos, pois as pessoas subestimam a ignorância. Mas como é isso? Bom, sabemos por lógica que não temos conhecimento sobre vários assuntos, mas isso é na maioria das vezes ignorado pelos seres humanos, pois o fato de não conhecer tudo faz com que as pessoas se sintam mal consigo mesmo. O conhecimento humano está em constante evolução, por isso, não faz sentido acreditar e aprofundar somente naquilo que já conhecemos, pois isso torna as pessoas cegas para o que não se conhece.
Qual É O Impacto Dos “Cisnes Negros”?
Esses eventos causam transformações cognitivas, podendo ser pequenas ou enormes (como uma crise política). Não existe somente uma forma de impacto, ele pode impactar poucas pessoas de maneira profunda, muitas pessoas de maneira indireta, e ainda deixar pessoas ilesas.
A informação é um meio de se precaver do impacto negativo dos eventos imprevisíveis. As informações podem ser de qualquer tipo, pois quanto mais informado somos, a probabilidade do impacto dos cisnes negros em nossa vida é menor.
Além do evento de 11 de setembro, têm se outros exemplos no livro. Um deles foi a proposta de Nicolau Copérnico no século XV, quando foi apontado por ele que a terra não era o centro do universo, nessa época ele desafiou a religião, e isso impactou de forma extremamente significativa toda a sociedade, sendo esse um evento “cisne negro” de transformação e impacto massivo na sociedade.
O Que São Eventos Improváveis?
A definição dada pelo autor Nassim Taleb é dividida em duas áreas. Para ele existe o conhecimento humano em duas áreas da aleatoriedade, que seriam dois grupos dos efeitos da improbabilidade em nossa vida.
A primeira área é chamada de Mediocristão, essa é uma “terra” onde as médias são regra. Nessa definição existe uma grande quantidade de dados disponíveis, que não tem limites de mínimo ou máximo, com esse grande fluxo de dados não há nenhum fato isolado que mude o modelo. Para compreender melhor: as informações mediocristão são, por exemplo, o peso, altura, ou seja, características físicas. Essas características não são escaláveis, pois existem limitações para elas, por isso, esses eventos podem ter previsões relativas.
A segunda área é chamada de Extremistão, e nela residem os extremos, pois as informações são desproporcionais, por isso, uma pequena observação pode mudar todas as observações já feitas. Compreende o lado não físico, coisas que são abstratas. Para entender melhor, alguns exemplos são: mortes em ataques terroristas, taxas de inflação, vendas de livros, dentre outros. Esses são itens que podem ser escaláveis, por isso, analisar a média nem sempre irá refletir a realidade dos dados, já que pode haver um dado que destoe dos demais.
A grande maioria dos “Cisnes Negros” ocorre em cenários de extremistão, são eventos relativos, que podem ser surpresa para algumas pessoas, mas podem ser previsíveis para outras. Para o autor a maior parte de nossa vida ocorre em situações no “reino” do extremistão.