Ayn Rand

Ayn Rand ou como é o seu nome de nascença Alisa Zinov’yevna Rozenbaum, nasceu na Rússia no dia 2 de fevereiro do ano de 1905, ela nasceu na cidade de São Petersburgo, em uma Rússia que ainda era comandada pelo governo dos czars da dinastia Romanof, czar é como se chama os reis na Rússia. Apesar de ter nascido nessa época, em sua juventude ela pegou toda a revolução, todo o período e as transformações da famosa revolução comunista russa, inclusive os primeiros anos do governo bolchevique.

Desse período de sua vida, ela tirou ensinamentos que levaria para a vida toda e que se refletiria em toda a sua obra, sua filosofia e todo o seu trabalho até o fim da sua vida. Por causa da revolução ela viu sua família perder tudo, os bens, o comércio e outras posses de seus familiares foram confiscados e eles até mesmo abandonaram a sua cidade, em busca de um local mais tranquilo e seguro para viver, por tudo que passou Ayn ou Alisa, passou o resto de sua vida detestando o sistema instaurado em seu país natal.

Ayn como já dito, é russa de nascença, mas a sua família tem origem judaica, ela pertence à uma comunidade de judeus, que por sua vez não eram tão bem vistos na Rússia, principalmente com o crescimento do sentimento de nacionalidade. Um dos líderes da revolução russa, Leon Trotsky era também judeu e por isso ele também sofreu certos tipos de preconceito durante sua ascensão.

Ayn permaneceu na Rússia até o ano de 1931, portanto, ela vivenciou muitos períodos diferentes ao longo de sua vida por lá, ela viveu o império cazrista Romanof, ela viveu a República russa que durou apenas alguns anos, ela viveu a república socialista russa e por fim pegou os primeiros anos da polemica União Soviética.

Ayn Rand

Ayn Rand

Durante a sua juventude na Rússia, apesar das muitas adversidades que tanto ela, quanto sua família viveram Ayn nunca, nem por um momento deixou seus estudos de lado, ela terminou os estudos do ensino médio, ele frequentou a Universidade de São Petersburgo e ainda outras instituições de ensino superior.

Nos seus estudos ela investiu na área da filosofia, das artes cênicas, das artes cinematográficas, da sociologia, ela estudou muito, descobriu muito renomados autores, ela se aprofundou, se tornou uma intelectual, uma escritora, uma filosofa, uma artista e assim foi cada vez mais definindo a sua personalidade e mostrando a todas as pessoas qual o seu papel neste mundo. Ela construiu uma personalidade e uma opinião própria em meio ao caos da Rússia no tempo em que viveu lá, apesar da imposição de ideias que acontecia nessa época, ela se manteve firme aos seus ideais e conseguiu criar um caminho individual e único.

Quando saiu da Rússia Ayn foi justamente em direção aos Estados Unidos, o completo oposto da Rússia naquela época, lá ela foi acolhida e construiu uma nova vida, o país foi a sua casa e o seu lar até o fim de sua vida. Ela morreu na cidade de Nova York nos EUA, no dia 6 do mês de março de 1982, ela viveu mais de 70 anos de vida, deixou grandes obras e um estilo de filosofia único.

Carreira

Ela lançou vários livros ao longo de sua carreira, a seguir estão os títulos deles:

  • Night of January 16th
  • We the Living
  • Anthem
  • The Fountainhead
  • Atlas Shrugged
  • For the New Intellectual
  • The Virtue of Selfishnes, escrito junto com o escritor Nathanael Branden
  • Capitalism: The Unknown Ideal, escrito junto com o escritor Nathanael Branden
  • Introduction to Objectivist Epistemology
  • The Romantic Manifesto
  • Return of the Primitive: The Anti-Industrial Revolution
  • Philosophy: Who Needs It

Entre eles, o livro que lhe lançou à fama foi o The Fountainhead, lançado já nos Estados Unidos da América no ano de 1949. Um dos pontos mais importantes sobre a sua vida como personalidade e como filosofa foi uma nova área da filosofia que ela criou, essa nova área que foi muito criticada no início e que até hoje tem as suas controvérsias chama-se objetivismo.

Ela foi lançando a sua nova e inédita filosofia muito através de seus livros, inclusive pelo seu livro que lhe concedeu a fama mencionado anteriormente. No entanto, mais do meio para o fim de sua vida Ayn passou a sentir uma necessidade de ser mais clara quanto aos pormenores de sua nova filosofia, então ela foi lançando textos e manifestos para explicar mais detalhadamente como se aplicaria a sua nova filosofia em algumas diferentes áreas, são elas a metafísica, a ética humana, a área política, a área estética e a área da filosofia cientifica, que é também conhecida pelo termo epistemologia.

Ayn Rand Com Cigarro no Dedo

Ayn Rand Com Cigarro no Dedo

Há alguns princípios sobre o objetivismo que podem ser citados aqui para um maior entendimento da questão. Um ponto é que essa filosofia afirma que devemos nos ater a realidade pura e verdadeira, a realidade objetiva, não o ponto de vista de cada pessoa, mas a realidade que existe apesar do ponto de vista de cada pessoa, a realidade que independe da mente de quem observa alguma situação.

Ayn argumenta que todo mundo está em contato com a realidade objetiva, no entanto, as pessoas são muito influenciadas pelas suas próprias emoções e pensamentos, dessa a realidade nua e crua é modificada muitas vezes pelos indivíduos que as olham carregados de opiniões pessoais.

A intenção através da moral da existência é a busca da felicidade individual que pode levar ao egoísmo racional e essa busca egoísta só pode ser contemplada a partir de um sistema econômico que é o sistema capitalista no modelo liberalista.

Ela ainda cita muito o papel da arte na vida das pessoas e da sociedade, ela diz que a arte capta coisas que estão na esfera metafisica e as transforma em algo palpável, algo que quando interpretado por outro ser humano gera estímulos emocionais.

Há ainda muitos outros pontos sobre toda a sua obra que poderiam ser citados, no entanto, essas são os princípios básicos, os mais abordados e os mais importantes. Ayan viveu uma vida plena e da maneira que queria, ela até o fim de seus dias continuou a detestar o sistema comunista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filósofos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *