A Europa durante o século XVIII, na região do Peloponeso, situado na Grécia antiga conhecida como Arcádia, criou a escola “Arcadismo”, que nada mais é que uma escola literária, podendo também ser chamada de neoclassicismo ou de setecentismo. Essa escola tinha como fundamento a exaltação poética.
Uma das principais características também da escola era a importância que gerava em torno da natureza. Quer dizer tudo que estava relacionado a ela, sendo assim todos os poetas ligados ao arcadismo adotavam nomes diferenciados ligados aos pastores latinos ou gregos e ainda com o som bem ritmado, oferecendo muita beleza ao declamar.
Genuinamente no século XVIII, os burgueses não viam mais com naturalidade o corrompimento da sociedade, criticando expressamente os abusos que eram praticados pelos nobres e o clero do regime antigo, com todas polêmicas o descrédito para com a teologia foi inevitável e os critérios burgueses seguem a frente se alastrando em meio a sociedade.
E para obter uma linha mais simplificada de literatura, o Arcadismo instala-se com força total deixando de lado todo excesso arrocho, difundido até então, colocando em prática a expressão “cortar o inútil”, onde tudo era voltado ao simples, inclusive os temas abordados eram totalmente simplificados e de muita clareza às pessoas, eram temas como a morte, o casamento, o amor e a solidão.
Foi então que autores resolvem dar importância aos clássicos da antiguidade, que eram os renascentistas e os greco-latinos, na qual todos também conhecem este movimento como sendo “neoclássico”. Eles tinham crenças de que toda a arte era o resumo de toda a natureza que nos envolve, contudo utilizavam a “mitologia pagã” e ainda mais as frases latinas.
Algumas características de grande importância para o Arcadismo são: valorizam muito toda vida no campo; criticam os absurdos vividos nas cidades; em seus textos tem que haver objetividade; criam a mulher ideal a ser amada; desvalorizam radicalmente o inútil; gostam de descrever lugares agradáveis; os poetas não seguem o que realmente sentem, mas seguem as regras da poesia clássica e valorizar sempre as coisas cotidianas cedidas através da razão.
No Brasil, em 1768, dá-se a criação da “Arcádia Ultramarina”. Foi então que o arcadismo deu seu inicio no Brasil, precisamente em Vila Rica, com obras poéticas de “Claudio Manuel da Costa”. Portanto, nasce a “geração literária brasileira” bem diferenciada das arcádias europeias.
Por ser Vila Rica o centro econômico do país mais valorizado devido à mineração e saindo da colônia portuguesa instalada em Vila Rica, o chamado movimento nativista, dá-se inicio a tentativa frustrante da Inconfidência Mineira, tentando libertar as províncias de Minas do domínio dos portugueses. O inicio desta politização deu-se através do movimento que foi idealizado pelos poetas árcades brasileiros.