As esculturas de açúcar já sugerem de que são feitas, de um dos ingredientes que atualmente consta na lista dos “vilões da alimentação saudável”. O açúcar que atualmente serve para tanta coisa, até mesmo para criar esculturas, até o século XVIII era única e exclusivamente usado para fazer remédios com efeito calmante. Não tem a “história” do “tome um copo de água com açúcar” para relaxar. Bem por aí.
A exploração do cultivo de cana-de-açúcar começou no Novo Mundo, nas colônias criadas pelos europeus. Nesta época, a iguaria era um artigo raríssimo. Os europeus tinham que buscá-lo na Índia. Mas, o primeiro lugar em que ficou conhecido e caiu no gosto da população foi no mundo árabe. Até o século XVIII quando o açúcar era servido representava prestígio e riqueza.
As esculturas de açúcar não são uma novidade do mundo moderno, como pode parecer. Com a queda da Bastilha, nas festas da alta nobreza era possível apreciar o açúcar dando vida a esculturas. O objetivo não era somente decorativo, mas de destacar o poder de quem oferecia aquela festa.
O produto só tornou-se popular quando o cultivo da cana-de-açúcar se expandiu. Atravessou o oceano, vindo parar nas colônias da América Latina e também no Caribe. Neste ponto da história entra o Brasil, que passou a ser o maior fornecedor de açúcar.
Depois da sua popularização é que o açúcar pode ser apreciado de outras formas. Sendo usado para fazer conservas com frutas, para deixar as bebidas doces, como tempero para algumas receitas, quando era usado a pitadas.
Nos dias de hoje, o açúcar é mais do que popular, ao mesmo tempo que existe uma resistência ao seu uso por parte de quem busca uma alimentação saudável. Tudo em excesso, não tem como não fazer mal e sendo um ingrediente muito presente na vida das pessoas acabou se tornando um grande vilão. Porém, tem gente que prefere aproveitar o açúcar para fazer a própria arte e não estamos falando de deliciosos bolos ou doces, mas das esculturas de açúcar.
Confeitaria e Esculturas de Açúcar
A confeitaria deixou de ser somente uma profissão e passou a ser também uma forma de expressar arte. São muitos os eventos promovidos o Brasil e fora para que confeiteiros criem doces que são verdadeiras obras de arte. Nesta onda de fazer coisas lindas de comer, mas também de admirar, temos as esculturas de açúcar. Como vimos anteriormente, não se trata de uma novidade do mundo moderno.
Quem gosta de criar com açúcar não pode se limitar a somente ser um bom confeiteiro e entender muito de doces e bolos, é muito importante que também saiba como fazer objetos interessantes. A consistência do açúcar e a forma com que ele é trabalho permite que seja possível criar peças esculturais, de forma que fique firme. De objetos pequenos a grandes, tudo é possível fazendo “tijolos” de açúcar.
A escultura de açúcar pode ser tão somente um objeto para ser admirado ou como pode fazer parte do acabamento de um bolo. Fazer toda a parte de cima, com desenhos e objetos, que servirá como decoração, mas que poderá ser consumido depois. Nisso, o mundo da confeitaria ajuda muito, oferecendo muitos produtos para dar cor e textura no açúcar.
As esculturas de açúcar se tornaram tão populares no mundo todo, que no Brasil, por exemplo, o SENAI oferece um curso para qualificar pessoas interessadas neste tipo de trabalho artesanal. Os cursos podem durar entre 160 a 300 horas e costuma ser dividido em diversos níveis. Antes de ser bom em fazer esculturas de açúcar é necessário ser um bom confeiteiro.
Na Inglaterra Esculturas de Açúcar Viram Atração de Museu
Recentemente, para comemorar o aniversário de um museu na Inglaterra, um artista inglês resolveu fazer esculturas usando somente açúcar. Apesar de não ser nenhuma novidade, as esculturas de açúcar, feitas com aqueles cubinhos que os ingleses usam para adoçar as bebidas, fizeram o maior sucesso.
A arte de Chris Naylor pode ser vista no “Museu of London Docklands” e para homenagear a cidade, o artista criou as esculturas dos seus pontos preferidos da cidade de Londres.Com muita criatividade e paciência, ele foi construindo com um cubo sobre cubo de açúcar, pontos importantes da cidade.
A ideia é bem mais criativa do que parece se dermos uma olhada na história. Na verdade, o lugar que atualmente abriga o Museu of London Docklands já muito tempo atrás era um depósito para guardar açúcar, rum e café. Foi então, dessa informação, que Chris extraiu a sua inspiração.
Se o inglês preferiu fazer as suas esculturas usando cubos de açúcar, outros artistas ou confeiteiros preferem usar o açúcar refinado mesmo, criando as famosas pastas, aquelas que são usadas na cobertura de bolos, principalmente os de casamento. A consistência das pastas feitas de açúcar e dependendo do tamanho e da forma da escultura, uma base (que fica escondida) dá para fazer muita coisa bacana.
Mas, não é somente com açúcar branco, cubos ou pasta que se faz esculturas, um pouco menos comum, ideia de um chinês, que fez peças incríveis com caramelo. Aquela “velha fórmula” de colocar o açúcar no fogo e deixar formar um caramelo, que quando em contato com a superfície fria, de preferência mármore para não grudar, endurece. Pois foi usando esse método, que um chinês conseguiu trabalhar peças e fez esculturas incríveis de açúcar. Para ficar ainda mais interessante o trabalho, ele usou colorante para dar mais realismo e diferenciar cada um dos objetos criados.
Como dá para ver tem muita coisa legal que pode ser feita com açúcar, mesmo que por uma questão de alimentação saudável, ele saia do seu armário ou entre em menor quantidade. Você pode começar só por curiosidade, como brincadeira em casa, ou pode procurar um curso de confeiteiro cuja especialização seja em fazer esculturas de açúcar. Se gostar mesmo da “brincadeira” pode ir pensando em participar de um dos vários concursos de escultura de açúcar que acontecem no Brasil.
Imagina que maravilha encontrar uma bela escultura em cima da mesa e saber que ela é totalmente comestível? Na verdade as esculturas de açúcar não são feitas especificamente para isso, mas nada impede de algum doce interessante ser utilizado na confecção de uma escultura e consequentemente ela acabar virando um alimento.
Já foi realizada até mesmo uma feira, mostrando diversos trabalhos feitos apenas com o açúcar. Esta é sem dúvida uma maneira diferente de colocar os talentos de um escultor para fora, mas não deixa de ser extremamente atraente, principalmente por mexer com a curiosidade das pessoas interessadas em arte. Veja abaixo algumas esculturas feitas de açúcar e outros doces:
legal isso e deve ser bem gostoso