Niccolò dell’Abbate

Niccolò dell ‘Abate conhecido como Niccolò foi um grande pintor e também decorador Italiano que fez com que a Renascença fosse introduzida na arte da França. Não se sabe ao certo sua data de nascimento falam em algo entre 1509 e 1512 em Modena e faleceu no ano de 1571.

Biografia

Estudou em estúdio com os pintores Garofalo, Ferrarese e Dosso Dossi e adorava pintar quadros que mostrassem a mitologia. No ano de 1547, se mudou para Bolonha e passou a pintar paisagens de caça e cortes mais elaboradas para o lado aristocrata.  No ano de 1552, foi morar na França e lá foi trabalhar no “Royal Château de Fontainebleau” passando a ser membro da equipe de decoração que era comandada por Francesco Primaticcio. Fez inúmeras pinturas por encomendas e trabalhou duro no teto de uma capela onde fez afrescos. Seus desenhos eram traçados com delicadeza e ficavam muito elegantes.

Atualmente restaram-se muito poucos de suas obras, mas as que ainda existem então no museu Louvre que possui uma linda coleção do artista. As suas principais obras são “Nascimento de Cristo”, e “Adoração dos Magos”.

Junto de Francesco Primaticcio ele fundou a Escola de Fontainebleu. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela:

A Escola de Fontainebleau

Essa escola faz referencia a dos períodos de produção artística francesa, durante o final do período da renascença. O centro da produção era Châteuau de Fontainebleau.

A primeira escola teve início no ano de 1531, tendo como seus principais artistas Rosso Fiorentino, Francesco Primaticcio, Niccolò Primaticcio e François Clouet. A segunda escola teve início no ano de 1594 e teve como seu principal artista Toussaint Dubreuil.

Escola de Fontainebleau

Escola de Fontainebleau

A história da escola tem início com Rosso Fiorentino, que perdeu todos os seus bens durante o saque de Roma no ano de 1527, então foi convidado por Francisco I a viajar para a França. No ano de 1531 ele começou uma grande reforma no Château de Fontainebleu, e no ano seguinte se juntou a ele Francesco Primaticcio, alguns anos depois, em 1540, Rosso morreu, e então Niccolò se junta a Primaticcio para continuar os trabalhos.

As obras durante a Primeira Escola possuem diversas figuras mitológicas e são muito alegóricas, mostrando figuras elegantes com influência na forma de pintar de grandes artistas, como Parmigianino, Michelangelo e Rafael. Além das pinturas, também foram feitas cópias de estátuas romanas clássicas.

O estilo dessa Escola é considerado maneirista e foi um grande influenciador de diversos artistas e escultores franceses, como François Clouet, Jean Goujon, Jean Clouet e Germain Pilon.

Análise De Uma Das Obras De Niccolò Dell’Abbate: “Rapto De Perséfone”

Rapto De Perséfone

Rapto De Perséfone

Essa obra retrata um acontecimento da mitologia grega, onde a filha de Zeus, Perséfone, que era deusa das ervas, frutos, flores e perfumes, é raptada pelo seu tio Hades, que era deus do mundo inferior, enquanto ela brincava com as ninfas em um bosque. Hades a raptou para que eles se cassassem.

Na pintura é possível ver Hades, com um manto vermelho, tirando Perséfone do meio das ninfas, enquanto essas tentam impedir ele de levar ela. Perséfone claramente está lutando contra aquele ato, porém, sem muito sucesso.

Essa é uma pintura de óleo sobre tela, com dimensões de 196×216 cm, não se sabe corretamente a data de sua criação. Ela encontra-se atualmente no Museu do Louvre.

Outras Obras:

  • “Caça ao veado”;
  • Chaminé de mama”;
  • “A violação de Proserpina”;
  • “O Continence de Scipio”;
  • “A conversão de São Paulo”;
  • Um concerto de três Senhoras”;
  • “Reunião de Charles V”;
  • “A morte de Eurydice”;
  • “Orfeu e Eurídice”;
  • “Retrato de um cavalheiro”;
  • “Cabeça de uma mulher”;
  • “Vênus sentada”.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *