As ciências médicas se tratam das áreas de atuação relacionadas à saúde e a cura de doenças, por esse motivo muitas vezes esse ramo também é conhecido por ciências da saúde ou ciências de saúde pública, para o caso do atendimento aberto destinado à população em geral.
Falando em um campo mais amplo as ciências médicas incluem quase todas as áreas relacionadas à vida e saúde humana, em todos os seus campos de atuação e suas extensões. Uma outra denominação para as ciências médicas é apenas a palavra medicina, ou seja, quem faz o curso de medicina está investindo em ser um profissional que atua nas áreas de ciências médicas, mas não se resume somente a isso, uma vez que a medicina está dentro das ciências médicas, mas as ciências médicas não estão dentro da medicina.
Usar apenas a denominação de medicina para definir o termo ciências médicas pode ser um pouco perigoso uma vez que esse termo abrange outras áreas e não se restringe apenas ao campo de atuação dos profissionais médicos. As ciências médicas também incluem os cursos de fisioterapia, nutrição, psicologia, biologia, medicina veterinária (pois essa área também cuida e trata da saúde animal), a enfermagem, a educação física, a odontologia, a terapia ocupacional, etc.
Muitas pessoas dividem o trabalho dos profissionais de ciências médicas em dois pontos de atuação, são eles a determinação de diagnóstico e a determinação de tratamento, no caso do diagnóstico, o trabalho consiste em levantamento de hipóteses, sondagens, trabalho em equipe, exames e muita investigação, principalmente nos casos mais sérios. Já a fase de tratamento consiste muito mais na receita médica e no tratamento para cura, o que envolve acompanhamento do profissional e uma rotina especificada.
No Brasil muitas dessas áreas são estudadas separadamente, com exceção da faculdade de medicina, a qual você cursa por alguns anos, ou seja, por um período de tempo definido que geralmente é de 6 anos e então após esse tempo, você escolhe qual a área de especialização, alguns exemplos nesse caso são a área de ginecologia, a área de dermatologia, a área de ortopedia, a área de endocrinologia, etc.
Em alguns outros países todas as ciências médicas têm a mesma base de estudos, ou seja, os primeiros anos da universidade são os mesmos independente da especialização que você desejar seguir depois, isso faz com que o ensino seja mais padronizado na sua base e ao mesmo tempo seja mais focado nas especificações da área escolhida por você.
Áreas de Atuação
Como já foi citado acima, muitas são as áreas que são englobadas pelo termo ciências médicas, dessa forma foram expostas também quais são essas áreas, no entanto, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas quanto ao trabalho de uma área ou outra e por esse motivo a seguir vamos falar com um pouco mais de detalhes, as especificidades de alguns campos dentro das ciências médicas, obviamente não será possível tratar de todas as especialidades aqui, mas vamos citar algumas que costumam despertar muitas dúvidas nas pessoas.
Pediatria
A pediatria é a área que lida com a saúde das crianças e suas doenças, muitas pessoas não entendem porque as crianças precisam de um médico especifico para cuidar apenas delas e de suas questões, mas o ponto é que durante o crescimento e desenvolvimento da criança, há muitos pontos específicos que devem ser observados, tais como as vitaminas necessárias, alimentação indicada, a introdução de exercícios e de hábitos saudáveis na vida das crianças.
Outras questões sobre as quais o profissional pediatra está apto a atuar é a questão do aleitamento materno e seus desdobramentos, as vacinas necessárias e indicadas para as crianças, além do que hoje uma atuação que tem ganhado cada vez mais espaço dentro da pediatria diz respeito à prevenção de doenças futuras, muitos profissionais pediatras tem atuado desde cedo para melhorar a saúde das crianças, não apenas curando as suas doenças, mas melhorando a sua probabilidade de boa saúde ao longo do seu período de vida.
Geriatria
A geriatria é a área de atuação da medicina que lida com as questões de saúde dos idosos ou de pessoas em idades mais avançadas, esses médicos se dedicam à estudar o funcionamento corpo em idades avançadas, assim como o desempenho das suas capacidades, como também as funções do organismo de uma pessoa mais velha, etc. O profissional geriatra ele estuda com mais intensidade as doenças que costumam acarretar pessoas idosas, como trata-las, estudam também as sensibilidades e condições que chegam com a idade.
Endocrinologia
O endocrinologista é um tipo de médico que até pouco tempo não era tão conhecido pela população, pelo menos não pela população brasileira. Esse nome, essa determinação veio crescendo muito nos últimos anos e tem se tornado mais popular, no entanto, não é ainda tão disseminado como outras áreas médicas, tais como a ginecologia e a ortopedia por exemplo.
De fato, o que faz o profissional que se especializa em endocrinologia? Esse médico estuda todo o sistema endócrino do nosso corpo humano, assim como as nossas secreções fisiológicas (ou secreções especificas). Na linguagem popular vamos dizer que um endócrino cuida dos campos de doenças como a diabetes, doenças relacionadas à tireoide, doenças e alterações de menstruação, problemas e a doença de obesidade, assim como muitas outras enfermidades.
A endocrinologia é uma das áreas que mais cresce no Brasil e em todo o mundo, uma vez que os problemas que são tratados por esses profissionais também vêm crescendo, um exemplo disso é o grande número de pessoas obesas que existem atualmente, número muito maior do que o que era registrado há algumas décadas atrás e esse é apenas um caso, mas há muitas outras doenças que vem crescendo em porcentagem nos últimos tempos.
Profissionais Das Ciências Médicas
Os atuantes dentro da área das ciências médicas normalmente são conhecidos por terem boas remunerações, principalmente aqueles que se formam dentro do curso de medicina, uma vez que o pagamento por procedimentos de saúde é bem alto, por muito tempo essa tem sido uma realidade, de que quem faz medicina, uma vez formado sempre terá um bom salário.
Quanto à outras modalidades, ainda que não sejam tão promissoras e certas como a medicina em si, também se mostram muito interessantes no quesito remuneração, uma vez que todos os dias há pessoas precisando de profissionais de saúde. Não devemos esquecer também que algumas pessoas ainda optam por profissões acadêmicas e acabam se dedicando muito mais ao ensino, do que a pratica da profissão.