A mente humana é realmente um mistério. O cérebro humano, a mais complexa máquina criada pela natureza, é algo que vem desafiando o homem desde o seu surgimento. Além de comandar as funções principais de nosso corpo, como respiração, circulação do sangue, movimentos, fala, é no cérebro onde se formam os pensamentos e o comportamento do indivíduo. Para estudar o complexo comportamento humano, foi criada uma ciência exclusivamente para este fim: a Psicologia. Essa ciência começou a se desenvolver desde a Antiguidade, através dos primeiros filósofos, que tinha interesse em conhecer um pouco mais do intrigante comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Ao longo dos anos, a Psicologia cresceu e evoluiu, com diversas correntes doutrinárias, buscando entender o porquê de determinado comportamento de cada indivíduo. Com isso, passaram a ser desenvolvidas diversas terapias para pessoas com problemas comportamentais, podem ter excelentes resultados com o tratamento psicológico. Problemas emocionais, como: Síndrome do Pânico; Depressão; Transtorno Bipolar; Stress; Fobias; Distúrbios da Sexualidade; Transtorno Obsessivo Compulsivo (O famoso “TOC”); Distúrbios do Sono; Obesidade Psicogênica; Ansiedade Generalizada; e o esgotamento decorrente de um trabalho estressante, chamado de “Síndrome de Burnout” podem ser amenizados e controlados com tratamentos psicológicos, como a Psicoterapia Cognitiva.
A Psicoterapia Cognitiva é um dos ramos da Psicologia, que procura tratar os pacientes com problemas emocionais com Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC), que têm como objetivo fazer com que o paciente tenha uma mudança ativa dos pensamentos que provocam o seu sofrimento, para que possam encarar a vida de uma forma mais realista. A TCC procura fazer o diagnóstico específico do problema comportamental, analisando caso a caso, bem como as particularidades de cada um, para que possam elaborar uma terapia adequada para combatê-lo, fazendo com que o indivíduo tenha uma vida normal.
Além disso, ajuda a libertar o paciente de pensamentos “automáticos”, que costumam interferir na sua forma de pensar sobre os fatos e administrar sua vida. Dessa forma, poderá pensar de diferentes maneiras, ficando mais dono de si. No caso de transtornos emocionais, como esquizofrenia e depressão, a TCC costuma incluir a soma das terapias cognitivas com a terapia comportamental, bem como a utilização de medicação, prescrita por um médico psiquiatra. Vale ressaltar que esse tipo de terapia pode ser eficaz até mesmo nos casos de obesidade emocional, ou seja, aquela em que a pessoa que até então estava com o seu peso adequado, passa a comer compulsivamente devido a problemas psicológicos, um dos fatores mais comuns do excesso de peso.
Na cidade de Curitiba, uma das capitais mais populosas do Brasil, existem muitos profissionais que oferecem a Terapia Cognitiva em seus consultórios. No sofisticado bairro do Batel, por exemplo, a Psicóloga Maria Cristina Delattre (CRP 08/4151), é formada há mais de 20 anos em Psicologia pela UFPR e é uma das integrantes da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva. A psicóloga possui um site para contato, que informa o telefone e endereço de seu consultório na capital paranaense: sites.google.com/site/mariacristinadelattre/
Outro site bem completo que informa telefones e endereços de Psicólogos em Curitiba é o Paraná Empresas: www.paranaempresas.com.br/action/CategoryMainAction?q=Clinicas_de_Psicologia&method=loadCompanies&id=417