Esculturas em Gesso

As esculturas em gesso podem ficar muito bonitas desde que a pessoa que as confecciona saiba como manejar bem esse material. Se você gosta de arte com certeza vai achar interessante conhecer mais sobre o processo de confecção dessas estátuas. Pensando nisso vamos comentar um pouco mais sobre o passo a passo de como fazer estátuas de gesso.

Técnica Artesanal

A seguir vamos dar dicas de como aumentar os seus conhecimentos a respeito dessa técnica artesanal. Saiba que com essa técnica é possível criar uma grande variedade de esculturas variadas para deixar a sua casa mais bonita. Também pode ser uma boa maneira de criar um presente personalizado.

Trabalhar com gesso para fazer as suas esculturas pode trazer resultados bem interessantes uma vez que se trata de um material fácil de manusear. As crianças podem te ajudar a fazer as esculturas de maneira a criar uma diversão sem igual para os pequenos.

Como Fazer Esculturas em Gesso

Materiais Necessários

  • Rolhas de vinho
  • Pregos
  • 1 pedaço de gesso (uma placa pequena é o suficiente)
  • 1 pedaço de papel vegetal
  • 1 lápis de desenho fácil
  • Estilete ou faca (escolha a ferramenta com que você se dê melhor)
  • Argila

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa que você deve fazer é desenhar um ramo no papel vegetal. Na sequência você deverá virar a sua folha vegetal ao contrário e então riscar com o lápis sobre a placa de gesso.

Passo 2 – Assim que levantar o papel vegetal você perceberá que a pintura foi transferida para o gesso.

Passo 3 – Existe uma grande variedade de ferramentas com que se pode trabalhar para fazer esculturas, no entanto, a nossa dica é fabricar as suas próprias ferramentas. Para isso precisaremos da rolha de vinho e de um prego.

Para esse passo iremos precisar de uma superfície que seja dura. Então coloque o lado afiado do prego em cima da cortiça e pressione com firmeza. O prego deverá ser retirado, então nesse mesmo buraco introduza a cabeça do prego.

Parece um pouco difícil no começo, mas saiba que basta empregar um pouco de força para que a sua ferramenta esteja pronta. Com essa ferramenta poderemos fazer as nossas esculturas o gesso. Você pode usar essa técnica com agulhas para fazer as linhas finas no gesso.

Passo 4 – Nesse passo iremos fazer o traçado do desenho na peça de gesso, para tal iremos usar uma agulha ou a ponta bem afiada de uma faca. Passe a ponta seguindo toda a linha do desenho. Enquanto faz isso você deverá ir soprando para ir retirando o excesso de gesso que irá se acumulando de forma que o desenho fique bem claro na peça de gesso.

Passo 5 – Então vamos trabalhar com a profundidade da figura que estamos criando, para isso precisaremos usar a ferramenta feita com o prego. Essa ferramenta deve ser usado na remoção do gesso da área que foi circulada.

Passo 6 – Na sequência você deverá preparar a argila, para isso remova um pedaço e com ele crie o formato de uma folha. Faça pressão sobre o desenho que foi esculpido, a pressão deve ser forte. Aguarde alguns segundos.

Passo 7 – Nesse passo devemos aparar as arestas, no caso dos objetos que você pretende pendurar é necessário fazer um furo pequeno na parte oposta da folha.

Passo 8 – Na sequência é necessário levar a peça ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos e a sua estátua estará pronta.

Passo 9 – Nesse tutorial consideramos a criação de uma estátua em forma de folha, mas lembre-se que você pode usar as dicas para criar as peças que desejar. Após a peça ser retirada do forno você pode pintá-la da maneira que desejar.

Tutorial de Como Misturar Gesso Para Esculturas

Para fazer a mistura de gesso usando os princípios básicos não é necessário ter medidas precisas. Em geral os escultores iniciantes começam trabalhando com quantidades pequenas de gesse, menos de 22 litros para fazer a moldagem.

Materiais Necessários

  • Pó para mistura de gesso
  • Água limpa
  • Balde ou outro recipiente de plástico

Como Fazer

Passo 1 – Comece escolhendo com qual quantidade de mistura deseja trabalhar. Então determine a quantidade para gesso e sílica para o seu projeto. Conforme for fazendo as suas misturas irá adquirir mais experiência e saberá melhor dosar as quantidades.

Passo 2 – A água limpa deverá ser colocada no recipiente vazio, você pode usar um balde de plástico de 7,5 litros. A quantidade de água usada para isso deve ser de aproximadamente 1/3 do total da mistura de gesso/sílica que foi feita no passo 1.

Passo 3 – Acrescente então a sua mistura de gesso e sílica a água. Para trabalhar com a escultura você deverá pegar uma quantidade pequena de cada vez e então passar através dos seus dedos, é mais ou menos como se estivesse peneirando o pó. Esse passo é necessário para fazer a quebra dos torrões, somente a água deve cair. Não mexa e nem misture.

Passo 4 – Prossiga peneirando até que a misture comece a afundar com leveza. Conforme distribui mais gesso vá colocando o mesmo nas áreas que ainda não foram cobertas pela água.

Passo 5 – Quando não tiver mais água no balde você deve parar de adicionar gesso. Observe que a superfície do balde deverá ficar quase que completamente acinzentada. Ainda não é para misturar.

Passo 6 – Espere que a mistura descanse durante alguns minutos no balde. Aproveite esse tempo de espera para verificar se você revestiu o molde ou padrão com um produto adequado. Isso é importante tanto para trabalhos de modelagem como para fundição.

Passo 7 – Não se deve misturar o gesso com as mãos, pois quando em contato com a água o material reage quimicamente e chega a uma temperatura muito alta que pode acarretar em queimaduras. Com uma colher de pau ou outro instrumento você deve movimentar de um lado para o outro, faça como se estivesse dando tchau com a mão.

Passo 8 – Desfaça as protuberâncias depois de ter misturado o gesso para que ele esteja pronto para ser usado no seu projeto.

O gesso é um material muito utilizado em vários nichos, ainda mais quando falamos de construções civis e esculturas. Nas construções ele é aplicado no revestimento de paredes internas das casas, bem como em acabamentos de teto, quinas e rodapés. Já na arte o gesso é amplamente utilizado na confecção de esculturas, de todos os tipos e tamanhos.

Santos e imagens religiosas costumam ser fabricadas totalmente em gesso, assim como pequenos objetos decorativos, como anjinhos e coisas do gênero. Estas esculturas também são usadas nas aulas de educação artística em escolas, já que podem ser encontradas apenas na cor branca, possibilitando assim uma pintura dos próprios alunos. Confira abaixo alguns tipos de esculturas em gesso:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte
1.534
http://www.prosperaweb.com.br/

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *