O Trabalho em Eventos, a Arte de Lidar com Gente

As Características

Uma das características das grandes megalópoles é sua capacidade de gerar renda, negócios e oportunidades de trabalho. Esse é o caso da cidade de São Paulo, considerada a capital dos negócios e que, por isso, abriga uma série de eventos que movimenta mais de um bilhão e meio de reais por ano, em um total de mais de 170 feiras realizadas por ano.

O Trabalho em Eventos, a Arte de Lidar com Gente

O Trabalho em Eventos, a Arte de Lidar com Gente

Em meio a esse montante de dinheiro que é movimentado, esses eventos acabam gerando muitas oportunidades de trabalho. Para se ter uma ideia, segundo dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), apenas em São Paulo ocorrem mais de 90 mil eventos por ano, entre feiras, congressos, seminários e workshops, o que dá um evento a cada seis minutos e uma grande feira de negócios a cada três dias. Isso gera aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos.

As oportunidades de trabalho, portanto, são muitas. Empregam-se nesses eventos desde agentes de segurança, passando por recepcionistas, faxineiros, assessores de imprensa, decoradores, designers, vendedores, tradutores, especialistas em informática, técnicos de som, entre outros.

Como Ingressar nesse Mercado de Trabalho?

Emprego

Emprego

Para fazer parte desses profissionais, o primeiro passo é se cadastrar nas agências terceirizadas que fazem as contratações. O segundo é ficar informado sobre o calendário de eventos. Ao ser chamado, o importante é a pessoa criar seu network, ou seja, sua rede de contatos. É fundamental conhecer muita gente, principalmente as pessoas do meio e, mais do que isso, conhecer a estratégia do evento, o que implica em saber qual é o seu objetivo e que público ele pretende alcançar. Quanto mais familiaridade tiver com o evento, mais a pessoa procurará se adequar ao perfil de profissional que busca. Além disso, poderá trabalhar melhor, dando mais informações para o público, o que certamente poderá levar os organizadores a chamá-la nos anos seguintes.

Especializações

Locais

Locais

Nesse aspecto, se a pessoa se aprofundar sobre o tema que a feira trata, ela poderá adquirir uma especialização, o que é recomendável para quem está iniciando carreira em eventos. Assim, um estudante de medicina que resolve trabalhar em feiras de negócios da área médica vai aprimorar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, estará adquirindo credibilidade para participar de outros eventos relacionados à área.

A despeito disso, um quesito é fundamental para trabalhar nessa área: gostar de atender o público e de se relacionar com pessoas dos mais diversos cargos e funções. Se preencher esse requisito, a pessoa certamente estará no lugar certo e o sucesso será uma consequência inevitável e esperada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *