Wayne Thiebaud

O pintor Wayne Thiebaud é considerado um dos principais representantes do Pop art.

O Pop Art é um movimento artístico que surgiu inicialmente na Inglaterra, por volta da década de cinquenta, porém se desenvolveu melhor na década de sessenta nos Estados Unidos. A ideia dos artistas envolvidos nesse movimento era criar uma arte mais popular, que possa se comunicar com o seu público de maneira mais direta, utilizando para isso símbolos que serão retirados do imaginário que está diariamente cercando a cultura de massa, e que também esta na vida cotidiana da população. Essa arte veio de certa forma contradizer o que se encontrava na arte moderna, que é baseada em símbolos menos conhecidos da população no geral. O movimento visava unir a arte e a vida, de maneira que fosse possível todos entenderem. Dessa forma o Pop Art foi incorporado no cotidiano das pessoas, não somente em pinturas, mas na publicidade, imagens em televisão e cinema e e histórias em quadrinhos por exemplo.

A pintura mais famosa desse movimento, e uma das primeiras, é a “O que Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?” do artista Richard Hamilton (nascido em mil novecentos e vinte e dois e falecido em dois mil e onze). Ele criou essa pintura para o catálogo da exposição This Is Tomorrow do Independent Group de Londres. Na pintura há um casal que se exibe com os objetos da vida moderna, como por exemplo televisão, enlatados, aspirador de pó, enfim, tudo que podia se encontrar na vida cotidiana da massa. Ele criou a obra a partir de anúncios tirados de revistas de grande circulação, dessa forma, ele quebrou uma barreira implícita que existia entre a arte erudita e a arte popular, aproximando a arte da cultura de massa.

É comum que se diga que o desenvolvimento do Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós modernidade na cultura ocidental. A nova arte vinha operando com materiais inusitados, referenciando no que estava sendo sempre visto pela massa, como cores intensas e fluorescentes, brilhantes e vibrantes, com materiais como gesso, látex, poliéster, tinta acrílica, em sua maioria em cores intensas. Também é comum a representação de objetos do cotidiano em tamanho grande, em escala maior que o que visto por nos no dia a dia.

O Pop art se desenvolveu de maneira diferente em cada local, sendo os locais principais o Reino Unido e os Estados Unidos. No Reino Unido, o Independent Group de Londres foi o percursor dessa arte, com o exibição de Hamilton, em mil novecentos e cinquenta e seis, sendo a considerado por críticos a primeira Pop art.

O grupo era formado por diversos artistas que trabalhavam juntos. O país passava por um pós guerra, e estava se reerguendo de forma a se vislumbrar com o capitalismo, é comum ver nas obras de artistas do Reino Unido a aceitação da nova cultura industrial a colocando de forma eclética em sua arte. Nos Estados Unidos, os artistas trabalhavam isoladamente, até que em mil novecentos e sessenta e três houve duas exposições que uniram esses artistas. Era possível notar que cada um deles tinha um estilo, mas no geral abordavam as mesmas temáticas e também possuíam a mesma escala de cores.

Wayne Thiebaud

Wayne Thiebaud nasceu no dia quinze de novembro de mil novecentos e vinte, na cidade de Mesa, no estado do Arizona. Ele se tornou um importante gravurista e pintor norte-americano, representante do movimento Pop art. O estilo do artista vai de encontro ao que foi falado do movimento Pop art, destacando-se por retratar temáticas relacionadas aos objetos do cotidiano. As suas obras possuem cores brilhantes, sendo azul, verde e rosa as que predominam na maioria delas. Ele costuma retratar alimentos em suas obras, como bolos, tortas, doces, sorvetes, e também cenas cotidianas e urbanas, além de personagens urbanos, e paisagens, o artista também possui obras onde se retrata simples objetos como sapatos femininos, batons e gravatas. Em suma, suas obras possuem um tom nostálgico e também humorístico, lançando um olhar irônico sobre temas do cotidiano. Suas pinturas também utilizam a técnica de linhas sombreadas, que era comum nos anúncios dos anos cinquenta e sessenta. A maioria de seus trabalhos é em óleo sobre tela.

Principais Obras de Wayne Thiebaud

– Tortas, tortas, tortas (de mil novecentos e sessenta e um)

– Em torno do bolo  (de mil novecentos e sessenta e dois)- Bolos (de mil novecentos e sessenta e três)- Menina com sorvete (de mil novecentos e sessenta e três)

– Três máquinas (de mil novecentos e sessenta e três)

– Três shakes de morango (de mil novecentos e sessenta e quatro)

– Batons (de mil novecentos e sessenta e quatro)

– Bolo de limão (de mil novecentos e sessenta e quatro)

– Sete pirulitos (de mil novecentos e setenta)

– Linhas de calçados (de mil novecentos e setenta e cinco)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *