Ganesha

Filho de Parvati, a deusa e personificação da cadeia de montanhas sagrada do Himalaia e esposa do deus Shiva, Ganesha é o deus da literatura e da sabedoria e patrono dos negócios, também conhecido como o “removedor de barreiras”. Este deus altamente popular é comumente representado com a cabeça de um elefante, barriga proeminente, quatro braços e apenas uma presa de marfim.

Sua barriga simboliza a fraqueza da ganância do próprio deus mas também simboliza seu poder de dar sucesso aos seus adoradores. E a tradição diz que ele estava tão animado para escrever o grande épico Hindu, o Mahabharata, que ele arrancou sua própria presa para usar como caneta. Frequentemente ele está associado ao animal rato e aparece em sua companhia em muitas representações.

Ganesha é um deus extremamente popular com festivais em sua honra, sendo o principal o Ganesh Chaturthi. Seu culto indepente começou em cerca do século 10 d.C. e o deus espalhou sua influência para muito além da Índia. De fato Ganesha tem uma aparência bastante chamativa e memorável e dois mitos diferentes explicam porquê Ganesha tem a cabeça de um elefante:

A Fúria de Shiva

O grande deus Shiva estava distante do lar por um longo tempo quando sua esposa, a deusa Parvati, tomada de tédio e solidão decidiu que faria um bebê para ela. Usando de seu próprio corpo, argila, pó e orvalho, Parvati criou seu filho, Ganesha e ficou muito satisfeita com ele. Depois de algum tempo a deusa ordenou que seu novo filho guardasse a entrada de sua sala pessoal e ele o fez com prazer para sua mãe. 

Shiva então retornou para casa de sua longa jornada mas quando tentou ver sua amada esposa, Ganesha barrou seu caminho, pois não percebeu quem era Shiva. Em um acesso de fúria, Shiva atacou Ganesha arrancando-lhe a cabeça. Obviamente Parvati ficou profundamente afetada com isso e demandou que seu filho fosse trazido de volta a ela. Shiva concordou em trazer Ganesha de volta a vida, mas a única cabeça que conseguiu encontrar foi a de um elefante. Mesmo assim, Parvati ficou feliz de ter seu filho de volta.

O Olhar de Sani

A deusa Parvati convidou os deuses para celebrar o nascimento de seu novo filho, Ganesha. Entre os convidados estava o deus Sani, representação do planeta Saturno. Sani era um deus perigoso e somente ao olhar para a pobre criança a cabeça da mesma explodiu e virou cinzas. Parvati desesperou-se pela perda de seu recém nascido, então o deus Brahma, criador do universo, disse a ela para reparar seu filho o melhor que pudesse. Com a ajuda do deus Vishnu ela encontrou a cabeça de Airavata, o grande elefante branco e montaria do rei dos deuses, Indra. E com esta cabeça de elefante, devolveu a vida à Ganesha. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divindades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • minha mãe adora o ganecha e eu tabem adoro um beijo da bruna maria rioca dos santos

    bruna 20 de janeiro de 2011 13:29 Responder
  • eu amo o ganecha e eu tenho ate um quadro um beijo iasmin

    iasmin rios 20 de janeiro de 2011 13:32 Responder
  • eu adoro a chiva e eu amei a história do ganescha um beijo iasmin

    iasmin 22 de janeiro de 2011 12:36 Responder
  • eu adoro a chiva e o ganescha e o crichina

    iasmin rios 23 de janeiro de 2011 19:46 Responder
  • eu adoro o ganescha um abração pedro

    pedro 30 de janeiro de 2011 20:33 Responder
  • maravilhoso,belo e majestoso….ganesha, o grande e benevolente….o que remove obstaculos, adorei ,ganesha , muito bommmmmmmmmmm
    beijos e abraços……que lorde ganesha, nos abençoe

    guilhermetavaresalves 9 de junho de 2012 12:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *