Zeus

O deus dos deuses do Olimpo, Zeus, era o principal deus para os gregos. O nome Zeus significa “rei divino”. Esse deus era conhecido por ficar observando a vida na terra do Monte Olimpo e quando achava necessário interferindo. As representações desse deus o colocavam num trono ou então em pé ao lado do seu poderoso raio.

O Nascimento de Zeus

Zeus é o rei do Olimpo, filho de Cronos (deus do Tempo) e Réia, chamado pelos romanos de Júpiter. Segundo a mitologia grega Cronos tinha por hábito devorar todos os filhos quando nasciam porque tinha conhecimento de uma profecia de Gaia de que seria destronado por um de seus filhos assim como também tinha feito com seu pai. Quando Zeus nasceu Reia não teve coragem de entrega-lo a Cronos, pois sentia que havia algo diferente com aquele bebê.

Para protegê-lo ela levou o pequeno para uma caverna em Lyktos em Creta. Zeus cresceu sob os cuidados das ninfas Ida e Adastreia. Seu pai acreditava tê-lo devorado já que não percebeu que Reia na verdade tinha lhe dado pedras embrulhadas num pano. Enquanto crescia Zeus se aproximou Metis (deusa da prudência) que lhe aconselhou a envenenar Cronos para que ele vomitasse os seus irmãos para ter ajuda na sua empreitada.

A Derrota de Cronos

Além dos irmãos Zeus libertou ainda os irmãos do próprio Cronos, os titãs que como forma de agradecimento lhe deram o trovão o raio como presentes. Juntando forças com seus irmãos e os titãs Zeus derrotou Cronos depondo o mesmo do trono. O grupo de titãs que apoiava Cronos foi castigado incluindo Atlas que passou a ter que segurar o céu para sempre.

A Divisão do Mundo

Após derrotar Cronos, Zeus, dividiu o comando do mundo com seus dois irmãos mais velhos: Poseidon e Hades. Nessa divisão Zeus ficou com o ar e o céu, Hades passou a comandar o mundo inferior (mundo dos mortos) e Poseidon se tornou o senhor das águas.

Mais Problemas com Titãs

A forma como Zeus dividiu a terra e tratou os titãs não deixou Gaia muito feliz como mãe dos gigantes. Devido a isso o deus do trovão ainda teve que lutar contra dois titãs: Titão e Equdidna. O primeiro foi derrotado e aprisionado no Monte Etna enquanto a segunda foi poupada junto com seus filhos.

O Casamento de Zeus e Hera

Zeus se casou com sua irmã Hera com quem teve oficialmente três filhos: Hebe, Ares e Hefesto, contudo, em algumas passagens também são relacionados como filhos do casal Ilitia e Éris. Também tem algumas passagens que apontam que Hera concebeu e gerou os filhos sozinha. Esse casamento trouxe muitos problemas para Zeus, pois seu ímpeto de conquistador despertava o ciúme de Hera.

O deus do trovão teve muitos filhos com outras mulheres, entre ninfas e mortais. Sentindo-se desprezada Hera se tornava inimiga mortal das amantes de seu marido. Zeus acabou se tornando também um inimigo para Hera que se sentia desprezada.

Outras Versões Para os Casamentos de Zeus

Algumas versões mitológicas apontam Zeus como tendo sido casado primeiro com Métis para somente depois desposar a irmã Hera, que era a deusa do casamento. Além das duas ainda havia Dione que era sua esposa de acordo com o oráculo de Dodona e com quem teria gerado a bela deusa Afrodite.

Descendentes Divinos

Tendo uma vida amorosa tão agitada é fácil entender porque Zeus tinha tantos filhos fora do casamento dentre os quais se destacam Perseu, Perséfone, Ártemis, Apolo, Hermes, Minos, Helena de Troia, Ênio entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divindades
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que porcaria ararararara!

    weverton 29 de Abril de 2011 11:15 Responder
  • Zeus a lenda grega e regra no judaismo um Deus todo poderoso que e a fe para ocidente o homem não cria so reformula ideas antigas

    Jorge Cerbello 9 de Fevereiro de 2012 18:09 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *