Como Funciona A Cerimônia do Oscar

Mesmo um leigo sabe que o prêmio do Oscar é a maior premiação que um ator pode receber, sendo um reconhecimento de todo o seu trabalho e esforço, digno de todo o reconhecimento. Muitos filmes (e todas as pessoas que envolvem a produção e o desenvolvimento desses) se empenham em busca desse mérito.

O que nós vemos é apenas o grand finale, que resulta na grande premiação com direito a tapete vermelho, vestidos luxuosos e muitas notícias. Mas você sabe o que se passar por trás da cerimônia do Oscar?

O Oscar

O Oscar é uma premiação a nível mundial que ocorre todo ano para premiar os profissionais da área da indústria cinematográfica em reconhecimento à excelência alcançada. Esses profissionais são de diversas áreas: atores e atrizes, diretores, roteiristas, musicistas, figurino e maquiagem, e por aí vai.

O prêmio é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e acontece desde o ano de 1929. Desde então foram acrescentados ou retirados algumas premiações, mas sempre mantendo o costume de premiar o melhor filme de tal categoria.

A cerimônia a qual é entregue a estatueta do Oscar é considerada uma das mais importantes do mundo e acontece no Teatro Kodak, em Los Angeles. Existem outras premiações semelhantes ao Oscar como o Grammy, o Emmy e o Globo de Ouro, mas o Oscar é o mais antigo das premiações, sendo os outros citados inspirados no Oscar.

A primeira cerimônia do Oscar que foi transmitida pela TV foi a do ano de 1953, sendo transmitida apenas no Canadá e nos EUA. Treze anos após, a transmissão foi a cores e a partir de 1969 a transmissão começou a ser a nível internacional. Atualmente a cerimônia é exibida ao vivo pela TV e também pela internet.

Toda essa organização e padronização a maioria das pessoas já sabe, mas você sabe o que acontece por detrás das cortinas? A organização? Como funciona a votação? E os vestidos belíssimos? Está na hora de você descobrir alguns segredos sobre um dos prêmios mais disputados do mundo.

Curiosidades e Dados

O Oscar, assim como todo evento, tem alguns dados estatísticos, alguns podendo ser vistos a seguir.

  • O Verdadeiro Nome

Você sabia que o nome do Oscar não é Oscar? O nome da premiação é Prêmio de Mérito da Academia e ganhou o apelido de Oscar quando a secretária executiva da Academia, Margareth Herrick, disse que o careca dourado lembrava muito o seu tio Oscar. Esse comentário foi ouvido por um jornalista que publicou em um jornal. Há a versão de que a atriz Bette Davis também se lembrava de alguém ao olhar para a estátua, mas ao invés de um tio a atriz se lembrava de seu primeiro marido.

Sendo a primeira ou a segunda versão a verdadeira, o apelido marcou e todos conhecem a estátua de estanho folhado a ouro com 35 cm, menos de 4 kg e no formato de um cavaleiro com uma espada sobre um pedestal em formato de rolo de filme como Oscar.

  • Escolhido Para Concorrer

Não é qualquer filme que concorre ao grande prêmio, não. Para concorrer ao Oscar, o filme ao qual o prêmio se refere deve ter sido apresentado, pelo menos, durante uma semana em, no mínimo, três cinemas de Los Angeles durante o ano antecedente ao prêmio. Com esse requisito, os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas indicam os cinco finalistas, que temos conhecimento para a premiação.

  • O Grande Vencedor

A escolha do vencedor é semelhante à escolha dos concorrentes. Agora com cinco nomes (no máximo) em cada categoria, os membros da Academia votam no melhor, elegendo assim o vencedor que conhecemos na transmissão ao vivo. Vale ressaltar que os membros somam um número maior que 5.800 (isso os membros votantes) e que eles são de diversas nacionalidades, não apenas dos Estados Unidos.

  • Categorias Premiadas

Atualmente existem 25 categorias que são agraciadas anualmente com o prêmio. Essas categorias são divididas em 3 grupos: principais, coadjuvantes e técnicos.

Prêmios principais: Melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor roteiro adaptado.

Prêmios coadjuvantes: Melhor filme em língua estrangeira, melhor filme de animação, melhor filme de curta-metragem de animação, melhor filme de curta-metragem em Live Action, melhor musical original, melhor documentário e melhor documentário em curta-metragem.

Técnicos: Melhor direção de Arte, melhor figurino, melhor maquiagem, melhor fotografia, melhor edição, melhores efeitos visuais, melhor mixagem de som, melhor edição de som, melhor trilha sonora e melhor canção original.

Há também os prêmios que foram retirados como melhor diretor assistente, melhor coreografia, melhor história original, entre outros. E também os prêmios especiais atuais (Oscar honorário, científico ou técnico, entre outros) e retirados (juvenil e de contribuição especial).

  • Brasil No Oscar

O Brasil não chegou a ganhar uma estatueta, mas já recebeu 10 indicações de 7 filmes, sendo a última em 2012 com o filme Rio, na categoria de Melhor canção original, com a música Real in Rio composta por Carinhos Brown.

  • Mais Premiados

Até o ano de 2013 apenas 4 filmes receberam 10 ou mais premiações. Foram eles Titanic (14 indicações e 11 estatuetas), Ben-Hur (12 indicações, 11 estatuetas), The Lord of the Rings: The Return of the King (11 indicações, venceu em todas) e West Side Story (1 indicações, 10 estatuetas).

Há ainda alguns atores que receberam em anos diversos o prêmio por melhor atuação, sendo a campeã a atria Katharine Hepburn, com 4 estatuetas de melhor atriz.

Backstage do Oscar

Assim como qualquer outro evento, o Oscar também tem toda uma organização, que não é nada pequena já que o Oscar é um evento internacional. Há toda uma burocracia para a cerimônia em si, e até mesmo antes da cerimônia, na escolha dos concorrentes. Vamos conhecer todos esses segredos?

  • Red Carpet

Todos os artistas presente no evento chegam em uma limusine, que os deixam no começo do tapete vermelho (sendo este estendido e passado) e todos os artistas mostram seus devidos convites em uma tenda.

  • Localização

Os favoritos a ganharem sentam, normalmente, próximo ao corredor, sempre separados dos indicados da mesma categoria para evitar que a cara de decepção do derrotado apareça junto à alegria do vencedor. Casais que romperam também sentam separados.

  • Missão: Oscar

O nome dos campeões é escoltado pela polícia, tendo direito até à rota secreta. Além dessa preocupação, duas das pessoas que contaram os votos decoram o nome de todos os campeões, como medida de segurança.

  • O Vencedor

Após o vencedor receber o Oscar, ele passa por um corredor subterrâneo que dá em um hotel vizinho. Nesse hotel há jornalistas e fotógrafos o esperando. Após a cerimônia, o ganhador vai a uma festa ou para casa com a estatueta. Durante o discurso, o ganhador tem 45 segundos para o agradecimento. Uma tela preta faz a contagem regressiva e, ao chegar aos 10 segundos, a tela fica amarela. Se o tempo esgotar, a orquestra começa a tocar.

Qual ator não fica honrado em ser indicado ao Oscar? Se ganhar então, é realmente um mérito. O Oscar é uma festa que todos gostam de ver e de participar, afinal, quem não gosta de estar por dentro das atualidades? E quando vier o próximo Oscar, estaremos todos antenados para saber quem serão os novos ganhadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *