Banda Musical de Figueiredo e Banda Musical de Arouca

A Banda Musical de Figueiredo possui muita importância cultural e histórico, pois foi a primeira banda do país, fundada em 1741.

A história da Banda se confunde com a história do Padre Mendes de Souza, natural de Figueiredo, e que resolveu juntar um grupo de homens que tocassem instrumentos – o grupo foi batizado primeiramente de “Capela da Música”. O objetivo do grupo era alegrar a festa dedicada ao Senhor da Boa Morte.

Já a Banda Musical de Arouca foi fundada por Bernardino Joaquim Soares, no século XIX. Joaquim viria a ser também o seu primeiro regente. Embora muitos historiadores digam não ser possível precisar a data exata da fundação, documentos do Arquivo Distrital de Aveiro indicam que o ano da criação foi 1825.

O objetivo da Banda de Arouca teria sido semelhante ao propósito da Banda Musical de Figueiredo: tocar em festas religiosas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Shows
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *