Tudo Sobre o Paraguai

Oficialmente República do Paraguai, nosso país vizinho, não tem saída para o mar assim como a Bolívia e guarda uma história bastante rica em seu passado. Sua capital é Assunção e seu nome é uma referência ao rio da região em que está localizado tendo origem na língua guarani.

Devido à ação de missões jesuítas colonizadoras que ajudaram a proteger os povos indígenas da região e o isolamento político adotado pelo país após a sua independência, o Paraguai, possui uma base étnica bem diferente de outros países latino-americanos. Que tal saber mais sobre o Paraguai? Continue lendo e descubra!

 

Paraguai: Saiba Tudo Sobre o País

 

Paraguai e Bolívia são os dois únicos países interiores da América do Sul, ou seja, países que não tem acesso ao mar. O seu território é de 406.752km2 e tem suas fronteiras sudeste, oeste e sul com a Argentina, fronteiras norte e noroeste com a Bolívia e leste e nordeste com o Brasil. Confira os tópicos sobre o Paraguai listamos abaixo.

Bandeira do Paraguai

Bandeira do Paraguai

Relevo do Paraguai

 

Todo o território do país está localizado na bacia formada pelos rios Paraná e Paraguai. De maneira geral o seu relevo é formado por extensas planícies tendo apenas alguns pontos com elevação e pequenas montanhas ao leste onde se encontra com o território brasileiro. Algo interessante é que o Paraguai é cortado ao meio, no sentido norte-sul, pelo rio que lhe dá o nome sendo que as duas partes são muito diferentes entre si.

Do lado oeste está uma planície sem variações que recebe o nome de Chaco e que se estende até o altiplano da Bolívia. O outro lado do rio conta com uma elevação suave sendo seus pontos mais altos as montanhas Amambay e Mbaracayú que tem cerca de 700 metros de altura. A sudeste o terreno paraguaio se torna novamente mais baixo descendo na direção do vale do Rio Paraná. O relevo dessa região facilitou construir represas e usinas hidrelétricas.

Paraguai visto pelo Satélite

Paraguai visto pelo Satélite

Clima do Paraguai

 

Seu território é atravessado pelo Trópico de Capricórnio sendo que suas temperaturas durante os meses mais quentes ficam entre 25°C e 40°C e nos meses mais frios oscilam entre 10ºC e 20°C. No verão há um regime de chuvas abundantes por causa do deslocamento de massas de ar úmido que vem do oceano Atlântico. Chove mais nas margens do rio Paraguai.

Temperatura média anual de Asuncion no Paraguai

Temperatura média anual de Asuncion no Paraguai

Hidrografia do Paraguai

 

Basicamente o país conta com três rios principais que são: Pilcomayo, Paraná e Paraguai. O último é o responsável por cortar o território do país dividindo-o em lado oriental e ocidental. Algo interessante a respeito do rio Paraguai é que ele nasce em território brasileiro correndo por enormes planícies. O rio Pilcomayo nasce na Bolívia e tem um regime demasiadamente irregular sendo que na sua fase seca pode ter seu volume seco em áreas pantanosas.

Embora seja navegável em todo o seu território paraguaio, o rio Paraguai, também apresenta algumas variações de volume durante o ano. O rio Paraná nasce no Brasil e no território paraguaio se mantém navegável sendo que suas águas represadas tem a função de alimentar a usina hidrelétrica de Itaipu sendo chamado de Acaray e Monday.

Hidrografia do Rio da Prata

Hidrografia do Rio da Prata

Fauna e Flora do Paraguai

 

Na parte oriental do Paraguai, devido as temperaturas mais altas e maior quantidade de chuvas, há uma vegetação frondosa tanto nas colinas quanto nos planaltos. Próximo ao rio Paraguai a paisagem do Chaco é composta por áreas extensas de matas. Contudo, quanto mais a oeste mais a vegetação vai se tornando seca com destaque para suculentas como cactos que conseguem sobreviver a estação seca.

Outra característica interessante da flora paraguaia é que nas planícies mais baixas que seguem o curso do rio Paraguai há a predominância de ervas altas haja vista que é um trecho que passa muito tempo inundado. No que concerne a fauna do país ela é idêntica a da região Centro-Oeste do Brasil. Os destaques ficam para as onças da região do Chaco, queixadas, tatus, cervos e tamanduás. As aves tropicais dão todo um colorido especial para o Paraguai, as espécies mais observadas são emas, papagaios, garças e tucanos.

População do Paraguai

 

Considerando do ponto de vista étnico, o Paraguai, é um dos países com população mais homogênea da América do Sul sendo seu povo, quase que em totalidade, descendentes dos índios guaranis e colonizadores espanhóis. O país não tem uma história significativa de imigração sendo exceções apenas algumas colônias japonesas e seitas protestantes vindas do Canadá e Europa Central.

Ainda há alguns poucos representantes indígenas puros que se encontram vivendo em grupos pequenos na região do Chaco. No começo do século 19 acredita-se que o país tinha uma população de cerca de meio milhão de habitantes, número que caiu para cerca de 200 mil pessoas em meados de 1870 devido a participação do país em várias guerras. Houve recuperação de boa parte da população nos cem anos que se seguiram.

Na década de 190 mesmo se envolvendo numa nova guerra, o Paraguai, conseguiu elevar seus índices demográficos com muito mais nascimentos que mortes. Em torno de 95% da população paraguaia mora no lado oeste do país deixando a região do Chaco praticamente desabitada.

Gráfico populacional do Paraguai

Gráfico populacional do Paraguai

Língua Oficial

 

As duas línguas reconhecidas como oficiais do Paraguai são espanhol e guarani.

Dicionário Espanhol - Guarani

Dicionário Espanhol – Guarani

Religião

 

Embora a religião católica seja reconhecida como a religião oficial do país há liberdade de culto.

 

Economia do Paraguai

 

Praticamente metade da população do Paraguai trabalha no setor primário, ou seja, com pesca, agricultura, pecuário e extrativismo florestal. Aparecem como produtos mais importantes para a economia local: algodão, cana-de-açúcar, banana, milho e mandioca. Não tão relevantes, mas ainda com algum destaque estão arroz, erva-mate, fumo e sementes oleaginosas. O crescimento das culturas de soja especialmente em Alto Paraná e Itapúa colocou o Paraguai na lista dos principais exportadores do mundo.

No Chaco oriental e a parte do sul do país apresenta grande quantidade de criação bovina. Também tem espaço a criação de porcos, aves e cavalos com algum impacto na economia. Apesar dos rios terem grande potencial a pesca no Paraguai é realizada de forma artesanal. Outro setor que tem alguma importância é o de exploração florestal com o aproveitamento de diversas madeiras como o quebrancho-branco que é a base para extração de tanino.

Média de crescimento dos países da América Latina

Média de crescimento dos países da América Latina

Energia

 

Até a década de 1960 a energia do país era obtida por meio de centrais térmicas que usavam a queima de óleo e madeira. A partir do aproveitamento do potencial hidrelétrico da bacia do Paraná o país deu um grande salto em desenvolvimento de geração de energia. O grande lago artificial conhecido como Represa de Itaipu é a responsável por alimentar a usina hidrelétrica homônima. A construção dessa que é uma das maiores hidrelétricas do planeta se deu através de um acordo assinado em 1973.

A energia gerada é dividida entre o Brasil e o Paraguai como o último tem uma demanda bem menor exporta seu excedente para nosso país. O país também conta com outros dois projetos hidrelétricos, Yacyretá-Apipe e de Corpus, realizados em parceria com a Argentina e também na região de alto Paraná.

Represa de Itaipu

Represa de Itaipu

Indústria Paraguaia

 

Esse setor é bem pouco desenvolvido em nosso país vizinho, de maneira geral as suas indústrias tem como funções principais converter produtos florestais e agrícolas em bens de consumo. Os principais produtos produzidos no país são têxteis, bebidas alcóolicas, peças de couro e óleos vegetais.

Meios de Transporte e Comunicação do Paraguai

 

Durante muito tempo a comunicação interna e externa do país esteve baseada na sua rede fluvial bem desenvolvida. Foi a partir da segunda metade do século 20 que o país passou a contar com um número maior de transportes terrestres e incrementar seu setor aéreo. O país baseia parte de suas entradas e saídas em quatro grandes rodovias que se encontram na capital Assunção sendo que uma delas leva até a Bolívia, outra até a Argentina e outra até a Ponte da Amizade e o Brasil.

Assunção está ligada a Encarnación por meio da estrada de ferro Presidente Carlos Antonio López através de um ferry-boat que atravessa o rio Paraná. Nos rios Paraná e Paraguai há uma grande quantidade de barcos mercantes e barcos de passageiros. No aeroporto de Assunção há voos domésticos e internacionais.

Rebocador empurra barcaça no rio Paraguai

Rebocador empurra barcaça no rio Paraguai

Governo

 

A constituição do país, elaborada em 1992, prevê amplos poderes para o presidente que somente pode governar durante um período contando com o assessoramento de um Conselho de Estado e com assistência de um Conselho de Ministros.

Presidente do Paraguai Abdo Benítez

Presidente do Paraguai Abdo Benítez

 

Guaranis

 

Antes da chegada de Aleixo Garcia, explorador português, no ano de 1525 o território hoje conhecido como Paraguai era habitado por indígenas chamados de Guaranis em referência a sua língua comum. Novamente ressaltamos que a população paraguaia é uma das mais homogêneas da América do Sul devido a miscigenação entre indígenas e espanhóis.

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Américas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *