Projetos Musicais Na Educação Infantil

Uma boa maneira de envolver os alunos da educação infantil é levando para a sala de aula uma nova linguagem: a musical. A seguir, algumas dicas de projetos musicais na Educação Infantil.

1- Projeto Didático com música com livro de canções de Adoniram Barbosa. A ideia consiste em dar noções de músicas clássicas brasileira através da proposta da criação de um livro homenagem para o músico.

2- Projeto Musical com as dez músicas que  marcaram a história da MPB.

Trabalhar com as crianças com músicas conhecidas e a interpretação das suas letras. Desenvolver atividades de grupo e propor trabalhos sobre as canções, como artesanato ou teatro, criando cenas para retratar as músicas.

3- A música mundial pode chegar na casa de cada um de nós. Esse projeto visa a exploração de vários sons, principalmente, com músicas diversas de outras culturas. Pode ser o ponto inicial para o estudo da história ou da geografia.

4- Projeto Criando Canções visa formular junto com as crianças, músicas simples para fazer parte das atividades de ensino das matérias como matemática e português. A canção auxilia as crianças a memorizar melhor todas as matérias.

5- Projeto com pesquisa de ritmos africanos.

Um mergulho na cultura africana com ritmos, dança, todo um trabalho de linguagem musical que pode ser aplicado em turmas dos primeiros anos de ensino. O projeto tem como objetivo principal preparar os alunos para o início de um novo aprendizado, como um estímulo inicial.

6- Trabalhando com sons e ritmos o português. Os professores podem sugerir que os alunos levem canções preferidas e trabalhar com eles palavras e regras gramaticais. Cada semana um aluno seria o responsável pela canção de trabalho.

7- Projeto composição de canções para sala de aula. Propor aos alunos que levem palavras soltas e na sala de aula elas sejam reunidas formando canções para a aula do dia. Antes disso, apresentar o tema que será tratado naquele dia.

8- MPB para as crianças. Procurar levar pelo menos uma vez por semana uma canção da MPB para introduzir a lição daquela aula.

9- A revista Nova Escola oferece várias opções de projetos musicais simples, que podem ser aplicados nas turmas de Educação Infantil. Vale a pena conferir!

10- Outra dica para projetos musicais na Educação Infantil são as músicas da compositora Dulce Auriemo.

11- Trabalhar com cantigas de roda para desenvolver oralidade e a coordenação motora das crianças.

12- Projeto Musicais na Educação Infantil com as canções de roda: O pião entrou na roda, O meu chapéu tem três pontas, Escravos de Jó.

13- Projeto: Origens da África em terras brasileiras

A ideia é trabalhar músicas e ritmos que foram trazidos pelos africanos para o Brasil e a partir desse ponto, falar da escravidão e da Abolição da Escravatura.

Projeto Musical De Educação Infantil: Como Fazer

A seguir, você tem um projeto musical de educação infantil na íntegra que poderá ser aplicado em sala de aula, com objetivos e desenvolvimento.

Objetivos do Projeto:

  • Identificar em determinadas canções elementos para interagir, explorando e estimulando a interação dos alunos, além de trazer conhecimentos da cultura geral do mundo;
  • Através das músicas propostas estimular os sentimentos e sensações e também observar o comportamento das crianças durante os exercícios musicais;
  • Aumentar o repertório musical das crianças;
  • Estimular a expressão corporal com os ritmos e gestos, auxiliando as crianças a aprenderem a se expressar;
  • Trabalhar a memória com as músicas;
  • Observar os movimentos corporais das crianças e auxiliá-las para melhorar as habilidades motoras.
  • Aproveitar a música para desenvolver atividades para melhorar as relações de afeto entre as crianças e as relações sociais.

Conteúdos:

  • Explorar os mais diversos ritmos, sons e a linguagem do corpo;
  • Estimular o conhecimento dos mais variados estilos de música, fazendo comparação entre timbres e ritmos;

Procedimentos:

  • Estimular a memorização das músicas;
  • Apreciar as músicas utilizadas no projeto;
  • Estimular a identificação dos sons que fazem parte do dia a dia das crianças;
  • Estímulo de usar gestos durante o momento de cantar de forma livre;
  • Trabalhar a expressão dos ritmos através de movimentos livres, coordenados e da dança.

É importante durante todo o projeto musical na educação infantil proposto aqui que seja trabalhada a cooperação entre as crianças e principalmente o respeito. O mesmo respeito deve repetir-se em relação ao gosto musical individual.

Por isso, o exercício de livre expressão de músicas e motor deve ser estimulado todas as vezes que as atividades forem aplicadas em sala de aula ou em locais abertos.

Desenvolvimento Do Projeto Musical Na Educação Infantil

Veja como pode ser desenvolvido esse projeto!

1- Trabalhe com o exercício: roda de conversa

Forme uma roda com os alunos e deixe que eles fazem livremente de forma ordenada o que eles pensam quando o assunto é “som”. Sobre os seus sons preferidos e como seria o mundo sem eles.

O professor também pode propor que eles imitem sons.

2- “Degustar” músicas e diferentes movimentos: exercitar uma vez por semana

A cada semana o professor deverá escolher uma música e levar para ouvir junto com os alunos. Assim como falar com eles sobre o compositor e cantor da mesma.

É melhor que o gênero musical varie a cada semana, como clássica, instrumental, MPB, cantigas de roda, populares, etc. Depois propor que os alunos dancem e criem movimentos para aquela canção escolhida.

3- Trabalhando com os sons feitos pelos animais.

O professor deverá usar um CD que tenha o som  dos animais, assim como vídeos e depois sugerir brincadeiras, como coral dos animais ou senhor caçador, entre outras.

O mesmo trabalho poderá ser repetido com os sons da natureza e a tentativa de reproduzi-los em movimentos.

4- As músicas deverão ser usadas para trabalhar a linguagem corporal.

Para estimular a participação dos alunos, o professor pode pedir que eles levem as canções e experimentar vários ritmos.

Brincadeiras de roda, entre outras, também podem fazer parte da atividade.

5- Trabalhando com instrumentos musicais.

Levar para a sala de aula o som de vários instrumentos musicais e depois propor que os alunos tentem adivinhar de qual deles é cada um dos sons apresentados.

Junto com os alunos construir instrumentos musicais com materiais reciclados e experimentar novos sons.

Como Avaliar Os Resultados Do Projeto Musical Proposto

A avaliação desse projeto deve ser feita continuamente durante as atividades. Se trata de uma avaliação através da observação por parte do professor, analisando quais as dificuldades ele enfrenta e orientado para mudar o quadro.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ensino

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *