História das Copas

A cada quatro anos apaixonados por futebol param em frente a televisão para ver a Copa do Mundo de Futebol. O evento organizado pela Fifa foi realizado pela primeira vez no ano de 1930, graças ao pedido de 1928 feito por Jules Rimet, durante um congresso da instituição. Ele expressou a vontade de que existisse um evento de futebol mundial e dois anos depois, acontecia a primeira edição no Uruguai. Com somente 13 equipes, o Uruguai, país sede, levou a primeira Copa do Mundo de Futebol.

Os anos se passaram e muitas copas do foram sendo disputadas fazendo a história do futebol mundial e de seus jogadores. Atualmente, a competição que cresceu muito desde que foi criada, tem dois anos de fase classificatória. Nesta etapa, cerca de 200 países tentam uma vaga para o campeonato oficial.

A Primeira Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo teve à frente o seu idealizador, Jules Rimet, o francês ao lado de outros administradores visionários organizaram o primeiro evento. Aliás, a taça original feita em ouro ganhou o nome do idealizador da competição.

A única vez, desde que começou que a Copa do Mundo de Futebol foi interrompida foi durante a Segunda Guerra Mundial. Antes dos conflitos, o torneiro foi disputado 3 vezes, depois foi interrompida por 8 anos e quando voltou, passou a acontecer a cada 4 anos sem interrupções.

As treze seleções escolhidas para participar da primeira Copa do Mundo foram: Uruguai (país sede), Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Chile e Paraguai e da Europa, Romênia, Bélgica, França e Iugoslávia, mais da América do Norte, Estados Unidos e México. As equipes não passaram por nenhuma eliminatória para participar da competição.

A primeira Copa do Mundo enfrentou um problema em relação a sede e a participação de equipes da Europa. A longa viagem que os europeus deveriam fazer em navios foi o grande empecilho.

Características Das Copas Do Mundo Ao Longo Dos Tempos

A Copa do Mundo foi se modificando com o passar do tempo, o torneio foi sofrendo algumas alterações. Veja como foi e o que foi mudando!

1930 – a escolha das equipes não foi através de torneio. A primeira fase da competição foi de grupos e depois uma segunda de eliminação. Restaram 4 equipes e delas saiu o vencedor. Na primeira Copa do Mundo não houve disputa pelo terceiro lugar. Vencedor: Uruguai

1934 – Os países seram eliminados da Copa já num primeiro jogo. Não existiu a fase de grupos. Vencedora: Itália

1938 – A fase de grupos não existiu. Apenas um jogo para cada equipe e a que perdia estava fora da competição. Vencedora: Itália

Entre 1938 e 1950 houve o intervalo provocado pela Segunda Guerra Mundial.

1950 – retoma-se a Copa do Mundo e nesta competição tem a fase inicial de grupos, depois mais um grupo formado por quatro equipes e o time vencedor de cada um deles disputava o jogo final.

Vencedor: Uruguai

1954- a Copa do Mundo teve a primeira fase de grupos, depois uma segunda fase eliminatória classificando somente 8 times e partiam 2 de cada desse grupo. Essa fórmula na Copa do Mundo de Futebol foi repetida nas edições de 1958, 1962, 1966 e 1970. Os vencedores dessas edições foram:

1954 – Alemanha do Oeste

1958 – Brasil

1962 – Brasil

1966 – Inglaterra

1970 – Brasil

1974 a Copa do Mundo teve a primeira fase de grupos, a segunda fase com somente oito equipes e os dois primeiros colocados de cada grupo foram para a reta final da competição. Essa “fórmula” foi repetida atá a Copa de 1978. Veja os países que foram vencedores de cada uma delas:

1974 – Alemanha do Oeste

1978 – Argentina

1982 – a Copa continuou tendo a sua primeira fase de grupos e a segunda fase era composta de mais grupos com 12 equipes em cada uma deles, se classificando sempre o primeiro e segundo lugar. Desse segundo grupo se classificavam as equipes que disputariam as semifinais e final. A grande vencedora de 1982 foi a Itália.

1986 a 1994 a Copa do Mundo continuou mantendo a fase de grupos, e a segunda fase tinha 16 equipes para classificar para a terceira fase, indo o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada grupo. Desses terceiros grupos saía o vencedor , o segundo colocado e o terceiro. Veja os países vencedores dessas Copas do Mundo:

1986 – Argentina

1990 – Alemanha do Oeste

1994 – Brasil

De 1998 até a Copa do Mundo de 2014, se mantém a fase classificatória de grupos, que é seguida de uma fase com 16 times, onde se classificam 8 times, depois mais 4 e a disputa entre primeiro e segundo e a terceira e quarta disputam o terceiro lugar da competição. Os países vencedores desse período são:

1998- França

2002- Brasil

2006 – Itália

2010 – Espanha

2014 – Alemanha

Países Sede das Copas do Mundo ao Longo da História

O Uruguai foi o primeiro país a sediar a Copa do Mundo de Futebol, pela primeira e única vez na sua história.

Já a Itália, a França, Brasil, México e Alemanha foram sedes da Copa do Mundo duas vezes cada um dos países. Das duas vezes que o Brasil sediou o campeonato, não fomos campeões. Da primeira vez, em 1950, o Brasil perdeu o título para o Uruguai e ficou com o segundo lugar. O campeonato mais recente, em 2014, o Brasil não chegou na final do torneio e ainda levou uma goleada de 7 x 1 da Alemanha. Deixando que a Alemanha disputasse a final contra a Argentina, no Maracanã.

Falando em Alemanha, da história das Copas, é o país que mais chegou em segundo lugar. A Alemanha foi vice-campeã nos anos de: 1966, 1982, 1986 e 2002. A final de 2014 contra a Argentina pode ser considerada uma revanche da Copa de 1986, que o país perdeu no México para o time sul-americano. Para Argentina pode ter sido a repetição da Copa do Mundo de 1990, quando ela ficou em segundo lugar perdendo para a Alemanha, na competição que foi realizada na Itália.

Países Com Mais Títulos

Apesar do vexame de 2014, o Brasil ainda lidera o ranking como o país que venceu mais copas ao longo da história. O país foi 5 vezes campeão, com o título de pentacampeão. Logo atrás vem a Itália com 4 títulos empatada com a Alemanha, também com 4 títulos. A Holanda foi vice três vezes e nunca faturou um título de campeã do mundo.

A cada quatro anos o mundo inteiro volta sua atenção a apenas um acontecimento: a Copa do Mundo. Esse é o maior evento esportivo do mundo e envolve a população dos países com seu patriotismo, cria-se toda uma expectativa a respeito dos resultados, e o país que sedia esse evento é explorado culturalmente de uma maneira benéfica.

O evento acontece ha 81 anos, a primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 e o país sede foi o Uruguai, que também acabou vencendo a competição. O evento era o sonho do francês Jules Rimet, os primeiros troféus levavam seu nome, o Brasil conquistou o último troféu Jules Rimet, a taça agora q passa de país para país se chama apenas “Copa do Mundo”. Entre os anos de 1942 e 1946 não houve Copa por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1950 o Brasil sediou a Copa, foi para final contra o Uruguai, o jogo ocorreu no Maracanã, precisando apenas de um empate, o Brasil perdeu de dois a um para o visitante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *