Angola – História

No mundo há uma grande diversidade de países e cada um desses com sua peculiaridades e especificidades. Muito dessa singularidade é devido a história que vão construindo ao longo dos anos, devido as dificuldades enfrentadas para conquistar seu espaço, sua autonomia, uma boa economia e devido as influências externas culturais que recebem. Sabemos que boa parte do território Africano, assim como o Americano sofreu grande influência externa e no decorrer dos anos isso foi alterando e influenciando na cultura local e em diversos aspectos econômicos e sociais desses espaços. Hoje vamos tratar um pouco sobre a história de um dos países da África, a Angola.

A Angola é um país localizado na África Austral e na época em que Portugal e Espanha iniciaram as grandes navegações esse país acabou se tornando colônia Portuguesa. Mas a história do país não começa por ai, pois antes disso já existia habitantes nesse território que já faziam sua história com seus hábitos e estilo de vida.

A história de muitos locais da África é difícil de ser escrita, pois há poucos relatos escritos, muita dessa história é contada através de pinturas, utensílios e outros objetos e não ocorre de maneira diferente na Angola que não tem muito de sua história antiga documentada mas através de utensílios de pedra dos homens do período paleolítico acredita em determinada vertente da história.

Bandeira da Angola

Bandeira da Angola

Acredita através de artefatos que nos primeiros 500 anos da nossa era diversas populações tenham realizado migração e foram se instalando no leste e no sul da África. Algumas pessoas foram se instalar ao norte e outras ao sul da parte de baixo do Rio Congo, que seria hoje o noroeste do território que conhecemos como Angola. Essas primeiras pessoas que ali se fixaram foram conhecidas como povo Kongo. Após 1500 outros povos foram se instalando em outras regiões desse território, principalmente ao sul o povo que foi conhecido como nhanecas que ficaram na época no planalto da Huila.

Anos seguintes chegava no território que conhecemos como Angola outro povo, que eram conhecidos por serem pastores e chamados de hereros. Logo em seguida chega no território os Portugueses que vão se instalar na cidade que hoje é conhecida como Luanda. Anos mais tarde entra nessa mesma terra os ovambo, que são um povo conhecido por saber trabalhar com ferro, mas esses migram em seguida para o sul. Só no século XVIII que entra no território os cuangares que seria um povo que permaneceria na Angola e que primeiro se instalam no Alto Zambeze.

Difícil vermos relato apenas da história da instalação desses povos o foco sempre é maior na dominação dos europeus na região. Foi no final do século XV que os portugueses se instalaram na Angola e tentaram desfrutar do que o local podia oferecer para seu país. O primeiro Português a chegar na terra foi Diogo Cão. O território foi usado durante muitos anos pelos portugueses para manter a rota que precisavam realizar na busca de escravos africanos para serem levados para a América, onde deveriam trabalhar em grandes lavouras para dar lucro para seu povo.

Durante a exploração de escravos tentou-se também explorar as riquezas existentes na região, mas essa não deu muito certo devido a alguns empecilhos, como a falta de apoio da coroa portuguesa e devido a falta de apoio da liderança local que não se interessou em realizar alianças com os exploradores. A coroa portuguesa estava mais interessada e focada no lucro que o tráfico negreiro estava lhe gerando, além de preocupar com a colonização do Brasil e manter esse extenso território em seu comando, já que esse território passou a ser visado por outros países que também entraram para as navegações e exploração de outras regiões e continentes.

Agricultura na Angola

Agricultura na Angola

Se o século XVIII a África já sofria exploração de seu povo e território o século seguinte ele vivenciou uma exploração ainda mais intensa e cruel, pois é quando o território é brutalmente partilhado entre as grandes potencias da época sem pensar no povo local e focando apenas em seus próprios interesses e necessidades. Foi na Conferência de Berlim, em 1885 que delimitou o território da Angola, pois foi nessa Conferência que houve a desumana e exploradora partilha de um território que não pertencia e nenhum país.

A exploração de negros como escravos finalizou, teoricamente, anos antes dessa partilha do território, houve a abolição no ano de 1878, mas esse povo sofredor e forte continuou a ser explorado por França, Portugal, Alemanha e Grã Bretanha que judiavam de toda uma cultura e população em detrimento de riquezas e egoísmo, para um desfrute excessivo e desnecessário, as custas do massacre e infelicidade de todo um continente que continuava a ser como escravos através do chamado contrato.

Essa situação veio a ser agravada durante os anos de 1930 no regime ditatorial de Salazar. Como muitas famílias da Angola que antes tinham bom status e poder econômico local também passaram a ser prejudicadas com essa partilha e exploração local começou a haver movimentos que eram contrários a essa dependência territorial e passaram a realizar lutas para libertar a Angola. Após alguns longos trinta anos de luta a Angola consegue sua independência no dia 11 de novembro do ano de 1975.

Como todo inicio de independência o país passou por dificuldades, mas conseguiu manter ao longo de todos esses anos a sua independência territorial e enfrentou todos os obstáculos econômicos, sociais e culturais. Conquistam um território onde conseguiu se obter paz e um estado democrático. Interessante ver que a Angola se sensibilizou com a situação dos países vizinhos que passavam por situação semelhante a sua e por isso, após a conquista de sua independência a Angola passa a apoiar países como a Namíbia na luta pela própria independência. Mesmo conseguindo manter os limites de seu território após as lutas de independência a Angola não obteve paz logo em seguida, passou por anos duros de batalha para consolidar diversos benefícios que podem desfrutar hoje. Faz poucos anos que o governo da Angola declarou que hoje em dia o país pode gozar de paz.

Turismo na Angola

Turismo na Angola

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *