Tudo Sobre Benin

No mundo existem diversos locais maravilhosos com culturas peculiares e extraordinárias. Com nosso conhecimento limitado deixamos de visualizar e desejar visitar diversos locais que oferecem uma paisagem inovadora e exótica. Hoje vamos falar um pouco sobre Benin, conhecida oficialmente como República do Benin que é um país situado em território Africano.

A República de Benin tem como sua capital a cidade de Porto Novo e ela faz limite com alguns países mais conhecido como Nigéria, Níger, Togo e Burquina Faso. O território possui cerca de 112 622 quilômetros quadrado e há no país por volta de dez milhões de habitantes. Benin começou a ser o que é hoje a partir do século passado, antes disso era considerado como um território pertencente a França e era considerado, junto com outros países, a África Ocidental Francesa.

História da República do Benin

É muito difícil saber algo da história de diversos países da África, pois muito de sua história não foi escrito, assim o estudo mais antigo de cada parte do território é complicado. O território que foi conhecido como Reino de Benin, fundado pelos Obás em 1400 não é o mesmo que conhecemos hoje, pois houveram várias divisões do território Africano com o passar do tempo. Em 1500 o território passou a ser mais conhecido e visitado pela população europeia, quando os Portugueses passaram a realizar as grandes navegações e a realizar comércio com diversos outros países do mundo.

Com o passar dos anos o local passa a receber influência tanto portuguesa quanto francesa devido ao comércio com esses dois países, principalmente. Os reis locais realizam acordos ora com França ora com Portugal e passam a permitir o estabelecimento desses estrangeiros em seu território, permitindo até que interferissem na administração local. Quando a população de origem começa a se sentir prejudicada devido a força dos estrangeiros ocorre guerra entre Daomé e França, no ano de 1890 até 1894, mas a França vence. Mais tarde, no ano de 1904 parte do que hoje é conhecido hoje como República do Benin passa a ser chamada, junto a outros países, como África Ocidental Francesa.

Apenas em 1960 que o território consegue autonomia para se proclamar república, mas ainda assim não se tornou um país livre de conflitos e tranquilo, pois a seguir passou por diversos golpes de estado. Em 1975 que a região recebe o nome que é conhecido hoje, pois até então era conhecida como Daomé. A república passou por anos e anos de instabilidade, viveu em regime marxista e consegue estabelecer uma república democrática sem muitos conflitos sanguinolentos.

Religião da República De Benin

O território, além da cultura antiga, recebeu influência de diversos outros países no decorrer do tempo o que acabou interferindo, também, na diversidade religiosa do país. Além de religiões indígenas antigas, como animistas e Vodun, no país é possível verificar uma grande população que é adepta a religião católica apostólica romana, muçulmana e metodistas. A religião com maior número de seguidores é a católica e amuculmana.

Economia do País

Parecido com o Brasil, a República do Benin também vive da exportação do agronegócio, sendo o cultivo e venda externa do algodão a maior responsável pelo PIB  do país. Mas ainda podemos perceber que é grande a pobreza do país, sendo sua economia pouco desenvolvida e a maioria dela dependente da agricultura de subsistência, tornando a população muito carente de intervenções governamentais que atendam realmente suas necessidade.

Além do comércio externo de algodão o país também comercializa produtos como peixe e alimentos marinhos com a Europa e outros continentes, mas o seu forte é o produto agrícola.

Gastronomia da República do Benin

Muito da gastronomia do país pode ser conhecido aqui no território brasileiro. Isso se deve ao trafego negreiro que fez com que muitos negros fossem trazidos ao Brasil, e esses influenciaram na culinária que é conhecida hoje. Em Benin é tradicional servir o guisado que é feito a base de vegetais e mandioca ou inhame, que é feita após cozer em água e se transforma num aspecto de sopa encorpada.

Além do guisado, no país, é feito diversos pratos que utiliza carne de cabrito, camarão seco, arroz, feijão, carne de vaca, porco. E na maioria desses pratos são usados como tempero a pimenta, tomate, cebola e hortelã, que dão um toque típico a comida local.

Pontos Turísticos da República do Benin

Os pontos turísticos locais são exóticos e diferenciados, fogem do que é mais comum de ser falado e visitado. Um dos pontos que deve ser visitado por quem deseja uma aventura é o Templo da Pythons, que se localiza próximo a Ouidah. No local é relatado algumas histórias que tratam sobre os ritos e as crenças da religião vodoo. Além disso, no local você pode ter um contato maior com cobras, onde os guias colocam as cobras, sem presas, no pescoço dos turistas.

Para os turistas que desejam conhecer um pouco da arte do país deve ser visitado Beninois Art, em Cotonou. Esse local é um dos lugares onde poderá se ver um pouco da arte moderna do país, com suas lojas de museu. E outro local para se apreciar a arte é no Museu de História de Ouidah. Muitos turistas adoram a visita a esse local, mas possuem uma reclamação em comum, a falta de uma explicação escrita para a arte exposta. Muitos relatam que essa apreciação irá depender da qualidade de guia que irá te acompanhar, pois há guias que explicam a arte e pode ser feita a relação com a cultura e arte brasileira. Apesar desse inconveniente a apreciação e a beleza do local é incontestável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *