Dinâmicas Para Catequese

As aulas de catecismo têm grande importância na vida dos jovens que seguem a religião católica e se trata de um momento especial para que haja uma integração com um grupo de outros jovens que estão também iniciando a sua vida na religião. A seguir vamos dar algumas sugestões de brincadeiras e dinâmicas para serem realizadas com o grupo de catequese.

O objetivo dessas atividades é ajudar as pessoas a se integrar melhor e assim conseguir quebrar aquele gelo que existe no começo das aulas. Vale a pena estimular os participantes a se conhecerem melhor e assim poderem se ajudar na busca pelo conhecimento mais profundo da Bíblia.

Dinâmicas Versáteis

Apesar da dica de que essas dinâmicas podem ser boas para os primeiros dias de aula também é possível realizar essas atividades em outros dias. Se você percebe que o grupo está um pouco disperso pode ser uma boa ideia realizar essas atividades com o objetivo de promover uma integração maior.

Dinâmica Comprimidos da Fé

Essa dinâmica funciona como uma metáfora para que os jovens possam fazer uma reflexão a respeito da sua vida religiosa e da importância que a fé cristã tem em suas vidas.

Material Necessário

  • 3 copos
  • 1 jarra com água
  • 3 comprimidos efervescentes (pode ser aqueles tipo Sonrisal ou simplesmente um comprido que venha num envelope)

Quantidade de Participantes – Podem participar dessa dinâmica tantos estudantes existam na turma. É importante apenas que todos eles possam ouvir e assistir a realização da atividade pelo coordenador.

Tempo de Duração – 20 minutos.

Como é Feita

A atividade deve começar com o coordenador reunindo os participantes em torno de uma mesa sobre a qual deverá dispor os copos assim como os comprimidos efervescentes. Tenha certeza de que todo mundo pode ver e ouvir com clareza o que se passa na mesa. Como se trata de uma dinâmica que prevê a reflexão acerca da fé o coordenador pode começar lendo uma mensagem ou trecho da Bíblia que fale a respeito do viver a religião pelo cristão.

Depois de fazer essa introdução o coordenador deverá começar a atividade falando a respeito da existência da jarra com água, dos 3 copos e dos 3 comprimidos. O coordenador deve explicar que irá utilizar uma linguagem metafórica para falar sobre fé. O coordenador deverá colocar água nos três copos, mas sem enchê-los.

Depois ele deve colocar cada um dos três comprimidos ao lado de um dos copos. O primeiro comprimido deverá ser colocado fechado ao lado do primeiro copo; o segundo comprimido deverá ser colocado ainda fechado na embalagem dentro do segundo copo e por fim o último comprimido deverá ser retirado da embalagem e depois colocado dentro do copo com água.

A Reflexão

Depois de dispor os comprimidos da forma explicada acima o coordenador deverá pedir que os alunos reflitam sobre o que foi feito. Peça que os jovens expliquem com as suas palavras o que observaram e o que entenderam dessa atividade em relação a fé e a vida religiosa. É importante que todos emitam a sua opinião a respeito da cena.

A Conclusão

Após todos terem dado a sua opinião a respeito da cena vista o coordenador deverá concluir a dinâmica explicando qual o simbolismo e a metáfora que quis passar. Nesse simbolismo o primeiro copo (aquele cujo comprimido ficou para fora fechado na embalagem) representa as pessoas que não aceitam a religião e que não fazem parte de nenhuma atividade de fé deixando dessa forma Deus fora do seu dia a dia.

Já o segundo copo (com o comprimido fechado dentro do mesmo) representa a pessoa que possui uma convivência religiosa, aceita Deus e até participa de atividades ligadas a fé, mas, que se mostra reticente e fechada as verdades da fé. Alguém que não se deixa tocar pela religião.

Por fim o terceiro copo (aquele em que o comprimido foi jogado sem a embalagem) representa a vida religiosa da pessoa que se abre e se entrega de corpo e alma para Deus. Uma pessoa que está sempre pronta para ouvir e viver a fé, um cristão verdadeiro e completo.

Dinâmica Mímica Divina

Trata-se de uma atividade muito divertida que pode ser realizada em vários momentos e ocasiões.

O Objetivo

Essa dinâmica tem como objetivo central que se utilize a linguagem corporal e a comunicação gestual para fazer a encenação de passagens da Bíblia ou mesmo de atos ecumênicos que se realizam durante as missas.

Quantidade de Participantes – mínimo de 5 e máximo de 30.

Material Necessário

  • 20 a 30 desenhos ou fotografias que representem alguma passagem da Bíblia ou então algum dos atos ecumênicos realizados durante a missa.

Como é Feita

O coordenador da atividade deverá embaralhar as imagens e chamar quatro participantes. Um desses participantes deverá escolher uma imagem que deverá ser encenada por todos, inclusive o coordenador. Os demais participantes devem ir dizendo o que acham que a mímica quer dizer. Deve-se estipular um período de um minuto para cada uma das imagens.

Se as pessoas não descobrirem do que se trata deve-se seguir para a imagem seguinte e começar uma nova encenação. A brincadeira da mímica deve ser rápida e dinâmica e mesmo que os outros participantes adivinhem a resposta antes de um minuto não se deve parar. Cada grupo de 4 ou 5 pessoas escolhidas pelo coordenador devem encenar cinco mímicas e depois um novo grupo deve ser escolhido.

Dica – Se a sua turma é pequena você pode chamar apenas uma pessoa para representar as cenas para a turma. Essa pessoa pode representar três imagens e depois o coordenador chama outra pessoa para dar sequência.

A Conclusão

Quando a dinâmica acabar o coordenador deve explicar para os seus alunos como é importante a boa comunicação entre as pessoas e que todos devem saber como expressar o que sentem de maneira clara. Também é importante dizer que é essencial saber entender o que os outros estão tentando dizer em cada momento.

Muitas vezes as pessoas não sabem como expressar o que sentem e com isso acabam sendo mal interpretados por seus amigos que não conseguem oferecer a palavra amiga que se espera naquele momento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *