Herança dos Governos Populares

Em 2014 o Brasil foi as urnas e mostrou que está de alguma forma dividido, um pouco mais da metade do país aprova e deseja prosseguir no caminho traçado pelos governos do PT (Partido dos Trabalhadores), porém, parte considerável da população votou na oposição da política popular da situação.

Durante a campanha presidencial se ouviu falar muito a respeito do populismo trazido pelo PT com Lula e que teve sequência com Dilma. Na década de 1940 o país viveu o auge de um dos seus maiores líderes populistas, Getúlio Vargas que preferiu tirar a própria vida a deixar o poder e hoje vivemos sob a dúvida a respeito do assistencialismo prestado pelo partido que se manteve no poder.

Mas, afinal que herança é essa que os governos populares deixam para o país em especial para a sua economia que é tida como uma verdadeira herança maldita ou presente de grego?

Cenário Popular Deixado Por Lula

É impossível não reconhecer que ao deixar o Governo em 2010. Lula, entregou para sua sucessora Dilma um Brasil que havia crescido economicamente, mais forte e com uma taxa baixa de desemprego. Porém, nos quatro anos de governo de Dilma essa estabilidade esteve ameaçada em vários momentos, contudo, há que se reconhecer que muito se deve a variáveis fora do alcance de controle.

Mesmo que milhares de pessoas tenham superado a linha da miséria ainda existe uma grande desigualdade social. Como todos já devem ter escutado, e muito, é essa desigualdade a responsável por tamanha violência e criminalidade. Aqueles que não têm como ascender na vida pelo caminho correto buscam o crime como uma forma de subjugar e tirar dos abastados o que lhes falta.

Obviamente não podemos ser deterministas e acreditar que somente o ambiente e a situação financeira são as únicas responsáveis pelas dificuldades que o país enfrenta. Os governos do PT buscaram se fortalecer junto a base popular e contribuíram para melhorias, no entanto, isso também pode ter efeito negativo no futuro e a conta ficará para que todos nós paguemos.

Lula, O Presidente Popular

Nas primeiras pesquisas de intenção de votos realizadas em 2014 muitas pessoas disseram que votariam em Lula mesmo ele não sendo candidato. Isso mostra que a identificação popular com a sua figura é imensa. O fato de ter entregado bons resultados de crescimento fez do ex-presidente um dos nomes mais fortes desse momento. Ele é talvez o presidente mais popular de todos os tempos.

O grande problema em relação aos governos populares é que eles costumam trazer grandes expectativas e ilusões tanto para aqueles que estão no poder como para aqueles que estão almejando o poder e por fim para o eleitor. É natural que os sucessores de um governo com resultados tão positivos acredite que não precisa fazer mais nada e que o mais importante já foi feito.

Talvez esse tenha sido um ponto falho do primeiro governo de Dilma que apenas deu sequência em grande parte dos projetos implantados e criados pelo governo Lula. Se tem a falsa sensação de segurança de que todas as soluções já foram tomadas e que não existem mais problemas para o futuro.

Herança de Oportunidades e Desafios

Depois de passar por um governo popular o país passa a ter muitas oportunidades, no entanto, também tem muitos desafios pela frente. Obviamente quem sucede um governante popular tem uma parte agradável que é a de administrar os bons resultados. Mas, não se pode tirar os olhos do retrovisor e saber reconhecer as futuras e tão relevantes demandas que o futuro nos reserva.

Por exemplo, um grande desafio que irá pautar o segundo governo de Dilma bem como aquele que a suceder é a demanda por alimentos que está cada vez maior e parece que em algum momento essa bomba vai explodir em escala mundial. Tem muita gente no planeta e a quantidade de alimentos não está acompanhando essa demanda.

Novas Energias

Além de descobrir de que maneira o Brasil pode aproveitar o seu imenso potencial agrícola para se tornar uma das fontes de solução do problema dos alimentos é necessário pensar no uso de novas energias. A China é um país que vem se preocupando com essa questão há muito tempo e que já apresenta soluções palpáveis.

O Brasil tem potencial e até mesmo boas ideias como o programa revolucionário do etanol, porém, ainda não tem alternativas consolidadas. Os estudiosos desse setor acreditam que será necessário esperar por décadas para que se possa definir uma nova matriz energética que atenda de maneira satisfatória a necessidade de bilhões de consumidores.

Falta de Planejamento

Um dos temas mais batidos pela oposição durante a campanha presidencial de 2014 foi o mau momento da economia brasileira. Podemos dizer que em parte essa situação complicada se deve a falta de planejamento. Quando se recebe uma economia estável e um país em pleno crescimento é possível que relaxe na questão do planejamento.

O governo popular de Lula deixou como herança um Brasil com um dos maiores PIB do mundo e com uma taxa pequena de desemprego. Com o bom momento não foram traçadas estratégias com vista as dificuldades que podiam aparecer pelo caminho. Porém, as dificuldades apareceram e foram o suficiente para desestabilizar o país.

Questões Pendentes

Mesmo um governo popular como o de Lula não foi capaz de resolver questões que estão pendentes até hoje porque ninguém sabe efetivamente como resolvê-las. Uma das questões mais notáveis é a reforma tributária que precisa ser feita, mas ninguém se habilita. Existem outras questões penduradas para serem resolvidas como a melhora da educação e um serviço público de saúde de mais qualidade.

Atendendo a Carências

Um governo popular pode sim resolver muitos problemas importantes da agenda do país, no entanto, não se pode ficar acomodado com a herança recebida. Sempre existirão questões que exigem atenção e cuidado para que possam ser devidamente resolvidas. Uma das dificuldades mais aparentes nesse momento é a de fazer com que o povo brasileiro volte a confiar nos seus governantes, pois depois que até mesmo o governo feito pelo mais popular de todos os partidos se mostrou corrupto o povo perdeu a fé.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *