História da Arquitetura

Às vezes nos pegamos pensando sobre como tal construção foi desenvolvido, como um edifício foi arquitetado, ou uma ponte foi calculada para que não houvesse problema. Todas essas ideias são graças a anos de estudo de muitos profissionais da arquitetura e da construção civil. Ao longo do tempo foram tantas mudanças influenciadas principalmente pela arte. Isso trouxe muita novidade e muita bagagem para tentarmos entender um pouco que seja de cada uma dessas descobertas.

A tecnologia foi com certeza a ferramenta mais necessária para que todas essas transformações acontecerem. Mas sabemos que a arquitetura é tão antiga quanto o homem, sendo seus primórdios estabelecidos principalmente com as matérias primas do momento. Entender um pouco de arquitetura é fascinante e nos faz olhar com outros olhos muitas das construções mais antigas que eram bem diferentes do que as atuais em questão de estilo mesmo.

Juntamente com a história da arquitetura temos a história da arte, pois sabemos que a arquitetura é bem relacionada com a forma de se expressar, seja sentimentos ou então a própria criatividade. Por isso a maioria das pessoas que realmente gostam de arquitetura são também bastante sensíveis para as artes.

Engenharia Civil x Arquitetura

Vale lembrar que as duas coisas são bastante diferentes, mesmo trabalhando com o mesmo ramo, as duas se completam, mas ainda sim é importante saber a diferença até mesmo para que quando for necessário a contratação de um deles não seja feita nenhuma confusão.

Arquiteto: é o profissional que pensa além da simples construção, ele projeta espaços para que além de serem funcionais, tragam conforto a quem utiliza, utilizam muito da criatividade para que a estética seja muito bem trabalhada. Pode trabalhar tanto na construção quando na reforma de diversos modelos de edificações, seja casas, edifícios, galpões,etc. Pode tanto fazer a parte técnica da planta quanto dos materiais utilizados.

Ao contrário do engenheiro civil que pensa mais no exterior e na estrutura, o arquiteto pensa muito sobre a parte mais abstrata, que talvez o cliente nem note como a ventilação, a iluminação e disposição dos possíveis móveis. Para ser um arquiteto não basta entender exatas, já que os conhecimentos são formados principalmente da história da arte, envolvendo muito a parte humana e as emoções que podem ser botadas no projeto.

Engenheiro Civil: é uma profissão bem prática, que normalmente não demanda um pensamento muito grande sobre o contexto, o design e todo o resto. Consegue fazer plantas mais arrojadas do que os arquitetos devido a algumas contas de estruturação mais complexas, como por exemplo viadutos e estradas. Fica supervisionando toda a obra, desde a análise do terreno, cuida da parte técnica como a instalação elétrica e hidráulica. Todas as contas são feitas com base em muitas dados, até mesmo com mudanças climáticas.

Ao contrário do arquiteto, o engenheiro não se atenta a detalhes posteriores a construção como o arquiteto, além de que ele acompanha bem mais o começo da obra e arquiteto o final de acabamento. Com isso conseguimos dividir bastante como tratar cada um deles.

Arquitetura e Arte

Na maioria dos livros iremos encontrar a história da arquitetura totalmente atrelada ao da arte, sendo quase uma subdivisão que faz muito sentido entender mais a fundo para conseguir compreender como todo o processo se tornou do jeito que é. Por isso ao falarmos de acontecimentos, ideias e conceitos muitos deles são compartilhados das duas histórias.

A maioria desses acontecimentos se dão pois a arquitetura sempre apresentou muito uma base estética no que faz e muito das influências estéticas sempre vieram da tendência artística do momento, se encaixando em muito pontos durante a história.

Vamos ver mais abaixo que muitos movimentos artísticos coincidiram com os da arquitetura como a estética Vanguarda ou a Romântica. Mas ainda sim há pontos muito divergentes entre eles que devem ser citados.

Urbanismo

Sempre vemos essa palavra acompanhando a Arquitetura, sendo muito fundamental para a formação daqueles que querem exercer a profissão. Sendo assim é um disciplina obrigatória para todos na universidade, ou então sendo uma especialização. Em termos de importância, o urbanismo ajuda muito no crescimento das grandes cidades que muitas vezes gera grandes favelas desordenadas e outros problemas que são gerados com a população crescendo.

Com essa área pode estudar o perímetro urbano, atuar em regulamentação e controle do crescimento. Conseguindo até mesmo prever o planejamento de expansão de alguns municípios.

O mais interessante do Urbanismo é que ele vem muito da história de como as cidades se formaram e como eles são formadas até hoje. Conseguindo estudar cada uma com sua peculiaridade, tentando tratar a cidade toda como uma coisa só, a fim de entender ela como um todo e o funcionamento de maneira geral. Com isso é possível analisar o crescimento, as necessidades e todas as estruturas possíveis. Com isso o urbanismo tenta unir a arquitetura com a cidade, projetando de acordo com o crescimento, com o que faz sentido para aquele determinado local.

Ele trabalha muito com o lado estético, porém histórico dos lugares, das pessoas que passaram por ali e deram um significado para cada detalhe. Por isso é muito considerada uma ciência humana, procurando entender o comportamento das pessoas, a necessidade e dificuldades que a maioria passa.

Em resumo o urbanismo tenta conciliar o projeto arquitetônico com a cidade, para que não haja desordem e muito menos aspectos não condizentes com o local.

Paisagismo

Também uma área dentro da Arquitetura muito conhecida, que tenta bastante harmonizar paisagens de modo geral. A maior funcionalidade do paisagista é conseguir deixar ambientes modernos de acordo com que realmente é pedido e ainda sim com aspectos bastante naturais, ou como o cliente desejar.

Realmente procura preservar os espaços, conciliar projetos e ainda inteirar todos aspectos necessários para que seja o mais confortável possível. Consegue atuar diretamente em projetos mais artísticos, seja para praças, jardins, e outros ambientes mais naturais. Com o tempo se tornou muito comum essa difusão entre arquitetura e paisagismo, principalmente por atuarem em momentos diferentes, apesar de se complementarem.

Ainda sim podemos classificar que são pessoas voltadas mais para o planejamento que envolve a natureza e o ambiente urbano sem se preocupar.

História Da Arquitetura

Falamos bastante sobre muitas áreas dentro da arquitetura e tudo isso com certeza só veio acontecer com o tempo e muitas mudanças que aconteceram durante esse período. Cada um dos períodos foram muito marcantes para toda a construção do hoje e cada um deles foi feito baseado em estilo de vida e cultura.

Assim como o restante da história a Arquitetura é dividida em Pré-história, Antiguidade, Antiguidade Clássica,Idade Média, Idade Moderna e Idade contemporânea. Dentre elas possuem algumas que foram mais importantes do que outras como a arquitetura Barroca, a Romântica, Grega e outras que influenciam até nos dias atuais. Além disso, mesmo com muitas histórias gerais, cada país construiu a sua própria arquitetura e é bem interessante de se admirar ao rodar o mundo. Como certas construções de mesmo período são totalmente diferentes, prezando muito pela cultura e sobrevivência. Algumas culturas antigas que foram de extrema importância foram a egípcia, a clássica, a Romana e a Gótica.

A arquitetura egípcia tentou muito levar a cultura de faraós e deuses para suas construções e sempre tentou investir o ouro e outros materiais mais caros exatamente nesse ponto. Os materiais mais usados eram as pedras, tanto é que vemos muitas pirâmides que estão de pé por mais de mil anos. Além de muitos templos, palácios e sarcófago muito bem construídos com muito pouco tecnologia. Sem contar com a estátuas como a Esfinge.

A Arquitetura Clássica é realmente voltada para a Grécia Antiga, com o material mais marcante as pedras de mármore. Também se dedicavam muito aos deuses, construindo diversas obras voltadas a eles como o Parthenon. Nessa mesma pegada temos a arquitetura Romana que sempre se inspirou muito na grega, tentando ter muitos pontos de lazer como teatros, palácios.

Durante a idade Média o houve um tempo muito sombrio para a sociedade em que as maiores características eram bastante simples, com cores carregadas, formatos normalmente verticais, com arcos pontudos. Esse período foi considerado a Arquitetura Gótica.

A arquitetura mais nova, já consegue misturar muito material e muita tecnologia que na época não tinha. O aço, o ferro, vidro e outros foram muito mais bem vistos e considerado de melhor qualidade. Sabemos que ainda há muito a ser construído e que provavelmente essa história não acabe por aqui. Mas só de entender um pouco já faz muito mais sentido quando olhamos algumas construções mais antigas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *