A história da civilização egípcia é, sem dúvida nenhuma, uma das que mais excita a imaginação das pessoas, seja por conta de seus aspectos organizacionais ou seja pelos mistérios das pirâmides, o Egito sempre provoca paixões em quem conhece sua história.
Também não é a toa: uma civilização datada do ano de 4.000 A.C e que permaneceu inabalável por cerca de trinta e cinco séculos, mesmo enfrentando um grande número de invasões, tem de merecer nossa admiração. Por esse motivo, a civilização egípcia deixou legados que influenciaram diversos aspectos da nossa sociedade moderna, como determinados aspectos culturais.
Dentre estes diversos legados deixados pela civilização egípcia, podemos destacar na engenharia e arquitetura, grandes obras de irrigação, templos e palácios construídos, além da construção de embarcações. Mas o aspecto cultural mais popular da cultura egípcia é, sem dúvida nenhuma, a escrita pictográfica, o calendário lunar e o processo de mumificação de corpos, capaz de mexer com nosso imaginário até os dias de hoje.