Filmes Para Passar Aos Alunos Em Sala de Aula: Documentários Didáticos

Seja no ensino fundamental ou médio existem filmes que podem ajudar como ferramentas interessantes para melhorar as práticas de ensino e chances dos alunos compreenderem a matéria na sala de aula. Os assuntos são variados. Parte dos campos sociais se preocupa em esclarecer aos jovens dúvidas que são naturais na idade – caso das características do mercado de trabalho, cultura brasileira, ética, moral, entre outros.

Escolha de Filmes Para Passar Aos Alunos e Idade das Crianças

Necessário levar em conta a idade dos alunos antes de escolher o filme que irá servir como ferramenta para melhorar o aprendizado. Por exemplo, o público infantil que está no maternal não requer metragem sobre o uso correto da camisinha, mas sim sobre assuntos primários que acontecem em programas como o Cocoricó, transmitido na TV Cultura e que possui variedade de séries e DVDs. Tenha em mente de que o objetivo pedagógico de ensinar com vídeos na sala de aula está no fato de grande parte do público entender o assunto em debate.

O Cinema da Sala de Aula

O Cinema da Sala de Aula

No nível fundamental as escolhas precisam ter maior nível de debate no sentido de formar a personalidade dos alunos de acordo com códigos de moral e ética. Chegou o momento de o público infantil aprender temas de escritores e pintores clássicos. Conforma a disponibilidade do programa também podem ter matérias como filosofia, que ensina os alunos a refletir melhor sobre o papel que desempenham na sociedade. Conheça opões interessantes que além de ajudar a ensinar também fornece assistência a preparar os alunos tanto no campo do pensamento como também nos vestibulares e provas que devem passar durante a vida.

Imagem de Amostra do You Tube

Raízes do Brasil: Filmes Para Passar Para Os Alunos

http://www.youtube.com/watch?v=etUEsguoUx4

Documentário extraído da obra de Sérgio Buarque de Holanda, tema presente não apenas nas salas do nível Médio com também em aulas de antropologia nos centros universitários. Os alunos possuem a oportunidade de acompanhar o tema com linguagem simples e objetiva, um alento ao nível de prolixidade que existe na leitura do original.

Durante a obra o autor e o documentário tentam retratar as origens do Brasil no sentido de definir aspectos dos costumes nacionais, herdeiros de índios, europeus e negros. Em termos de teoria encarava como problemática a sociedade em terras nacionais porque ainda estava construindo a própria identidade. Com a obra se tenta formar quadro cultural do brasileiro.

Interessante também no sentido de resgate histórico no qual os alunos podem rever pontos que foram esquecidos da mente e que quase de forma certa devem estar presentes nas avaliações para universidades federais do Brasil. A obra está disponível tanto em DVD como também nos diversos sites da internet, o que de certa maneira favorece a colocar em prática na sala de aula.

Sítio do Pica-Pau Amarelo: O Minotauro

Consiste em obra com poder didático no conceito histórico ao levar em conta que traz a história do momento importante e decisivo na mitologia grega. Consiste em aventura que traz a história antiga com o cotidiano da família que vive com Dona Benta. Forma divertida para conhecer fatos sobre a civilização da Grécia que ajudaram a formar o conjunto de regras e costumes no mundo ocidental junto com a teologia romana.

Logo no começo os alunos ficam intrigados em saber do poder que existe nos bolinhos da Tia Nastácia, capaz de atrair do passado o Minotauro por conta do cheiro delicioso de quitutes dos deuses! A espécie dívida entre homem e touro sequestrou a cozinheira e causou mistério na casa de Dona Benta. Após investigar e descobrir qual o paradeiro da velha senhora a turma parte para a Ilha de Creta ao usar o pó-de-pirlimpimpim.

Ícones do Mau Comportamento: Filmes Para Alunos

http://www.youtube.com/watch?v=c6gejAzKU7o&list=PLDBDE362B969E8A47

O History Chanel listou nomes de figuras que marcaram a história por conta das conquistas que fizeram enquanto estavam vivos. Também conta os fatos com outra ótica ao trazer o lado obscuro de grandes nomes históricos como o General Júlio César e Calígula, por exemplo. Indicado para alunos que estão no ensino médio em busca de conhecimento para retirar notas que qualifiquem para os melhores vestibulares do país.

Ao todo são oito vídeos que possuem no máximo quarenta minutos cada um. Se a sua aula dura cinquenta minutos, então sobram dez minutos por documentário para debater em sala de aula tópicos pertinentes ao assunto.

Tempos Modernos: Filmes Em Sala de Aula Para Alunos

Tempos Modernos retrata Chaplin como um operário empregado em uma linha de montagem. Depois de ser submetido às indignidades como à força por máquina de alimentação “moderna” e linha de montagem acelerada na qual os parafusos entram em ritmo rápido ao ponto de chegar ao colapso nervoso, joga a fábrica no caos.

Ele é enviado para um hospital. Após sua recuperação, o operário desempregado fica detido por acusações de fazer parte das comunas. Na prisão, ingere cocaína sem querer ao confundir com sal. Em seu delírio seguinte ele barra a rebelião e vira herói.

Tempos Modernos

Tempos Modernos

Fora da prisão se aplica para novo emprego, mas o deixa depois de causar acidente. Para salvar uma menina, ele conta à polícia que é o ladrão e segue para a penitenciária. Uma testemunha revela a mentira e o mesmo acaba por liberar Carlitos. Para ser preso novamente, ele come uma grande quantidade de comida em lanchonete sem pagar. Está quase no camburão quando garota o convence a fugir.

Ao sonhar com vida melhor, ele consegue emprego como vigia noturno em loja de departamentos, porém, além de não lutar contra os ataques, ele ainda permite que os assaltantes se alimentem. Acordar na manhã seguinte em uma pilha de roupas na qual é preso outra vez.

Depois de alguns dias o operário lê sobre uma nova fábrica e consegue um emprego. Os outros trabalhadores decidem entrar em greve. De forma acidental, ao arremessar tijolo no policial, é preso outra vez. Duas semanas depois fica liberado e encontra um emprego como cantor e garçom. Depois de diversas confusões o filme acaba com o protagonista fugindo ao horizonte da perseguição da polícia.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>