Dewey, John

Grande filósofo e pedagogo norte-americano, Dewey John nasceu no dia 20 de outubro de 1859 e teve sua formação pela Universidade do Vermont. Com o interesse em estudar Filosofia, Dewey matriculou-se na Universidade Johns Hopkins, onde obteve sua graduação nesta área. Lecionou a disciplina durante muito tempo e em 1887 teve sua primeira obra publicada, que foi o livro “Psychology”, no qual o foco principal era unir o estudo da filosofia alemã com a psicologia.A vida deste filósofo teve obras de grande impacto na sua época, como “The School and Education”, traduzido como a “Escola e a Sociedade”, e também “Experience and Education”, traduzido como “Experiência e Educação”. John Dewey teve como principal linha de pensamento o pragmatismo, que era uma escola de filosofia do século XIX, a qual defende o critério da verdade e o valor prático, se opondo ao intelectualismo.

Dewey, John

Dewey, John

 

O reconhecimento de John Dewey é ser considerado um dos fundadores do pragmatismo nos Estados Unidos, dividindo espaço com Charles Sanders Peirce e William James. Como exemplo de seu pensamento, defendia a ideia de que a religião pode ser interessante, levando o homem a certezas ou incertezas de temas sobre ateísmo, monismo, etc. Sua visão da divindade é que era uma forma de manifestação da inteligência humana, podendo ter um método e investigação, ou seja, constituindo nada mais nada menos que mera ciência. Sua filosofia encarava a religião tendo uma relação com a filosofia de modo totalmente racional.

Dewey, John

Dewey, John

 

Como John Dewey também foi pedagogo, sua base sobre a educação é direcionada para o desenvolvimento do espírito crítico do aluno, como também sua capacidade de utilizar o raciocínio. Muitas pessoas nos Estados Unidos não conhecem sua forma de pensamento, e talvez um possível motivo disso é devido ao fato de sua literatura ter uma linguagem muito difícil de interpretar e entender, pois usa termos e frases complexas que muitas vezes o fazem ser mal interpretado.

 

Dewey, John

Dewey, John

 

Muito do que John Dewey defendeu, seus pensamentos e ideias, nunca tiveram aceitação nas escolas públicas dos Estados Unidos. A concepção de educação progressiva teve um impacto grande no período da Guerra Fria, pois nessa época a grande preocupação era manter tudo ligado ao intelecto direcionado para finalidades militares. Após essa fase, esse sistema de educação ressurgiu em muitas escolas, tendo se desenvolvido muito.

Durante sua vida, Dewey realizou muitas publicações de obras, também fazendo parte da equipe editorial de uma revista (Sociometry) e também de um jornal (Journal of Social Psycology). Dentre essas obras, podemos destacar:

• The New Psychology, In: Andover Review (1884)

• Psychology (1887)

• Leibniz’s New Essays Concerning the Human Understanding (1888)

• The Ego as Cause, In: Philosophical Review (1894)

by Marcelo Marcolino

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filosofia
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *