Como Cuidar de Seu Computador

O computador pessoal passou de luxo, no fim dos anos 90, para quase uma necessidade de sobrevivência a partir da década de 2000, e hoje isso ainda se reflete, só que o computador pessoal foi evoluindo e evoluindo, até chegar aos dispositivos portáteis que estão hoje presentes em praticamente todo o mundo, como os tablets, os smartphones, os relógios inteligentes, enfim. Toda uma grande estrutura tecnológica que visa deixar os humanos ainda mais conectados, podendo tirar vantagens dessa conexão com o mundo virtual.

Embora os dispositivos móveis com acesso à internet estejam cada vez mais nas mãos das pessoas e eles, aos poucos, vêm substituindo os computadores de mesa e notebooks, ainda precisamos dos nossos antigos aparelhos para executar ações mais pesadas e robustas, como jogos de entretenimento, aplicativos para edição de vídeos profissionais e imagens, enfim.

E, atualmente, o sonho de muitas pessoas que apreciam esses computadores especializados em poder executar os aplicativos e jogos mais pesados é, sem dúvida, ter um PC à altura para poder sanar esse desejo. E, só por causa disso, que os computadores domésticos ainda possuem sobrevida no mercado, embora tenham enfrentado uma constante queda nas vendas.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas que possuem um computador é, justamente, a falta de cuidado com ele, incluindo, aí, o uso tanto do hardware quanto do software, já que, ambos se completam e, quando falta um, nada dá certo. E aqui nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre alguns cuidados que você deve tomar para que o seu PC não sucumba a problemas no hardware nem no software, com dicas importantes para que sua máquina funcione bem. Confira a seguir:

Hardware E Software: Uma Combinação De Sucesso

Para início de conversa, o computador que hoje temos em nossas casas são pequenas réplicas dos primeiros supercomputadores, que foram lançados nos Estados Unidos na década de 60 como uma importante ferramenta para utilizar a favor da inteligência militar. Por muito tempo, os computadores eram verdadeiros gigantes, sendo que poderiam ocupar, até mesmo, salas gigantescas. E, o mais impressionante é que, apesar do tamanho robusto, tais máquinas não tinham um grande poder de processamento.  Para se ter uma ideia, uma máquina desse tamanho tinha a mesma autonomia que o iPhone, smartphone da Apple que é um dos mais desejados do momento.

Uma boa coisa que veio com a popularização dos computadores é, justamente, a redução do seu tamanho paralelo com o desenvolvimento do hardware, que foi ficando mais poderoso e diminuto, bem como, também, o desenvolvimento de Software, que otimizou o uso do computador e foi a ponte necessária para que o uso de aplicativos no computador e a sua conexão com a internet fosse possível.

Sabemos, também que existem diversos tipos de sistemas operacionais, tais como o Ubuntu, o Linux, o MAC OS, entre muitos outros, com o propósito único de fazer com que o seu PC possa, enfim, ter todas as funcionalidades que o seu hardware permitir. No entanto, sabe-se, também, que o sistema operacional mais conhecido (e o mais pirateado) do planeta é o Windows, de propriedade da Microsoft, que revolucionou o modo de se criar um sistema operacional para que ele fosse didático para o usuário, bem como também fosse capaz o suficiente de tornar a vida dos internautas mais fácil. Estando já na sua 10° versão, o Windows, porém, vem perdendo espaço para os sistemas operacionais de dispositivos móveis, como o Android e o iOS, justamente pelo crescimento do uso de dispositivos portáteis.

Cuidados

Muitas pessoas veem nos computadores muito mais que uma ferramenta de lazer. Eles são, também, um local de trabalho e, por conta disso, precisam ser sempre revisados para que não aconteça qualquer tipo de problema. Por exemplo, o uso de antivírus em computador é bastante recomendado, pois ele terá a função de proteger a sua máquina contra possíveis problemas causados por arquivos indesejáveis, como vírus e spywares, que podem trazer problemas de segurança para a sua máquina. O Avast, por exemplo, é o antivírus mais conhecido em todo o planeta, sendo que ele possuí versões grátis e pagas.

O cuidado com o hardware também é primordial. É recomendado, por exemplo, que sempre seja feito uma conferência nas partes vitais de um computador, como o gabinete que, com o tempo, pode acabar acumulando sujeira. O ideal é que, nesses casos, seja levado a um especialista que irá usar o material adequado para se realizar a limpeza. Qualquer descuido que você possa ter ao tentar lavar sua própria máquina pode resultar em grandes dores-de-cabeça e prejuízos.

Evite, ao máximo, baixar itens pela internet, de sites pouco confiáveis, pois, a chance de você estar trazendo muito mais arquivos do que necessita para o seu propósito é bem alta, e nunca se sabe se tais arquivos são prejudiciais à máquina e ao seu conteúdo armazenado. Sempre que possível, execute o escaneador de seu antivírus para que ele saia em busca de possíveis vírus e outros problemas que podem ter vindo junto com os arquivos que você baixou.

Para que você sempre deixe sua máquina de um jeito apresentável, é recomendado que, uma vez pela semana, que você execute uma limpeza superficial na parte de fora, retirando resíduos como poeira que, se acumulado de forma desordenada sobre a máquina, o mesmo pode afetar as funções e causar sérios prejuízos ao seu bolso. Para a limpeza da tela recomenda-se ler o manual de instruções vindo junto com o computador a fim de procurar possíveis restrições na limpeza das telas. Por exemplo, a limpeza de uma tela comum não é a mesma de uma limpeza de uma tela com proteção antirreflexo. Para esses casos, a compra de um produto especializado é bastante recomendada, visando a utilização correta deste para evitar problemas na tela antirreflexo, já que, se usado um produto que não seja recomendado para esse tipo de tela, o risco de se retirar a camada antirreflexiva da tela é bastante grande. Além disso, a limpeza do teclado também é importante, para evitar que sujeira se acumule entre as teclas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *