O Consumo de Drogas no Brasil

As drogas são um dos principais problemas do mundo e cada país precisa ter consciência do uso de sua população para tentar dar remediar de alguma forma o consumo desenfreado. Um estudo a respeito do consumo de drogas no Brasil demonstrou que a droga que mais cresce em uso no país é a maconha.

Além do aumento do uso o país precisa enfrentar a realidade de ter se transformado num centro de distribuição da cocaína boliviana e colombiana. Uma das principais preocupações do Brasil diz respeito ao fato de que nos últimos anos, ao contrário da tendência mundial, o consumo no país tem aumentado consideravelmente.

A Situação Atual

O Brasil observa o consumo de drogas apenas crescer em seu território além de ser um centro de distribuição da cocaína que vem da Bolívia e da Colômbia. Essas afirmações estão num relatório produzido pelo Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime.

Os maiores índices de usuários de drogas são os estados do Sul e Sudeste, o crescimento do uso de drogas no Brasil ajudou a elevar os índices da América Latina. Não tem como observar o cenário brasileiro de consumo de drogas sem considerar os países vizinhos que produzem a mesma. Pesquisas apontam que o cultivo de cocaína na Colômbia sofreu uma redução de cerca de 9% nos últimos anos, mas em paralelo aumentou cerca de 8% na Bolívia e 7% no Peru.

A Maconha

Entretanto, mesmo com o aumento relativo de produção de cocaína na América Latina a droga que tem visto seu consumo aumentar é a maconha. Para se ter uma ideia uma pesquisa realizada em 2005 demonstrou um crescimento do número de usuários entre 15 e 65 anos da droga de 2,6% nesse ano contra apenas 1% de 2001.

Anfetaminas

Além da maconha também ouve crescimento no uso de anfetaminas em cerca de 0,7% dos brasileiros e de ecstasy em cerca de 0,2% da população. Mas, afinal o que se pode fazer a respeito do consumo de drogas? Saiba mais sobre as drogas mais consumidas no país e qual a relevância delas para a difícil situação enfrentada no momento.

A Função das Drogas

Uma das questões que mais aparecem quando se trata de drogas é a sua função e o quanto um governo ou uma sociedade são responsáveis pelo controle do seu consumo. Afinal as drogas são um veneno, um vício ou um desvio da sociedade? Não existe uma resposta concreta para isso, pesquisas de opinião demonstram que existe uma certa ambigüidade da sociedade como um todo.

O que se percebe é que mesmo que não exista uma opinião que seja de todos a maioria das pessoas tem bem definido o que pensa a respeito do uso de drogas. Trata-se de um assunto bastante complexo, mas mesmo assim as pessoas têm uma opinião formada. Uma forma de ajudar as pessoas a entenderem a gravidade do consumo de drogas é falar sobre as drogas de uma forma que não esteja vinculada a moral e questões econômicas.

Saiba Mais Sobre as Principais Drogas

Nicotina – Cigarro

Embora seja uma droga lícita a nicotina é mais letal que a maconha e ainda tem maior capacidade viciante que a heroína. Entretanto observamos que é muito mais fácil ter acesso a um cigarro do que as outras duas.

Ecstasy

Faz parte do grupo de drogas sintéticas que na maioria dos casos é fabricada em países ricos e está entre as quais mais cresceram em uso nos últimos anos.

Cocaína

Uma das drogas mais consumidas no mundo, trata-se de uma das mais letais que ainda não tem uma substituta na política de redução de danos.

Heroína

A heroína está no grupo dos opiáceos que são as drogas utilizadas a mais tempo pela humanidade.

Maconha

Ainda existem muitas discussões a respeito dos problemas da maconha, em parte credita-se a criminalização da erva ao lobby da indústria farmacêutica que tinha muitos produtos que concorriam com a mesma.

Crack – O Grande Problema Público

Mesmo que o consumo de maconha venha crescendo muito o que realmente tem despertado a nossa preocupação é o uso do crack. Uma das únicas boas notícias em relação a essa droga que se teve nos últimos anos é que um teste brasileiro mostrou que é possível curar dependentes da droga usando a maconha como um substituto para chegar a abstenção.

Consumo de Drogas – O Que o Brasil Tem Feito a Respeito

Atualmente, o Brasil trabalha com um modelo de combate as drogas que busca a abstinência total das substâncias ilegais. Dessa forma nenhum método que não consista em abandonar definitivamente a droga é considerada como um potencial fracasso. O argumento utilizado é o da pressão, ou seja, a pessoa larga a droga ou é presa.

Fim do Fornecimento

Para que se consiga efetivamente reduzir e quem sabe um dia acabar com o consumo de drogas é necessário atacar a oferta de maneira a combater os fornecedores e os narcotraficantes. Para tentar resolver essa questão a Polícia Federal brasileira apreende toneladas de entorpecentes todos os anos. Além disso, os países vizinhos como Bolívia e Peru tem oferecido benefícios para os agricultores que troquem as lavouras de coca pelas de outras culturas.

Redução da Demanda

Na busca pela redução da demanda, ou seja, que menos pessoas consumam a droga existem dois caminhos sendo que um deles é prender e ameaçar aqueles que consomem ou então oferecer informações suficientes a respeito dos prejuízos que utilizar drogas pode trazer para a sua vida.

Obviamente já se tem muita informação a respeito das drogas e de como seu uso é prejudicial, mas é necessário buscar um meio de transformar essas informações em algo que não tenha caráter político ou econômico. Muito mais de como o uso de drogas pode ser ruim para a economia do país ou para a saúde pública deve-se focar no indivíduo.

Tratamento

Por fim o consumo de drogas precisa de um tratamento efetivo, além de tentar reduzir o fornecimento e a demanda pela droga é importante oferece uma opção de tratamento para os dependentes. Pessoas que se viciam em drogas precisam de auxílio médico para conseguir lutar com esse problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *