Matemática Aplicada no Dia a Dia

Não é raro escutar alguém dizer “sou ruim em matemática” ou “não ou usar essa matéria para nada”. A verdade é que dentre todas as disciplinas que estudamos na escola, a matemática, é uma das mais complexas e que exige uma maior concentração. No entanto, é também uma das que mais utilizamos em nosso dia a dia.

Mesmo que você não perceba está sempre realizando atividades que exigem um pensamento voltado para os números. A seguir vamos dar alguns exemplos de como a matemática está aplicada no nosso cotidiano. Depois de ler esse texto você vai olhar a ciência dos números com outros olhos.

O Dia a Dia dos Números

Já no começo do seu dia é possível encontrar uma aplicação bem prática da matemática, a sua ida a padaria para comprar o pãozinho fresco. Uma das primeiras coisas que você faz é pensar em quantas unidades de pães irá comprar. Depois de definir quantas unidades vai levar chega o momento de pensar em relação a quanto irá gastar com essas unidades.

Para chegar a uma resposta em relação a esse questionamento de valor é necessário saber quanto a padaria cobra por gramas e mensurar quanto mais ou menos pesa a quantidade de pães que você deseja comprar. Você percebeu que em todo esse raciocínio que você teve até chegar a padaria pensou em unidades de valor?

E não é somente na padaria que matemática faz parte das nossas vidas, quando você vai ao buffet para almoçar ou mesmo quando vai pegar um ônibus ou um táxi. Sempre que paga por um produto ou serviço você recebe um determinado valor de troco e assim por diante.

Descontos

Sabe quando você chega a uma loja e vê aquela faixa escrito “Liquidação, 70% off”? Então você está usando a matemática, pois sabe que os valores das etiquetas estão com 70% de desconto, ou seja, custam 70% menos do que o valor original. Aliás, observar esses valores e mensurar o quanto são interessantes para o nosso bolso é uma das melhores aplicações da matemática em nosso dia a dia.

Matemática Subjetiva

Além dessa matemática prática que está presente em nossas vidas sob a forma de soma, multiplicação, divisão e subtração existe uma outra matemática mais subjetiva. Por exemplo, quando você fica quase obsessivo olhando o relógio pensando em como gostaria que o tempo passasse mais rápido ou então em como está atrasado.

Os números do relógio servem para nos ajudar a mensurar o tempo por meio de unidades numerais. Já pensou em como seria confuso se não tivéssemos o sistema do relógio? Seria complicado combinar um almoço com os amigos ou mesmo chegar no momento certo no cinema para ver o filme escolhido.

Todo mundo já fez algum tipo de cálculo mental de quanto tempo levaria para realizar uma determinada atividade ou mesmo para chegar a um lugar. Na verdade estamos sempre usando a matemática, seja na hora de pensar em quanto tempo iremos demorar para ir de casa até um local específico ou quanto tempo precisaremos para fechar um relatório.

Diversão

Até mesmo quando você está se divertindo está usando a matemática, pois para saber quantas casas andar no jogo de tabuleiro é necessário jogar os dados. As leis da probabilidade entram em ação assim que você lança os dados. Para saber se você ganhou no jogo de truco é necessário considerar os valores das cartas. Os jogos digitais e de videogame somente existem porque tem base em programação que é matemática pura.

A Importância da Matemática Para Nosso Dia a Dia

A matemática é realmente uma disciplina muito complexa que assusta muitos jovens que estão na escola. No entanto, ela é tão importante quanto o ensino da língua portuguesa, pois os números e o conhecimento das operações matemáticas básicas é o que torna possível organizarmos as nossas vidas bem como trabalhar e sobreviver.

Todos os dias precisamos fazer algum tipo de operação matemática, seja para saber qual será o troco que receberemos na padaria como para mensurar o atraso ou não para chegar a um local. Seria bem difícil organizar a sua agenda sem esse conhecimento, não é mesmo?

Previsão do Tempo

Além das nossas atividades simples em que precisamos de um certo conhecimento matemático existem aplicações dessa ciência que nos ajudam a facilitar o cotidiano. Por exemplo, é bem útil assistir a previsão do tempo todos os dias no jornal e saber se irá fazer sol ou chuva. Essa previsão somente é possível através da realização de cálculos matemáticos que ajudam os especialistas a prever as tempestades e mudanças do tempo.

Equipamentos Tecnológicos

O computador em que você lê esse texto somente existe porque existe a matemática, a base da programação são os números. Muitos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia somente existem porque se utilizou a matemática como sua base. A tecnologia como um todo tem sua base nos números.

Tudo é Matemática

Tudo o que nos cerca pode ser avaliado sob o aspecto matemático, a planta que está crescendo no vaso, os dados que você lançou no jogo, a bomba de gasolina que enche o tanque do seu carro, o troco do supermercado enfim absolutamente tudo. Seja no que podemos ver ou no quem nem imaginamos os números fazem parte de nossas vidas.

É interessante observar ainda que existe uma grande beleza na matemática, a maneira como ela se esconde através de inúmeras interfaces, como a tela do computador, mas sempre está presente. Sendo assim não reclame mais de assistir a algumas aulas. Lembre-se como é importante ter um conhecimento no mínimo básico da matemática para o seu dia a dia.

Aprender é Possível

Não tenha um pensamento determinista acreditando que não pode ou não consegue aprender matemática. Para conseguir aprender a matéria e levar esses conhecimentos para o seu dia a dia é necessário ter dedicação e se empenhar. Para isso dedique um pouco mais de tempo para fazer a relação dos números com o seu dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *